É muito mais do que um simples ingrediente! Descubra 9 motivos para integrar o azeite na sua rotina e como ele se pode tornar num poderoso aliado. O azeite contém muitas qualidades. Esta gordura saudável é versátil e pode ser utilizada para uma série de outros fins para lá de gastronómicos. No entanto, mesmo na gastronomia, a sua versatilidade espelha-se na diversidade de receitas que pode integrar. Além disso, o consumo responsável, regular e moderado de azeite é bastante benéfico para a saúde.
Reunimos um conjunto de 8 razões sólidas que justificam o consumo diário de azeite. Deve incorporar o azeite na sua dieta, porque traz vantagens notáveis. Se incluir mais azeite na alimentação, testemunhará o potencial desta gordura e perceberá os efeitos positivos que ela poderá ter no seu corpo.
9 motivos de peso para integrar o azeite na sua rotina diária
O azeite é recomendado pelos especialistas da área da saúde (nutricionistas, médicos e cientistas). O ouro líquido, como o azeite é frequentemente apelidado, é reconhecido como a melhor gordura para cozinhar.
O azeite é mais saudável que o óleo. O azeite é a opção mais indicada para fazer os seus refogados. Para temperar as suas saladas, nada melhor do que apostar num azeite de boa qualidade (de preferência extra virgem).
Os benefícios do consumo do azeite são diversos. Iremos apresentar-lhe algumas razões que convencem qualquer um a fazer um consumo regular de azeite. Trata-se de um produto que tem mesmo de ter em sua casa!
9 boas razões para usar mais azeite
1 – Aliviar a dor
Esqueça os comprimidos! Esta gordura é uma opção mais saudável. Sabia que ter uma dieta rica em azeite pode fazer com que consiga evitar a necessidade de tomar medicamentos para aliviar a dor? É verdade! O azeite é uma gordura com riqueza em propriedades analgésicas e anti-inflamatórias.
2 – Fortalecer o sistema imunitário
O azeite ajuda-nos a apresentar um sistema imunológico forte, algo que todos devem desejar. Esta gordura deixa-nos com defesas bem fortalecidas. Por isso, com o consumo regular e moderado de azeite, conseguimos encarar melhor qualquer agente invasor e combatê-lo.
Com esta gordura saudável, o nosso organismo consegue enfrentar as ameaças do dia a dia. O azeite dá-nos essa capacidade, devido ao facto desta gordura possuir ácidos gordos que permitem regular o sistema imunológico e conseguem fortalecer as defesas contra vírus e bactérias.
3 – Melhorar a saúde cardiovascular
Se privilegiar o azeite como a gordura do seu quotidiano, confirmará que essa opção vai ajudar a que tenha uma melhor saúde cardiovascular. O coração fica mais forte e resistente. O azeite é rico em gorduras saudáveis, nomeadamente o ómega-3, que permite o aumento dos níveis do bom colesterol.
4 – Equilibrar o açúcar no sangue
O excesso de açúcar no sangue é um problema para muitas pessoas, algo que pode originar consequências graves na saúde, como a diabetes. Se privilegiar o consumo de azeite e prescindir de outras gorduras, essa opção irá ajudar a reduzir os níveis de glicose presentes no sangue.
5 – Proteger o cérebro
Esta gordura também é capaz de proteger algumas funções cerebrais. Isso acontece devido aos polifenóis antioxidantes presentes no azeite que ajudam na preservação da memória.
6 – Acelerar o crescimento do cabelo
Além de tudo o que já dissemos, esta gordura também faz muito pela saúde capilar de todos nós. O azeite permite apressar o desenvolvimento do fio de cabelo. Esta gordura consegue ainda fortalecer as unhas que, deste modo, apresentam uma menor tendência a partir ou a descamar.
7 – Combater a acne
O uso desta gordura permite-nos evitar o aparecimento da acne. Este é um problema de pele incómodo. Infelizmente, é muito comum, especialmente na adolescência e juventude, embora também se possa apresentar noutras fases da vida. O azeite ajuda a tratar as suas lesões.
8 – Ajudar a prevenir o cancro
O consumo regular e moderado desta gordura (especialmente na variedade de virgem extra) permite-nos evitar o cancro, tido como uma das doenças mais devastadoras e comuns deste século.
O azeite contém antioxidantes e outras substâncias anticancerígenas, nomeadamente esqualeno e terpenóides. Podem ter nomes algo estranhos, mas são bastante benéficas.
9 – Desintoxicar e limpar o fígado
Muitas pessoas sofrem de crises de fígado, algo que pode acontecer por diferentes razões, por ter feito uma refeição mais pesada ou por caraterísticas específicas do organismo, por exemplo.
Contudo, se ingerir uma colher de sopa de azeite (misturada com meia colher de sumo de limão) diariamente, confirmará que a sua função hepática ficará melhorada. Estudos científicos comprovam. Os resultados são notórios e testemunhará isso mesmo.
Conheça mais ingredientes que podem ajudar na sua rotina:
Aprenda mais sobre outros produtos alimentares:
- 10 segredos sobre o azeite que vão surpreender
- Alho: é melhor consumir cru ou cozinhado?
- Quais os alimentos com bolor que se podem ou não comer
Dúvidas frequentes
O azeite pode ser aquecido a altas temperaturas?
Embora o azeite virgem extra seja um ingrediente adequado para cozinhar em temperaturas moderadas, nomeadamente para refogar, devemos evitar usá-lo em altas temperaturas, especialmente frituras profundas.
O ponto de fumo mais baixo pode levar à formação de compostos nocivos. Por isso, para altas temperaturas, deve optar por óleos mais adequados.
O azeite faz bem ao coração?
O consumo regular deste ingrediente está associado a benefícios para o coração, especialmente o azeite virgem extra. Este produto contém ácidos gordos monoinsaturados que promovem um perfil lipídico mais saudável. Desta forma, este ingrediente melhora a função vascular e reduz o risco de se desenvolverem doenças cardiovasculares.
O azeite ajuda a emagrecer?
O azeite pode desempenhar um papel positivo no emagrecimento, quando este ingrediente é inserido numa dieta equilibrada, num consumo regular. Neste produto, podemos encontrar ácidos gordos saudáveis que promovem uma sensação de saciedade.
Por isso, o azeite pode realmente contribuir para uma gestão de peso eficaz. Contudo, só acontece quando consumido moderadamente e integra um plano alimentar saudável.