Adoece com frequência? Chegou a hora de se livrar das coisas que não deve ter em casa. Livre-se delas ou substitua-as. As pessoas são fascinantes. Agarram-se a coisas que lhes fazem mal. Umas vezes sabem disso (amizades, paixões, …), outras até podem desconhecer esse mal. Há objetos e outras coisas que temos por casa e não devíamos.
Existem diversos itens que devem ser colocados no saco do lixo. No entanto, as pessoas teimam em deixar na sua casa itens que não usam ou que não deveriam usar, que até fazem com que elas sejam prejudicadas.
Existem muitos objetos que são usados diariamente que têm químicos perigosos. Podem alojar germes, bactérias e micróbios. Há coisas que devem ser substituídas frequentemente, para evitar riscos para a saúde.
Livre-se delas! 12 coisas que não deve ter em casa
1 – Bebidas “dietéticas”
Apesar do nome, estas bebidas são o inimigo número um de quem deseja emagrecer. As bebidas dietéticas contêm adoçantes artificiais, nomeadamente a sucralose, o aspartame e a sacarina.
Estes adoçantes originam alterações no bom funcionamento da flora intestinal. Eles reduzem a capacidade do organismo processar a glicose. Por isso, estas bebidas permitem um aumento do risco de desenvolver diabetes.
2 – Sabão antibacteriano
Segundo um relatório de 2014 do FDA, o sabão antibacteriano é uma das coisas que não se deve ter em casa. Este organismo que regula os medicamentos e produtos alimentares nos Estados Unidos da América, defende que este sabão não é mais eficaz a eliminar bactérias do que os restantes.
Até está comprovado que um dos seus ingredientes promove mudanças hormonais nos animais. Existe ainda a preocupação de que a substância química pode contribuir para a promoção de uma resistência aos antibióticos.
3 – Escova de dentes desgastadas
A escovagem diária dos dentes é essencial para assegurar uma boa higiene oral. Esse uso regular desgasta a escova. Por isso, a escova dos dentes deve ser substituída a cada três meses. Isso é o que defendem os especialistas.
Caso tenha uma escova com mais tempo, substitua-a para conseguir fazer uma limpeza eficaz dos dentes. Ter uma melhor defesa contra as cáries e a placa bacteriana.
4 – Esponja da cozinha velha
Este é um dos objetos com mais germes que temos na nossa casa. Ter uma esponja velha húmida permite que se crie o ambiente perfeito para que eles proliferem. Nesse caso, deite-a fora, porque nem a máquina de lavar loiça, nem o microondas, matam esses germes.
5 – Protetor solar fora da validade
Usar um protetor solar fora da validade é perigoso, porque pode causar alguma alergia de pele. Estes produtos deixam de cumprir a sua função, enquanto protetores solares.
Após passar o prazo, as substâncias químicas ativas no creme deixam de impedir que os raios nocivos danifiquem a sua pele, porque as substâncias químicas tornam-se inativas. Por isso, irão contribuir para o envelhecimento prematuro, tornando mais provável que haja queimaduras perigosas e cancro da pele.
6 – Margarina
O uso da margarina é desaconselhado por muitos estudos, porque este produto contém gorduras trans que levam a um aumento dos níveis de colesterol. A manteiga ou o azeite (ainda mais saudável) são melhores opções.
7 – Maquilhagem fora do prazo
A maquilhagem líquida deve ser deitada ao lixo três meses após ser aberta, porque passa o prazo de validade, levando à formação de bactérias que poderão causar infeções cutâneas graves.
8 – Sapatilhas muito usadas
Os especialistas defendem que o calçado desportivo deve ser trocado a cada 500km ou 600km. Quando o calçado fica gasto, ele perde a capacidade de absorção de impacto. Por isso, ele pode originar danos no nosso corpo, prejudicando o nosso bem-estar físico. Podem causar danos nos calcanhares, nos joelhos e na coluna vertebral.
9 – Purificadores do ar
Os purificadores do ar devem se evitados, porque eles contêm um químico que permite que o perfume dure por mais tempo. Ora, quando esse químico é inalado em abundância, pode revelar-se bastante prejudicial para a sua saúde. Será melhor abrir as janelas com mais frequência para livrar-se do mau odor.
10 – Caixas de plástico danificadas
Recipientes de plástico que tenham a sigla “PC” (policarbonato) impressa podem ser bastante prejudiciais, especialmente se se apresentarem danificados ou com arranhões.
Estes itens podem conter Bisfenol A, que se trata de uma substância que emite gases tóxicos em contextos em que estão sujeitos a temperaturas elevadas.
Por isso, nunca devem ser colocadas no microondas. Estes objetos devem ser colocados no lixo, quando estão muito velhos ou rachados.
Aprenda a cuidar da sua casa:
- 7 coisas que se esquece de limpar e que podem causar problemas
- Humidade nas paredes: aprenda a limpar com eficácia
- Truques para limpar o pó e deixar a casa impecável
11 – Peluches
Se as crianças deixaram de brincar com os peluches, livre-se deles. Quando se tem dezenas de peluches nos armários e prateleiras, deite-os fora, lave regularmente ou doe.
Além de acumularem pó, sujidade e ácaros, os peluches prejudicam a saúde e pioram os quadros de alergias. O mesmo deve ser feito com brinquedos partidos, especialmente se tiverem pilhas.
12 – Restos de comida no frigorífico
Deve evitar ter restos de comida no frigorífico. Os alimentos altamente perecíveis, especialmente os ingredientes de origem animal, não podem ficar no frigorífico por muito tempo.
Se não os come no imediato, deite fora (se não comer mais tarde) ou congele. Caso contrário, poderá correr sérios risco de saúde. A listeria desenvolve-se aos milhões em menos de uma semana, mesmo a temperaturas de refrigeração. Ela encontra-se ligada a eventos indesejados, como meningite, abortos e até morte.