Existem várias coisas que nunca deve colocar na pia da cozinha de forma a evitar maus cheiros e entupimentos que ninguém quer! A pia da cozinha é usada para os mais diversos fins. No entanto, nem sempre as pessoas tratam bem dela. Apesar de toda a sua utilidade, não deve ser usada para tudo… Embora muitas pessoas nem sempre pensem bem no que fazem no momento de descartar itens.
Para evitar entupimentos e danos, saiba o que nunca deve ir para a pia da cozinha. Perceba os riscos que corre e as alternativas que tem à sua disposição. Se quer que a pia da cozinha mantenha a sua utilidade por muito tempo, deixando-a a funcionar perfeitamente, tem de adotar um comportamento que previna acidentes.
Evite problemas! Nunca deite estas coisas na pia da cozinha
Há diversas coisas que nunca deve colocar na pia da cozinha. Se quer evitar maus cheiros e entupimentos, nunca poderá colocar na pia da cozinha coisas que provavelmente deixarão os canos entupidos. O que pode parecer prático, pode ser simplesmente problemático. O que parece ser uma solução rápida, poderá resultar em problemas a longo prazo. O gesto inocente de deixar ir pelo cano abaixo restos de comida ou outros detritos poderá causar problemas que levam a ser necessário recorrer à visita do canalizador, que é bem paga na atualidade…
Por mais pequenos e insignificantes que os resíduos possam parecer, eles irão acumular-se na tubagem. Essa realidade irá dar problemas num curto espaço de tempo. O cano acabará por entupir ou a canalização ficará danificada. Desta forma, só há uma conclusão: mandar coisas pelo cano é uma péssima ideia.
É ainda importante ter em conta que a pia da cozinha é um dos locais da casa mais contamináveis. Devemos ser o mais cuidadosos que conseguirmos com esta peça que revela uma enorme utilidade.
Desta forma, devemos fazer de tudo para assegurar a preservação da pia da cozinha, porque estaremos a olhar também para a saúde, a nossa e a de todos lá em casa.
É possível fazer da pia da cozinha um local seguro. Embora seja um espaço multifacetado, onde se podem realizar diversas tarefas, devemos fazer de tudo para não afetar o seu correto funcionamento. Um comportamento inadequado irá fazer aparecer o mau cheiro ou até entupimentos na canalização, problemas que afetam as rotinas do nosso quotidiano e que implicam despesas.
Idealmente, não se deve colocar nada na pia da cozinha. Mesmo a esponja e o líquido da louça (entre outros materiais de que necessite) devem ser guardados num recipiente próprio, quando não estão a ser usados. Desta forma, estará a salvaguardar o bom estado desses materiais, além de proteger a pia.
Há várias atitudes simples que ajudam a prevenir os entupimentos da pia da cozinha. Por exemplo, antes de colocar loiça na pia, deve retirar o excesso de comida. Pode ainda colocar uma rede no ralo, porque isso impedirá que os alimentos entrem na canalização. Outra estratégia é nunca lavar os alimentos diretamente na pia. Coloque-os num recipiente.
Nunca deite estas coisas na pia da cozinha
1 – Óleos e gorduras
O óleo de cozinha e o azeite são substâncias gordurosas que não se podem colocar no ralo. Esta é uma das razões mais comuns para o entupimento de canos. Além disso, a manteiga, a margarina e restos de gorduras ou molhos (ketchup, maionese, outros) também devem ser evitados. Estas substâncias gordurosas misturam-se com outros detritos e criam obstruções na canalização.
Estes materiais dificultam a limpeza do esgoto nas estações de tratamento, porque os óleos e gorduras semelhantes não se diluem na água e causam entupimentos da pia da cozinha. Opte por colocar as gorduras num recipiente (ou numa garrafa ou garrafão de plástico) para depositar nos postos de coleta que encontra nos supermercados ou junto dos ecopontos de rua.
2 – Espuma
É a eficácia do detergente que fará com que a loiça fique limpa, não a espuma. Por isso, se vai lavar a loiça, não é necessário encher a pia com espuma. Até pode ser problemático, porque a espuma poderá ficar mais sedimentada com o passar do tempo. Ela irá acumular-se com outros resíduos sólidos gerando indesejáveis obstruções nos tubos.
Faça um uso correto dos detergentes. Se usar em excesso, não só não poupa dinheiro, como irá levar a um uso excessivo de água.
3 – Restos de comida
A comida colocada pela pia abaixo facilmente levará a problemas. Ela é feita de várias partículas sólidas que não se desfazem, mesmo após muito contacto com a água. Evite colocar legumes ou vegetais, cascas, massa, farinha, ossos, espinhas e grãos de arroz, que são dos mais comuns a serem colocados.
Desta forma, acumulam-se nos tubos. Com o tempo, a água demorará mais tempo a escorrer, sinal de que já há entupimento.
4 – Cascas de ovo
Apesar de parecerem frágeis, por se partirem facilmente, na realidade, as cascas de ovos podem fazer muitos estragos na canalização. Se as colocar na pia da cozinha, elas irão criar resíduos granulares que podem obstruir os canos, especialmente quando agrupados com outros detritos.
Aprenda a cuidar da sua casa:
- Aprenda a livrar-se do mau cheiro na banca da cozinha
- Aprenda a tirar e limpar a gordura dos utensílios de cozinha
- Como limpar a casa de banho e a cozinha com bicarbonato de sódio
5 – Papel absorvente (rolo de papel da cozinha)
O papel absorvente biodegradável não se irá desfazer na água. Quando entra em contacto com a água, irá expandir-se, o que pode entupir a tubagem.
6 – Rótulos e etiquetas autocolantes de alimentos
As pequenas etiquetas que estão coladas em frutas como bananas, maçãs, kiwis ou abacates são uma das coisas que nunca deve deitar na pia da cozinha. Quando estes itens descartados na pia ficam depositados nos canos, eles não são de fácil decomposição.
Ao serem empurrados pelos sistemas de canalização, as etiquetas acabam por ser descarregados nos esgotos e numa estação de tratamento de águas residuais (ETAR) revelam-se bastante prejudiciais para o sistema de tratamento e para o ambiente. O mesmo pode ser dito dos rótulos de outros alimentos (nomeadamente compotas e doces).