Aprenda a prevenir e resolver problemas na lavagem da louça. Livre-se da louça sem brilho e com manchas lavada na máquina. A máquina de lavar louça é um eletrodoméstico extremamente prático, um elemento importante da nossa cozinha que nos permite poupar bastante tempo, que pode ser destinado ao que é verdadeiramente importante, a família, por exemplo.
No entanto, nem sempre o serviço deste eletrodoméstico é de excelência. Pretendemos ter uma louça bem lavada. Contudo, por vezes, somos confrontados com uma realidade dececionante: louça manchada e sem brilho, o que é frustrante.
Porém, com algumas sugestões feitas por especialistas, podemos assegurar que a máquina de lavar louça pode apresentar o que se espera dela: louça impecável, brilhante e sem manchas e sem cheiros desagradáveis.
Diga adeus às manchas e à louça sem brilho na máquina de lavar
Ninguém pretende tirar da máquina louça lavada manchada e sem brilho. No entanto, não é incomum ver louça, especialmente os copos, a sair baços ou com manchas esbranquiçadas. Geralmente, a culpa não é do equipamento. Entre as causas possíveis, estão a água muito dura, o uso de detergente inadequado ou louça de má qualidade
Apesar da máquina de lavar louça se ter tornado num eletrodoméstico indispensável, por vezes, peças de louça passam de brilhantes e cristalinas a peças esbranquiçadas. Reunimos um conjunto de dicas que evitam este e outros problemas que podem surgir nas máquinas de lavar louça.
O calcário ou a corrosão são dois dos motivos que podem originar louça baça ou a acumulação de manchas esbranquiçadas. O calcário é um problema comum, especialmente se a casa está presente numa área onde a água é muito dura ou apresenta uma concentração de calcário elevada. Neste contexto, a máquina e a louça poderão começar a revelar alguns sinais de acumulação de calcário.
Calcário
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), se a água apresentar uma concentração de carbonato de cálcio superior a 180 mg/l, pode considerar-se muito dura. Se tiver uma concentração entre 120 e 180 mg/l, então pode considerar-se dura.
A água é considerada moderadamente dura quando apresenta uma concentração de carbonato de cálcio entre 60 e 120 mg/l. Só quando os teores de carbonato de cálcio são inferiores a 60 mg/l é que se considera macia.
Se deseja saber a dureza da água na sua região, contacte o seu distribuidor de água.
Deve ajustar o dispensador de sal regenerador da máquina de lavar louça conforme o grau de dureza da água na zona onde vive. Desta forma, poderá assegurar um bom desempenho durante a lavagem e evitar que a sua louça apresente as indesejadas manchas brancas. Normalmente, o dispensador de sal encontra-se na parte inferior da máquina. No entanto, para saber como fazê-lo, o melhor método é consultar o manual de utilização do seu equipamento.
Alguns fabricantes recomendam que a partir de uma dureza da água superior a 180 mg/l, se adicione sal regenerador mesmo que utilize um detergente “tudo-em-um” que já contenha sal, porque a composição desses detergentes pode já não ser suficiente para diminuir a dureza da água, deixando-a ainda com níveis elevados.
Se os ciclos de lavagem e secagem dos programas por que optar não se encontrarem bem ajustados ao momento em que os detergentes multifuncionais se dissolvem e atuam, também pode ter louça manchada.
Em determinadas máquinas, a duração das fases de lavagem pode ser ajustada, sendo possível selecionar a opção de pastilha “tudo-em-um”. Contudo, não deve recorrer a esta função, exceto se tiver a certeza de que a água não é muito dura. Nem todos os detergentes apresentam um desempenho idêntico, nomeadamente na questão de eliminar manchas brancas na louça.
Se viver num local onde a água é mais dura, deve ter esse facto em consideração. No momento de comprar o detergente para a máquina de lavar louça, opte por detergentes que resistam bem à lavagem, que não comprometam a aparência da louça lavada, detergentes que protejam a louça da corrosão para que possa manter-se brilhante por mais tempo.
Sempre que usar a máquina de lavar louça, deve evitar lavagens com temperaturas superiores a 55°C, porque o calcário irá depositar-se mais facilmente quando a água se encontra muito quente.
Após o ciclo de lavagem ficar concluído, deve abrir a máquina para permitir que o vapor saia. Posteriormente, deve deixar que a louça arrefeça, antes de a arrumar.
Pode fazer um teste para saber se o problema das manchas se deve à máquina. Existem várias receitas caseiras que podem servir como uma alternativa aos detergentes tradicionais.
É possível recorrer a opções mais ecológicas e até se pode recorrer a produtos caseiros para tirar as manchas de calcário da louça. Por exemplo, pode deixar a louça numa solução feita com um copo de vinagre e três copos de água.
Posteriormente, lave os copos à mão. Ora, se confirmar que as manchas desaparecerem, significará que o problema pode mesmo estar no reservatório de sal. Por isso, deve ser ajustado para um nível mais elevado. Se esta solução caseira não surtir efeito, este teste informa-nos que o problema poderá ser a qualidade da louça.
Aprenda a cuidar dos seus eletrodomésticos:
- Aprenda a limpar o forno eficazmente
- Aprenda a tirar maus cheiros do micro-ondas eficazmente
- Como evitar mau cheiro na máquina da roupa
Corrosão
Quando a origem do problema é a corrosão, há pouco a fazer. Ao longo do tempo e do uso, existe uma exposição repetida à água quente e a detergente. Além disso, nos longos ciclos de lavagem, a louça de vidro acaba por perder partículas microscópicas, deixando nas superfícies fissuras pequenas e manchas irregulares que se tornam baças.
Antes que tal aconteça, deve saber se a louça pode ser realmente lavada no eletrodoméstico. A louça deve ser colocada na máquina de forma adequada. Deve existir espaço suficiente entre os copos. As marcas podem surgir devido à loiça colidir durante o ciclo de lavagem.