Não é nada agradável estar a conduzir o carro e constatar que o mesmo está a apresentar fumo branco no tubo de escape. Seguramente que esse facto não quer dizer que há um novo papa.
Tem de ter em conta que o carro pode apresentar fumo branco no tubo de escape por diferentes razões. Tanto pode ser devido a algo grave, como também não ser por algo que não é nada de especial.
No presente artigo do NCultura, ficará a compreender por que razão tal acontece e o que deve fazer para acabar com esse problema.
O que significa fumo branco no tubo de escape?
Frequentemente, o carro fala connosco a dizer que necessita de ir ao hospital (leia-se mecânico) e nós ignoramos. O problema desenvolve-se e o que era resolvido com facilidade e a baixo custo torna-se num problema grave que implica um maior investimento.
O carro apresenta alguns sinais com regularidade que revelam que algo não está a correr sobre rodas. Um desses sinais consiste no envio de fumo branco pelo tubo de escape. Este acontecimento requer uma correção imediata de um determinado problema pois, se se deixar o problema por resolver, o veículo será prejudicado.
Nos meses frios, principalmente, existem duas situações em que o fumo branco pode surgir sem representar um problema grave. Elas representam uma reação às condições atmosféricas que se encontram fora do veículo.
Independentemente do combustível usado no carro, seja este movido a gasolina ou a gasóleo, não existe razão para alarme quando o fumo branco sai do tubo de escape em quantidades reduzidas e com uma forma fina.
Se for um automóvel a Diesel, esse fumo ocorre devido ao frio e, geralmente, esse fumo desaparece ao fim de alguns quilómetros, logo que o motor aquece. Nos veículos a gasolina, também é comum acontecer nas épocas de chuva, nomeadamente durante o arranque, surgir fumo branco no tubo de escape. Na realidade, esse acontecimento ocorre devido a restos de água a evaporar.
No entanto, ambos os casos não são problemáticos. Porém, há outros casos que devem merecer a nossa atenção por serem mais preocupantes. Uns são mais raros e outros mais frequentes.
Casos em que se deve preocupar com o surgimento de fumo branco no tubo de escape:
Em qualquer dos casos que iremos partilhar, deve partir para a resolução imediata do problema. Todos os casos apresentados implicam recorrer aos serviços de um profissional da área (excetuando o segundo caso).
1 – Problema com a injeção a diesel ou nos pré-aquecedores
Nos carros movidos a diesel, em exclusivos, o veículo pode demonstrar algum tipo de dificuldade no momento de arrancar e fazer surgir no tubo de escape fumo branco. Após o arranque, se o fumo persistir muito tempo, significa uma de duas situações:
- há algum problema no sistema de injeção;
- há algum problema nos pré-aquecedores.
Tal pode acontecer quando o combustível injetado não consegue aquecer rápido o suficiente antes de ser bombeado, o que leva com que a parte que não chegue a ser queimada seja evaporada.
Quando o veículo tem uma bomba de injeção é provável que o problema resida aí. Se não tiver uma bomba de injeção, então é provável que o problema esteja nos pré-aquecedores.
2 – Problema na junta da cabeça do cilindro
Caso o carro comece a fumegar branco no arranque e o fumo se mantenha sempre, então deve verificar a junta da cabeça do cilindro. Se em vez do fumo persistir durante uns largos minutos (como no ponto 1), ele simplesmente não para, o que significa que tem de intervir.
Nestas situações, esta peça não está a realizar o seu trabalho devidamente e o anticongelante está a entrar no cilindro e, provavelmente, a misturar-se com o combustível, originando uma ação química que leva a que o fumo saia branco.
Esta operação pode ser feita em casa. No entanto, trata-se de um procedimento moroso, que requer muita atenção, pelo que é importante ter cuidado ao longo do processo. Além disso, pode ser necessário mostrar uma capacidade de manuseamento de ferramentas e ter um conhecimento de causa que não está ao acesso de todos. Por isso, pode sempre recorrer a um profissional. No entanto, a conta não ficará barata.
3 – Se for novamente a junta menos mal
Muitos pensam que, quando o fumo acontece durante o arranque, significa que é algo grave. Apesar de ser um pensamento relativamente sensato, a verdade é que o problema mais grave que se pode ligar ao fumo branco no tubo de escape geralmente só acontece com o carro em andamento.
Seguramente que terá acontecido o pior quando o fumo branco é grosso e se nota durante a condução, essencialmente. Neste caso, significa que o líquido refrigerador do motor está a queimar. Este é um problema da incapacidade de estancar e, neste caso, deseja-se que o problema seja novamente a junta (do mal o menor).
Numa alternativa menos agradável, no bloco do motor, poderá haver uma fenda. Em qualquer um dos casos, se perceber que o fumo é branco e grosso, deve parar o carro de imediato e chamar o reboque. O objetivo é impedir que a situação se instale no resto do motor. Embora se possa dizer que trocar a junta da cabeça do motor implica um investimento, qualquer reparação neste caso a realizar no motor será bem mais cara.
Com o que aprendeu neste artigo, ficou a saber que a saída de fumo branco no tubo de escape pode ser normal. No entanto, convém estar atento, porque pode ser motivo de preocupação ligeira, normal ou até alta, consoante a origem do problema.
Tenho carro a diesel e acontece a saída de fumo branco, em andamento.
Não é sempre, mas de vez em quando, acontece.
Pelo que me tenho apercebido é posterior a um andamento mais veloz, seguido de um abrandamento brusco, que seja a entrar numa zona de desaceleração ou por intensidade de trânsito.
O meu mecânico diz-me que é o filtro de partículas a desentupir e que não há problemas de maior.
Efetivamente, não tem havido.
O carro anda bem e o tablier não acusa nada.
Será?