O vencedor do 1º concurso internacional de azeites no Brasil é português
Um azeite do Douro conquista o primeiro lugar num concurso brasileiro de azeites. A concorrência era de peso, mas a nota recebida foi a máxima!
Num concurso internacional de azeite, que se prevê que tenha grande longevidade, brilhou um produto português.
A concorrência era de peso, mas a nota recebida foi a máxima! A região do Douro recorda-nos logo as vinhas e os vinhos de excelência, mas também azeites irresistíveis.
A prova disso (apenas mais uma das provas que se vão reunindo ao longo do tempo) é que um azeite do Douro conquistou a nota máxima e ficou com o trono, reservando lugar para a posteridade.
Este foi um concurso que se estreou no Brasil, ou seja, foi a primeira edição de um concurso internacional exclusivamente dedicado ao azeite.
A concorrência era muita, mas a nota máxima foi conquistada apenas por um produto português de elevada qualidade, o Quinta do Portal. No top 10, apenas mais um azeite português marcou presença, um azeite de Trás-os-Montes.
O concurso
Esta primeira edição de um concurso internacional de azeites ocorreu no belíssimo Brasil, mais concretamente em São Paulo. No concurso Brazil iOOC – International Olive Oil Competition, houve a participação de mais de 90 azeites, provenientes de oito países. Os países que participaram neste evento foram: Argentina, Brasil, Chile, Espanha, Itália, Líbano, Perú e Portugal.
A competitividade era muita, mas a pontuação máxima só foi destinada a um azeite de excelência, um azeite do Douro, a Quinta do Portal.
A avaliação foi realizada por um júri especializado, uma equipa que conjugou os esforços de nove profissionais brasileiros e três portugueses (sendo eles: Francisco Pavão, Ana Carrilho e Edgardo Pacheco), reunindo experiências tão distintas como as de chefs de cozinha, sommeliers, engenheiros agrónomos e jornalistas.
O azeite vencedor
O vencedor do primeiro concurso internacional de azeites do Brasil foi o português Quinta do Portal Azeite Virgem Extra Premium. O azeite foi também distinguido como o melhor de Portugal em competição e ainda o melhor do hemisfério Norte. Este sucesso no Brasil revela-se importante, pois este é um mercado em constante crescimento.
O Quinta do Portal Azeite Virgem Extra Premium é um azeite de excelência, tendo a sua produção sido realizada com recurso a azeitonas provenientes do “tradicional olival de bordadura” duriense. Este Azeite Virgem Extra revela-se um azeite complexo, sendo medianamente frutado por azeitonas, principalmente maduras.
Algo que contribui para a elaboração deste azeite de excelência são as notas marcadas de frutos frescos (particularmente banana), erva fresca e folha de oliveira verde. Tudo isto culmina num azeite subtilmente picante e amargo. O fim de boca é persistente… e delicioso!
O Quinta do Portal Azeite Virgem Extra Premium tem um custo de 12,50€, numa produção de cerca de 1800 garrafas (de 50cl).
Quinta do Portal
A capacidade empreendedora da Quinta do Portal não se esgota na produção do azeite, pois o seu vinho é também muito elogiado. O projeto de exploração agrícola da Quinta do Portal complementa a produção de vinho com a produção azeite.
Reconhecendo no azeite um sério complemento ao vinho, contribuindo ambos para uma saudável dieta mediterrânica, a Quinta do Portal conjuga com excelência ambas as produções.
No total, as 5 quintas da Quinta do Portal possuem olival. A Quinta do Portal é uma empresa (re)conhecida pelo enoturismo, onde pontificam a adega desenhada pelo famosíssimo arquiteto Siza Vieira ou a Casa das Pipas.
Presença portuguesa no TOP 10
Além do já referido vencedor da noite, importa dizer que no top 10 há uma outra presença portuguesa que se destaca: o Mont’Alverne, que recorreu a azeitonas de Trás-os-Montes.
São duas presenças portuguesas que se destacaram, além de quatro azeites brasileiros (sendo que destes o protagonismo vai para o Capolivo Koroneiki) e ainda de quatro azeites espanhóis (a melhor classificação destes foi conquistada pelo Venta del Barón).
Neste concurso, houve ainda a possibilidade de mais distinções com medalhas de ouro, prata e bronze, conquistadas por produções portuguesas.
Ethos Galega (O & C – Olive Company), Casa de Valpereiro Premium (Sociedade Agrícola Alberto Manso) e Herdade do Esporão Orgânico conquistaram as medalhas de ouro.
Qual a novidade?….todos sabem (principalmente aqui no Brasil) que os Azeites Portugueses são os melhores. E ponto final!