Respire melhor em casa! Aprenda a eliminar ácaros com métodos comprovados, proporcionando um lar livre de alergias. Os ácaros são microrganismos que gostam de se instalar na nossa casa. É caso para dizermos que dormimos diariamente com o inimigo, porque os seus mimos fazem mal à saúde.
Por isso, convém tratar-lhes primeiro da saúde, antes que eles afetem o nosso bem-estar e da nossa família. É importante assegurar uma limpeza completa que acabe com ácaros. Existem estratégias caseiras que permitem eliminar estes invasores.
Aprenda algumas soluções práticas que permitem livrar-se deles com facilidade. Reunimos um conjunto de sugestões que permitem higienizar espaços estratégicos da casa com elevado sucesso.
Métodos comprovados para eliminar ácaros de sua casa
Estes seres são invertebrados. Têm membros rígidos e articulados, semelhantes aos carrapatos. Os ácaros pertencem à classe dos aracnídeos. Os cientistas que estudam os ácaros são os acarologistas.
Existem mais de 50 mil espécies diferentes (na Natureza e na nossa casa) identificadas por cientistas, um número que corresponde apenas a uma pequena fração do total de ácaros existentes. Há vários tipos de ácaros. Entre os principais tipos estão os seguintes:
- Dermatophagoides farinae, pteronyssinus, Euroglyphus maynei e Lepidoglyphus destructor: trata-se de uma das espécies de ácaros em maior quantidade. Estes ácaros encontram-se presentes em tapetes, carpetes, colchões ou travesseiros.
- Glycyphagus domesticus: estes ácaros são também mais comuns. Estão presentes em locais que armazenam comida. Esta espécie de ácaros pode causar perdas de alimento, além de dermatites na pele.
- Ácaro siro e Tyrophagus putrescentiae: embora possam ser encontrados no interior de domicílios, encontram-se mais presentes em produtos armazenados, tais como leguminosas, sementes ou cereais.
- Blomia Tropicalis (Oshima): estes ácaros vivem no pó e encontram-se também em locais domésticos, especialmente onde os alimentos são armazenados, nomeadamente na dispensa da cozinha. Esta espécie de ácaros é bastante comum em regiões tropicais e subtropicais.
Onde habitam os ácaros?
Os ácaros domésticos vivem dentro das fibras de diversos itens que temos por casa, nomeadamente tapetes, travesseiros, sofás, almofadas, ursos de pelúcia e roupas de cama. Os seres microscópicos adoram lugares húmidos.
Por isso, adoram os colchões, onde passamos 8 horas do nosso dia, onde suamos e passamos o nosso suor. Segundo especialistas na matéria, numa cama podem estar 1,5 milhão de ácaros. É caso para dizer que dormimos com o inimigo. Eles defendem que 10% do peso do colchão deve-se aos ácaros! Não se vê, mas pesa…
Como se alimentam os ácaros?
Os ácaros vivem nos colchões e noutros ambientes próximos de nós, porque eles alimentam-se de pele humana e de animais. Estes seres microscópicos são autênticas pragas domésticas. Eles reproduzem-se rapidamente. A nossa pele apresenta uma camada mais fina e superficial, designada queratina. Num processo fisiológico, ela renova-se constantemente por meio da descamação.
Desta forma, nós servimos de alimento para esses ácaros, que se alimenta de restos de “pele morta”. Os ácaros fazem as suas necessidades. Cada ácaro elimina diariamente 20 excrementos em média!
Quais são as principais doenças originadas pelos ácaros?
Os ácaros são responsáveis por diversas doenças, prejudicando a saúde humana. Estes seres podem ser praticamente invisíveis. No entanto, conseguem causar diversas doenças alérgicas, nomeadamente: a rinite alérgica, escabiose, a asma, a conjuntivite alérgica e a dermatite atópica.
Por que os ácaros originam tantas alergias?
A constante proximidade com os ácaros faz com que seja fácil causar esses problemas. Eles estão tão próximos de nós que se torna comum inalarmos ácaros, vivos e mortos, além de também inalarmos os seus excrementos, diariamente!
Posteriormente, dentro do nariz, essas partículas contactam com os macrófagos, um tipo de célula de defesa do que o nosso organismo tem que faz com que se liberte uma substância designada histamina.
É este processo que origina uma irritação nas terminações nervosas. A crise alérgica começa com a comichão e a estimulação da produção de catarro e os espirros.
A alergia gerada pode afetar os pulmões de algumas pessoas e atua como um gatilho para a asma, dificulta bastante a respiração por contribuir para fechar os brônquios, tubos por onde o oxigénio passa.
Como eliminar os ácaros do colchão, travesseiros e sofá?
A prevenção é a chave para o tratamento das doenças causadas por ácaros. As pessoas que sofrem com asma e alergias respiratórias devem evitar travesseiros de penas, porque tendem a apresentar uma maior presença de ácaros.
Idealmente, deve deixar os itens da cama (travesseiros, lençóis, colchão, roupa de cama) expostos à luz do sol durante o dia. O calor permite reduzir a humidade, gerando um ambiente inóspito para que estes microrganismos se reproduzam.
Contudo, os resíduos dos bichos permanecem nos itens da cama. O sol não elimina. Pode também fazer uma aspiração desses itens.
Aprenda dicas essenciais para as suas limpezas:
- Limpeza completa do colchão passo a passo
- As vantagens de lavar a roupa com vinagre
- Aprenda a lavar panelas sem esforço
Animais de estimação
As pessoas com animais de estimação devem lavar as patas do pet (gato, cão) para eliminar a sujidade, após ele passear pela rua. Usar água e sabão neutro funciona perfeitamente.
Pode também usar sabonetes antibacterianos ou lenços humedecidos. Idealmente, as pessoas alérgicas devem dar banho ao animal de estimação uma vez por semana.