O Vinho Verde é perfeito pois tem uma riqueza fascinante. Há sempre uma opção de harmonização excelente para todos os pratos. Pode encontrar sempre um rótulo de vinho verde indicado para o seu almoço ou jantar, tinto, branco, rosé, espumante e até aguardente. Por isso, são muitas as combinações que podem ser realizadas para se combinar com a refeição escolhida.
O Vinho Verde é um produto de uma Região Demarcada que se trata da maior do país e uma das maiores da Europa. Ela encontra-se entre o Rio Minho e o Douro, das serras da Peneda, Gerês, Cabreira e Marão até ao Oceano Atlântico. Podemos encontrar o Vinho Verde em nove sub-regiões. Independentemente do que escolher comer, há sempre um Vinho Verde perfeito para acompanhar.
Podemos encontrar um Vinho Verde perfeito para combinar com qualquer prato ou ocasião.
Alvarinho é uma casta incontornável. Típica das regiões de Monção e Melgaço, esta é uma excelente opção para acompanhar pratos aromáticos e fortes. Por exemplo, pode ser acompanhada por um gratinado de lagosta.
Existem outras castas importantes que proporcionam uma variedade de vinhos que nos permitem encontrar o parceiro mais indicado para os diferentes paladares. Castas comuns para o Vinho Verde branco são: o Arinto, Avesso, Azal e Loureiro.
As castas principais do Vinho Verde tinto são: Vinhão, Espadeiro, Padeiro. Estas duas últimas castas (Espadeiro, Padeiro) são frequentemente usadas para produzir rosés de Vinho Verde.
Os seus rosés são ótimos para as festas. Estas bebidas são perfeitas para acompanhar gambas, sapateira ou marisco de outro género. Este vinho também cumpre bem como parceiro de pratos de cozinhas internacionais. Combina lindamente com pratos asiáticos, nomeadamente sushi.
Os Vinhos Verdes mais intensos e perfumados, nomeadamente os que são feitos com as castas Avesso ou Loureiro, combinam de forma encantadora com pratos que apresentem ingredientes aromáticos e que revelem detalhes de especiarias distintos.
Por isso, combinam perfeitamente com pratos como risoto de abóbora com camarão assado ou peito de frango com molho de creme de cogumelos.
Os Vinhos Verdes mais complexos e estruturados, destacando-se os brancos da casta Alvarinho, por exemplo, nomeadamente os estagiados em madeira, que apresentam uma estrutura fresca e o uso subtil de madeira. São uma excelente opção para acompanhar pratos aromáticos e fortes.
Eles apresentam aromas finos torrados e sabores mais intensos, o que lhes permite formar uma harmonia perfeita com diferentes pratos, como um gratinado de lagosta ou costeletas de vitela com jus.
Os Vinhos Verdes tintos também são boas opções para diferentes pratos. Estes vinhos apresentam uma cor vermelha intensa, deixando um aroma vinoso no nariz, com destaque para os frutos silvestres.
Na boca, estes tintos revelam-se frescos e intensos, com caraterísticas que os tornam numa combinação ótima para pratos regionais, para refeições mais pesadas e que apresentem riqueza em sabores intensos.
Por isso, os Vinhos Verdes tintos são boas opções para os assados. É a escolha de muitas famílias para os almoços grandes e demorados de fim de semana.
Os Vinhos Verdes acompanham com facilidade um menu inteiro. No momento de conjugar o Vinho Verde mais indicado para determinadas refeições, é importante encontrar o equilíbrio. Por exemplo, no momento de servir uma entrada leve, deve acompanhar com um vinho leve.
Um vinho encorpado é uma excelente opção para uma feijoada. O equilíbrio também serve para a caraterística do prato, como a acidez. Escolher um vinho verde branco com acidez pronunciada (como um Azal, Arinto ou Loureiro) é uma excelente opção para acompanhar um prato com molho de tomate. O equilíbrio também deve ser feito no que é doce.
Leia também outros artigos sobre vinhos:
- Porque se chama vinho verde?
- 10 dos melhores Tintos do Douro com enorme qualidade
- Estes são os vinhos tintos mais caros de Portugal
Sobremesas: um espumante Vinho Verde revela-se a melhor opção para acompanhar o adoçar de boca que a sobremesa representa.
Chocolate: há aguardentes vínicas e bagaceiras de Vinho Verde que são produtos perfeitos para as noites festivas. Estas opções deliciam os verdadeiros apreciadores destas bebidas e revelam-se uma boa companhia para um bom chocolate.
Sushi e marisco: um Vinho Verde rosé é uma excelente opção para acompanhar camarão ou sushi. Um vinho branco das castas Arinto, Avesso ou Azal também se revela uma boa opção de igual qualidade.
Ostras: para fazer a harmonização numa ementa com um nível mais elevado, com ostras, a melhor opção será um espumante de Vinho Verde. Este é um par perfeito para o início de uma noite memorável.
Enchidos: os enchidos são produtos com muito sabor. Eles estão sempre presentes nas mesas portuguesas num contexto de festa. Para acompanhar um bom chouriço ou uma suculenta linguiça, há várias opções de vinhos verdes para acompanhar enchidos, nomeadamente vinhos rosados secos, tintos leves e brancos aromáticos e secos.
Carnes: uma carne assada no forno apresenta um sabor intenso. Trata-se de uma refeição que pede um vinho encorpado. Desta forma, uma boa opção para acompanhar este prato pode ser um vinho verde da casta Vinhão.