Descubra o que acontece se a rainha Elizabeth II morrer. Saiba o que é e em que consiste a operação conhecida como “London Bridge is down”.
A Rainha Elizabeth II já se encontra numa idade avançada. Ela apresenta-se de boa saúde e não se perspetiva que seja para já (nem se deseja), mas a sua morte irá transformar o Reino Unido. O momento da sua morte levará a que seja iniciada uma operação meticulosa. Seguramente que tem interesse em conhecer mais sobre o assunto, não é verdade?
O que acontece se a rainha Elizabeth II morrer?
A morte
A morte de uma figura tão emblemática como a Rainha de Inglaterra não causará apenas comoção.
Num meio altamente profissional e rigoroso, será colocada em curso uma operação especial que consiste em conjugar uma série de planos elaborados cuidadosamente. Esta operação foi apelidada de “A Ponte de Londres Caiu,” sendo que estes planos se encontram em vigor desde os anos 1960!
Depois da morte
A operação é “A Ponte de Londres Caiu” e representará o fim de um reinado e o início de outro. O Reino Unido lamentará a perda do seu monarca mais antigo, mas o que acontecerá quando o reinado da Rainha chegar ao fim?
Algumas informações permanecem confidenciais, por razões de segurança do plano, mas existem dados que já sabemos.
Governos
Sir Christopher Geidt, secretário particular da Rainha, tem o dever de informar o Primeiro-Ministro. Este será informado da notícia da morte, antes de existir a divulgação pública da informação. Depois, ele irá informar os 15 países e as 36 nações da Commonwealth, onde a Rainha é chefe de estado.
A imprensa
Acrescente-se que, em termos históricos, a BBC foi sempre informada primeiro que os outros meios de comunicação concorrentes sobre as mortes reais. Contudo, atualmente, é esperado que estes grandes anúncios cheguem de uma só vez a todos os media do mundo, através de uma agência de notícias como a Press Association.
Os canais de TV
Se a morte da Rainha surgir na sequência de estar gravemente doente e for, por isso, uma
notícia relativamente esperada, a notícia irá ser espalhada primeiro pelos principais canais de TV, nomeadamente por todos os canais da BBC cujas emissões serão interrompidas para revelar o feed da BBC One, que transmitirá os acontecimentos, dando informação sobre o falecimento da Rainha. Este procedimento poderá ser seguido por outros canais independentes, se assim o entenderem.
Preparação
As notícias serão transmitidas pelas emissoras, sendo dada atenção aos mais pequenos detalhes, nomeadamente às roupas usadas, pois todos os dados serão examinados pelo público.
Peter Sissons da BBC serve de exemplo de alguém que foi duramente criticado pelo público. Em 2002, Peter apresentava uma gravata vermelha no momento em que anunciou a morte da Rainha Mãe. Desde então, para futuros anúncios de mortes reais, todas as grandes emissoras do Reino Unido têm a instrução para que sejam usadas gravatas pretas nesses momentos.
Algumas emissoras farão ensaios para praticar o anúncio da morte da Rainha, de forma a assegurar que se encontram devidamente preparadas para esse momento. Mesmo os obituários deverão ser preparados com antecedência, tal como se deve preparar uma série de filmes e documentários pré-gravados.
Haverá procedimentos noutras áreas. Os pilotos que se encontrem em voo irão anunciar a morte em plena atividade, informando os passageiros.
O que acontecerá imediatamente depois da morte da rainha?
As mortes de monarcas tendem a ser de importância tão elevada que levam à interrupção de programas importantes. George VI morreu em 1952, o que levou a BBC a parar de transmitir todas as comédias, suspendendo-as até depois do funeral. Os trabalhadores do país são enviados para casa mais cedo.
O luto e o corpo
O período de luto abarca 12 dias. Para que o público possa prestar as suas homenagens, o caixão de Sua Majestade ficará no Westminster Hall, ao longo de quatro dias. O corpo será enterrado na Capela de São Jorge, no Castelo de Windsor, onde a Mãe da Rainha e o seu pai, o Rei Jorge VI, se encontram enterrados.
Sucessão
O Príncipe de Gales irá tornar-se Rei, logo após a morte da Rainha. Na noite do falecimento da Rainha, será o momento em que será oportuno realizar um discurso à nação. O Rei ao ascender ao trono poderá alterar o nome pelo qual será chamado. Se optar por Carlos/Charles será o rei Carlos III.
No entanto, dado o nome que tem, pode ser conhecido por Rei Arthur, Philip ou George. A sua coroação deverá ocorrer alguns meses após o funeral da rainha. O duque de Cambridge irá tornar-se o príncipe de Gales. A Duquesa da Cornualha, Camila, irá tornar-se a Rainha Camila.
Leia também:
- 9 factos sobre o príncipe Carlos divertidos e surpreendentes
- 20 curiosidades do Príncipe William, o futuro rei
- 5 coisas que a rainha Elizabeth II nunca fez na vida
NCultura
Se leu “O que acontece se a rainha Elizabeth II morrer?” e gostou deste artigo, deixe-nos o seu comentário! Se gostou deste tema, pode procurar outros artigos sobre Curiosidades no NCultura. Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões.
Se é apaixonado/a pelo mundo das viagens, da gastronomia regional, história e curiosidades, fique a saber que há mais artigos no NCultura, sobre essas temáticas. Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: Língua portuguesa, Lifestyle, Histórias, Receitas, entre outras…