Saiba como fazer desaparecer, definitivamente, as traças dos armários da roupa e da cozinha! Diga adeus às traças de uma vez por todas! As traças podem ser bastante irritantes. Estas invasoras invadem um espaço privado e não respeitam nada, nem ninguém. Este é um problema comum em muitas casas portuguesas, especialmente no verão.
Com a temperatura quente, as pessoas tendem a abrir janelas. Como elas são atraídas pela luz, sentem que as estamos a convidar. Após entrarem, tem de lidar com esse problema. Não é preciso comprar produtos específicos no supermercado. Pode solucionar o problema com métodos caseiros eficazes para se livrar das traças de forma definitiva.
Iremos partilhar consigo estratégias que nos ajudam a exterminar as traças de maneira simples e eficiente. Iremos indicar táticas eficazes que permitem dizer adeus às “borboletas da noite”.
Livre-se das pragas! Diga adeus às traças de uma vez por todas
Há formas de eliminar as traças. É possível deixar-lhes claro que não são bem-vindas na sua casa. Pode fazer desaparecer as traças sem usar químicos agressivos. Na sua habitação, tem tudo o que necessita para eliminar essas invasoras.
O primeiro passo que deve fazer é perceber o contexto. É importante identificar os sinais de alerta que nos fazem constatar a presença desta praga, nomeadamente se já se tiverem instalado em alguma divisão da habitação ou num móvel, como um armário.
A desinfestação pode ser feita por si. Não é necessário chamar um técnico da área. É possível intervir nas zonas afetadas e combater as traças sem precisar de usar químicos abrasivos. Pode fazê-lo de modo simples e prático.
Reunimos um conjunto de truques que asseguram eficácia na eliminação destes insetos invasores, em diferentes espaços onde se instalem, seja na cozinha, seja em armários de roupa.
Eliminação das traças na cozinha
Pode perceber que as traças andam na cozinha quando percebe que nos armários da sua cozinha encontram-se alimentos algo colantes, apresentando um odor estranho ou com teias. Desta forma, a presença destes insetos é bem provável.
Se as caixas de cartão apresentarem pequenos buracos e as embalagens se encontrarem abertas é mau sinal. Ao identificar alimentos assim, como grãos, nozes e arroz, deite fora.
Posteriormente, faça armadilhas caseiras para as traças. Essas armadilhas de feromónios devem ser preparadas e coloque-as fora, à medida que elas demonstrarem a sua eficácia, apanhando as traças.
Após examinar a cozinha, limpe-a com água e sabão, depois de já ter sido desinfestada. Na limpeza, pode usar uma alternativa feita com uma solução caseira composta por água e vinagre, com detergente.
Só tem de mergulhar na solução uma esponja e depois esfregar todas as superfícies da divisão, dando atenção especial aos cantos e rachaduras. No entanto, deve contactar um profissional para fazer a desinfeção, se o problema persistir.
Como evitar futuras infestações na cozinha
Os alimentos devem ser analisados. Verifique o seu estado. Os que se encontrarem podres ou em mau estado, deite fora. Os que se encontrem bons, armazene em recipientes (de preferência de plástico ou de vidro) bem fechados, com tampas bem isoladoras.
Tenha em conta que o calor e a humidade são muito procurados para as traças. Por isso, veja como a temperatura está na sua cozinha e se há humidade. Se a casa tiver ar condicionado, deve manter as janelas e as portas fechadas, enquanto o aparelho se encontra em funcionamento.
É importante ter a despensa ou a zona de armazenamento de alimentos bem ventilada. Se identificar rachaduras e falhas, isole-as. Tratam-se de esconderijos para estes insetos.
Como eliminar as traças no armário da roupa
Há diversos indícios que nos permitem constatar a presença de traças no armário, como a identificação de pequenos buracos. Se vir roupas empoeiradas ou descoloridas, se encontrar teias nos armários, então provavelmente haverá traças no seu guarda-fatos.
Desta forma, pode usar armadilhas de feromónios para pôr fim a este problema. Algumas das que são usadas para ratos também funcionam com estes insetos. Pode criar uma armadilha caseira, recorrendo a papel apanha-moscas e a óleo de peixe. Basta pingar algumas gotas deste produto no papel e pendurar o papel dentro do armário.
Posteriormente, lave bem todas as peças de roupa e acessórios que se encontram presentes no armário. De preferência seque-os a temperaturas altas. Depois, faça a limpeza do armário, recorrendo a água e a sabão ou pode criar uma solução de vinagre e água para fazer a limpeza por todo o interior do móvel.
Em seguida, mergulhe uma esponja na solução caseira que criou e depois esfregue as paredes do armário. Quaisquer rachaduras e falhas que identifique deve limpar com especial cuidado.
Posteriormente, deve aspirar bem o armário e a zona envolvente. Finalmente, deve arejar convenientemente. Se a limpeza caseira não for suficiente, recorra a um exterminador para pôr termo à infestação.
Aprenda a lidar com as pragas:
- O que fazer se for picado por abelhas ou outros insetos
- Livre-se das pragas! Diga adeus às formigas em casa e no jardim
- 2 fórmulas poderosas para acabar com os mosquitos em sua casa
Como evitar futuras infestações no armário
Após usar as roupas de lã, pelo ou penas, escove sempre esses peças. As roupas guardadas devem ser limpas, lavadas, secas, particularmente as peças em lã.
Guarde as roupas apropriadamente, principalmente as roupas de lã que devem ser armazenadas em lugares que não permitam a entrada de ar. Uma ideia é armazenar as vestes de inverno em sacos plásticos, caixas plásticas ou recipientes de metal.
Mantenha o seu armário fresco e bem ventilado. As roupas também necessitam de ser arejadas. Peças como as de lã devem apanhar sol, sobretudo depois de um período armazenadas.
Deve usar objetos que exalam cheiros desagradáveis para os insetos, como o aroma a cedro que afasta as traças, como bolinhas ou sachê. Desta forma, conseguirá afastar esses insetos indesejados. A naftalina também é eficaz. Contudo, além de possuir um odor bastante forte, este produto contém substâncias químicas tóxicas para as pessoas.
Desta forma, deve preferir usar soluções mais naturais, nomeadamente sachês feitos com produtos comuns, como alecrim, lavanda, tomilho, cravo, folhas de louro ou óleos essenciais criados com essas ervas.
Após seguir as nossas sugestões, seguramente que irá conseguir erradicar os insetos invasores. Comece já a desinfestação simples e caseira e salve as suas roupas e alimentos.