Perder a carteira não só causa um grande transtorno, mas também implica custos adicionais. Saiba o que fazer nessa situação e quanto pode custar a emissão de uma segunda via dos documentos.
Perder a carteira é uma grande chatice. Sem nos darmos conta, guardamos nela tudo: documentos pessoais, cartões bancários, alguns papéis importantes, dinheiro e até fotografias dos nossos filhos. Por isso, quando desaparece, parece que perdemos uma parte de nós.
Se está a passar por esta situação, temos uma boa e uma má notícia para si. A boa notícia é que tudo tem solução e vamos explicar-lhe os passos essenciais para evitar que a perda ou roubo da carteira se torne um grande problema. A má notícia é que resolver isto terá um custo, por isso, prepare-se para abrir a carteira mais uma vez.
O que fazer se perder a carteira
1 – Faça uma lista detalhada do seu conteúdo
Entre todos os itens guardados na carteira, dois são especialmente críticos: os documentos de identificação, que podem facilitar o roubo de identidade, e os cartões bancários, que podem ser usados para transações fraudulentas.
Priorize a segurança destes itens e faça uma lista detalhada de tudo o que estava na carteira antes da perda. Assim, saberá exatamente quais documentos necessita de cancelar ou substituir.
2 – Informe a polícia
Enquanto pondera sobre o que fazer, a pessoa que encontrou a sua carteira pode já estar a usá-la indevidamente. Dirija-se à polícia (PSP ou GNR), faça uma participação do roubo e assegure-se de obter um comprovativo dessa participação. Desta forma, estará protegido caso alguém utilize o seu cartão bancário para fazer compras. Terá assim a prova de que já tinha reportado o roubo naquele momento.
3 – Cancele os seus cartões bancários
Independentemente da força do seu código de segurança ou do saldo na conta, perder a carteira é motivo para agir com urgência e cancelar todos os cartões bancários que lá estavam. Entre em contacto com o seu banco (a maioria disponibiliza linhas de emergência para estas situações) e solicite o cancelamento de todos os seus cartões, requisitando o envio de segundas vias para a sua morada.
4 – Peça um novo cartão de cidadão e cancele o que perdeu
Inicia-se agora a fase burocrática que aguarda aqueles que perderam a carteira. O Cartão de Cidadão é, para a maioria de nós, o principal documento de identificação. Se ficou sem o seu, seja por perda ou roubo, o primeiro passo é solicitar o cancelamento. Caso não o faça dentro de um prazo de dez dias, poderá enfrentar uma multa que varia entre 100 e 500 euros.
Após esta etapa, terá de proceder ao pedido de renovação. Pode fazê-lo pessoalmente numa Loja do Cidadão ou num balcão do Instituto dos Registos e do Notariado. Se tiver mais de 25 anos e possuir chave móvel digital (ou um leitor de cartões), também poderá efetuar o pedido de renovação online.
5 – Peça uma carta de condução nova
Ao perder a carteira, é provável que também fique sem a sua carta de condução, e para a substituir, será necessário solicitar uma segunda via. A boa notícia é que pode tratar de tudo online através do website do IMT ou em qualquer um dos seus balcões físicos. Enquanto aguarda pela segunda via da carta de condução, o IMT fornece-lhe uma declaração provisória que permite continuar a conduzir legalmente.
6 – Procure no serviço de Perdidos e Achados
É importante frisar que perder a carteira não é algo exclusivo, sendo uma situação comum que pode afetar a qualquer um. Felizmente, tanto a PSP como a GNR disponibilizam um portal de Perdidos e Achados, onde estão registados todos os objetos e documentos extraviados que foram entregues às autoridades. Neste portal, é possível efetuar pesquisas por região, data e até tipo de documento. Com um pouco de sorte, pode recuperar os seus pertences sem necessidade de substituir qualquer documento.
Balcão “Perdi a carteira”
Provavelmente desconhece, mas existe um serviço denominado Balcão “Perdi a Carteira“, que permite tratar dos principais documentos oficiais num único local e de uma só vez (Cartão de Cidadão, cartão de beneficiário da ADSE, carta de condução, documento único automóvel e cartão do ACP).
A desvantagem é que este balcão está disponível apenas na Loja do Cidadão de Lisboa – Laranjeiras. É necessário marcar antecipadamente para ser atendido (através do número 300 003 990, nos dias úteis das 9h às 18h e aos sábados das 9h às 15h30, ou por email para [email protected]). Importa salientar que só é possível utilizar este serviço se estiver a tratar de, pelo menos, dois dos documentos mencionados anteriormente.
Quanto custa renovar a documentação
Além do transtorno de perder a carteira, prepare-se para os gastos que se avizinham. A renovação e emissão de segundas vias dos documentos oficiais sempre acarretam custos. Por exemplo, a renovação do cartão de cidadão custa cerca de 16 euros (os valores podem variar consoante a idade, urgência na entrega do cartão e método de pedido – online ou presencial).
Já a renovação da carta de condução pode chegar aos 30 euros.
Adicionalmente, o banco pode cobrar pela emissão de novos cartões de crédito e débito. Na Caixa Geral de Depósitos, por exemplo, a substituição de um cartão de crédito custa 19 euros e a de um cartão de débito custa 15 euros. Apenas nestes quatro documentos, a despesa totaliza 82 euros, podendo ser ainda mais elevada. Infelizmente, não há como escapar a estes custos. Se perdeu a carteira, terá mesmo de pagar para reorganizar a sua vida.