A estrada nacional 108 é uma das mais belas estradas nacionais! Viajar pela N108 pode revelar-se uma experiência incrível, contemplando o cenário único do Douro!
Poucas experiências no mundo se equiparam a viajar de carro. Seja atravessando o país de lés a lés, seja abandonando fronteiras e explorando a liberdade de circulação, conseguimos sempre sentir diversas sensações fantásticas. Há um misto de emoções que resultam de diversas solicitações, da beleza natural que se contempla na paisagem (que serve como cenário como se estivéssemos a ver um filme de Hollywood!) à exploração do espírito de aventura.
Em Portugal há estradas que proporcionam uma experiência singular, havendo estradas mais populares que outras. Uma das estradas que merecem a nossa atenção encontra-se no Norte, proporcionando o contemplar do Douro, com a sua colossal beleza.
EN108: a outra estrada para contemplar a beleza do Douro
A singularidade da N108
Esta estrada que proporciona o conhecimento da outra marginal do Douro, é uma estrada que vale a pena descobrir. A estrada N222 é mundialmente famosa sendo a estrada que se vê na outra margem do rio. Assim, ambas as estradas se complementam, proporcionando uma visão completa sobre o segundo maior rio português, o Douro!
Irmandade de estradas
A Estrada Nacional 222 adquiriu grande popularidade em 2015, ano em que foi eleita pela Avis como a mais bela estrada do mundo. Esta estrada estende-se ao longo do rio Douro, proporcionando uma experiência verdadeiramente encantadora, apresentando uma paisagem magnífica, principalmente o troço que se situa entre a Régua e o Pinhão. Esta estrada tem como complemento a N108, sendo assim uma irmandade que permite um conhecimento mais aprofundado do Douro.
EN 108
Assim, a EN 108 é como a “irmã” subvalorizada da famosa N222. Ambas acompanham o segundo maior rio português, que muitos identificam como o mais belo. Contudo, a EN 108 encontra-se na margem oposta. A paisagem que se contempla a partir da EN108 é, também, de tirar o fôlego. Ao longo do percurso da Nacional 108 podemos apreciar uma série de quadros que poderiam estar num autêntico museu.
Comparação
O percurso da N222 começa em Vila Nova de Gaia, estendendo-se ao longo da margem direita do Douro até Vila Nova de Foz Côa. Já a EN108 tem origem na margem esquerda, à saída da ponte do Freixo, sendo de lá o começo de um percurso que culmina em Bagaúste, junto à Barragem da Régua.
Um percurso
Uma ida de Entre-os-Rios à Portela do Rio. Depois de se sair do Porto e deixar Valbom e Gondomar para trás, passa-se por Canelas, no concelho de Penafiel, e chega-se a Entre-os-Rios, que é a localidade onde o rio Tâmega finaliza o seu percurso, desaguando no Douro. A obra mais emblemática da EN 108 é a ponte Duarte Pacheco, que foi inaugurada em 1941 e que permite a travessia para o Torrão, onde começa o verdadeiro percurso ao longo do Douro.
Existe um património em Entre-os-Rios que merece os nossos maiores elogios.
Monumentos como a Igreja de Santa Maria de Eja ou a imponente Igreja Românica de São Miguel de Entre-os-Rios, estão entre as mais emblemáticas, mas a Capela de Santo António também merece algumas fotos. Entre-os-Rios é uma localidade marcada pelo trágico acontecimento de dia 4 de março de 2001. Nesse fatídico dia, a antiga Ponte Hintze Ribeiro (de 1887) ruiu, resultando na morte de 59 pessoas. Após Paços de Gaiolo encontra-se a próxima paragem que fica no Douro Royal Valley – Hotel e Spa, permitindo relaxar e retemperar as forças. Recomenda-se uma ida à freguesia de Ribadouro, para visitar a encantadora capela local, situada à beira do rio.
Posteriormente, segue-se o percurso de Mesão Frio ao Peso da Régua.
A vila de Mesão Frio é conhecida como a “Porta do Douro”, tendo sido aqui que os primeiros Marcos Pombalinos foram colocados. Mas existem muitos outros pontos de interesse em Mesão Frio. Entre os espaços a visitar, há miradouros que dão vistas para cenários incríveis até a diversas igrejas que se encontram espalhadas pelas freguesias do concelho. No momento de recuperar energias há que parar, recomendando-se que o almoço seja feito na Tasca do Zequinha, onde a feijoada de tripas costuma encantar toda a gente.
Dando seguimento ao percurso, novamente junto ao rio e de volta à estrada 108, pode-se contemplar a magnífica paisagem vinhateira do Douro. Ao longo do caminho não faltarão miradouros que proporcionam os melhores locais para apreciar a beleza da inigualável paisagem.
Caldas do Moledo é a paragem que se segue, pois, esta localidade tem o encantador Parque das Caldas de Moledo onde se pode relaxar. Aliás, esta localidade tornou-se famosa pelas suas termas. As termas encontram-se fechadas desde 2010, mas chegaram a ser uma referência na área, sendo recomendadas para diversos tratamentos, nomeadamente reumatismo, dermatoses e doenças das vias respiratórias. Está previsto que para breve se dê início das obras de reabilitação das termas.
Peso da Régua é a última paragem da viagem, estando situada no distrito de Vila Real. Esta cidade fica em pleno Vale do Douro, que foi classificado pela UNESCO como Património da Humanidade. Aqui, o Museu do Douro revela-se uma referência. Um espaço dedicado naturalmente à cultura e à história do vinho da região. Esta bela cidade é considerada a capital da região demarcada dos vinhos do Douro.
Leia também:
- EN222: a melhor estrada do mundo é portuguesa
- Estrada Nacional 103: o deslumbrante Norte de Portugal
- Conheça a Estrada Nacional 2, a nossa Route 66
Recomendações imperdíveis no Peso da Régua
Uma vez no Peso da Régua, é necessário aproveitar ao máximo a oportunidade, não é verdade? Saiba onde comer, beber e viver experiências absolutamente memoráveis!
Restaurante Gato Preto
Nesta casa, somos recebidos de braços abertos, sendo acolhidos com a máxima simpatia e profissionalismo. Neste restaurante, pode encontrar parte do que de melhor o Douro tem para oferecer em termos de gastronomia (o que é dizer muito, dada a riqueza gastronómica da região).
Morada: Av. João Franco 5050-226 Peso da Régua
Localização GPS: Latitude: 41.09’39.5N; Longitude: 7.47’26.100.
Garrafeira Gato Preto
Se procurar outro tipo de experiência, tem na Garrafeira Gato Preto uma alternativa de qualidade. Neste espaço poderá encontrar vinhos ótimos, para todos os gostos, nomeadamente tintos, brancos e rosés.
Rua José Vasques Osório, Loja A1 – Cais da Refer, 5050-280 Peso da Régua – Portugal.
Locomotiva, Wine & Gourmet
Na Locomotiva, tem outra experiência gastronómica de excelente qualidade. Recomendamos o bacalhau com broa, um exemplo perfeito da excelência gastronómica da casa.
Morada: Rua José Vasques Osório, Cais de Mercadorias da Refer, Loja B2.
Contactos: 917292288 / [email protected]
Uma visita à Quinta da Pacheca
Há um espaço particularmente encantador, a Quinta da Pacheca. Neste local inacreditavelmente belo, podem realizar-se inúmeras experiências memoráveis. Recomenda-se fazer uma visita guiada às vinhas. Depois, uma degustação de pratos que são simplesmente irresistíveis.