Sabia que este queijo é reconhecido internacionalmente? Sabia também que o Queijo Serra da Estrela é feito desde o séc. XVI? Conheça a história, e muito mais, deste produto! A beleza da Serra da Estrela é mítica, especialmente quando a paisagem está vestida com o manto da neve. No entanto, não faltam motivos para visitar o ponto mais elevado de Portugal Continental.
Visitar o monumento da Torre, que permite contemplar um cenário com uma beleza arrebatadora, revela-se uma experiência imperdível. No entanto, torna-se impossível visitar este sistema montanhoso presente no centro do país sem saborear um dos seus melhores produtos, o famoso queijo que leva o nome deste destino fascinante. Quer saber mais sobre este produto invulgar?
O Queijo Serra da Estrela é um dos mais famosos do mundo
O queijo Serra da Estrela é uma verdadeira maravilha. No ano de 2011, uma campanha foi promovida a nível nacional para se identificar as sete maravilhas da gastronomia portuguesa.
Apesar de estarem 70 pratos a concurso, o Queijo Serra da Estrela entrou na lista dos vencedores. O protagonismo foi dividido com outros produtos de grande relevância nacional, como o leitão da Bairrada, a alheira de Mirandela, o arroz de marisco, a sardinha assada, o caldo verde e os pastéis de Belém foram as outras estrelas da gastronomia portuguesa.
Antiguidade
Este queijo é reconhecido como o mais antigo entre todos os queijos nacionais. Este queijo que encanta os portugueses é feito por aqui desde o século XVI. Atualmente, o queijo da Serra da Estrela é reconhecido como uma das maiores delícias gastronómicas, encontrando-se entre os melhores queijos do mundo.
O formato
O queijo da Serra da Estrela tem uma forma redonda. No interior da crosta deste laticínio, podemos encontrar uma textura tenra e untuosa. É possível comer-se este queijo seguindo um método simples: abre-se a parte superior do queijo e usa-se a própria peça como recipiente.
Os segredos do queijo
Segundo os especialistas, o Queijo Serra da Estrela distingue-se da concorrência devido a 3 variáveis fundamentais que concedem ao produto uma personalidade singular.
- Primeiro, há a destacar o animal que dá o leite. Trata-se da ovelha bordaleira, autóctones da serra.
- Segundo, consiste no coalho que se usa para fazer o queijo. Trata-se da utilização da flor de cardo, que consiste numa planta que também se encontra na zona e que tem um papel importante na produção do queijo, algo que contribui para essa diferença pois, geralmente, o coalho utilizado para fazer laticínios é animal.
- E o terceiro elemento fundamental está na forma de trabalhá-lo, nas mãos que elaboram o queijo com uma experiência única.
Produto com história
Não há milagres! Os séculos de tradição ajudaram a criar um produto que foi dominado na perfeição. Na produção deste queijo, não há truques industriais. O queijo da Serra da Estrela não é realizado em enormes quintas de gado. O queijo faz-se segundo os ensinamentos passados de geração em geração. Não existem truques da modernidade.
Respeito pelo produto tradicional
Atualmente, o queijo da Serra da Estrela continua a ser feito da mesma maneira. O processo é o mesmo há muito tempo, sendo repetido há centenas de anos. Aliás, foram tomadas medidas para defender o produto tal como é feito. Por isso, assim continuará a fazer-se o queijo da Serra da Estrela.
O processo
Primeiro, inicia-se o processo com a ordenha manual das ovelhas. Posteriormente, aquece-se o leite obtido do animal e acrescenta-se a flor de cardo. Em seguida, deixa-se repousar durante 1 hora ou 2 horas até que fique sólido. Então, separam-se as partes coaguladas do soro líquido.
Posteriormente, colocam-se essas partes num pano, amassando-as com as mãos. Finalmente, são moldados numa forma redonda e depois colocados no molde para curar.
Tempo
Após ter realizado o queijo, necessitará de tempo. Ele estará pronto para consumo cerca de 1,5 mês depois.
Ao longo deste período de maturação, será necessário realizar alguns procedimentos, nomeadamente virar as peças e fazer a limpeza da casca para assegurar que impede a formação de bolor. Felizmente, as normas de produção encontram-se bem definidas e até há uma denominação de origem protegida a nível europeu.
Importância
Tendo em conta a sua importância para a região, o queijo tornou-se num dos pilares da economia da Serra da Estrela. A produção e comercialização deste alimento contribui para tornar este destino turístico mais apetecível. Ora, tendo em conta essa relevância, procura-se preservar a tradição.
O objetivo passa por aumentar a fama do queijo da Serra da Estrela no mundo. Embora o grupo de apreciadores de queijo não seja pequeno, há ainda um grande potencial para conquistar mais admiradores.
Zonas de produção
O queijo da Serra da Estrela só pode ser produzido na zona da Beira Interior, nomeadamente em localidades como Celorico da Beira, Seia, Nelas, Fornos de Algodres, Gouveia, Oliveira do Hospital, entre outras. Na área, há 120 rebanhos de ovelhas, aproximadamente.
Contudo, o queijo é tão popular que pode haver uma lista de espera. Portugal distribui pelo mundo a maior parte da produção feita, especialmente para países como Brasil, Espanha, França.
O templo de veneração
O Queijo Serra da Estrela é um produto tão especial que até é venerado. Para se entender a sua importância, convém compreender que se trata de um produto com a sua própria catedral. Ela está presente no centro histórico de Celorico da Beira, no interior do edifício dos Paços do Concelho do século XVII.
Esse templo de veneração é conhecido como o Solar do Queijo. O melhor de tudo é que pode realizar um passeio turístico após prestar uma homenagem ao queijo, pois está presente num espaço próximo de duas atrações locais, o castelo e a igreja de Santa Maria.
Riqueza
No interior do Solar do Queijo, poderá ficar a conhecer a história deste produto. Visitar este edifício, permite-nos saber quais são os utensílios no processo, para que servem durante e a sua importância nas diferentes etapas da produção do queijo da Serra da Estrela.
Saborear
Neste edifício, também terá a oportunidade de provar queijos. Pode comprar este produto, mas também outras comidas típicas da região. Por exemplo, também pode levar para casa pão de centeio, presunto, mel ou vinho.
O queijo da Serra da Estrela costuma comer-se com pão torrado e, por exemplo, com marmelada. Pode ser acompanhado por um copo de vinho. Independentemente da sua opção, seguramente que ficará deliciado(a).
Evento
A Festa do Queijo Serra da Estrela é realizada anualmente em Oliveira do Hospital. Este evento é o mais importante dedicado ao produto. Estes eventos são realizados nos últimos meses de inverno. Por aqui, são apresentadas fábricas de queijo que visam montar as suas bancas.
Nestes espaços, os produtos locais são colocados à venda. Os visitantes podem comer, saborear o produto e fazer as compras consoante os seus gostos. Ninguém sai insatisfeito.
Alguem pode me informer onde encontrar queijo da Serra da estrela na alemanha (hamburgo).desde ja um muito Obrigado.