Procura por soluções eficazes para acabar com os mosquitos? Confira os nossos métodos comprovados e diga adeus aos mosquitos em casa. Os mosquitos são seres irritantes. Reunimos um conjunto de truques eficientes e simples que permitem afastar os mosquitos da sua casa. Proteja-se a si e à sua família com soluções caseiras que revelam uma eficácia tremenda em afastar os habitantes indesejados.
Existem estratégias caseiras que permitem combater os invasores. O presente artigo do NCultura serve como um guia para eliminar a praga de mosquitos em casa e que inferniza o seu quotidiano.
Livre-se das pragas! Diga adeus aos mosquitos em casa
Muito mosquito significa…
A presença de diversos mosquitos em casa pode significar coisas muito distintas. Se na habitação ou jardim existirem muitos locais com humidade, eles gostam, principalmente quando há água parada em algum lugar, nomeadamente no jardim ou no quintal.
A maioria dos mosquitos reproduz-se em áreas onde se encontra água parada. É por aqui que eles depositam os seus ovos. A água parada fica estagnada num local sem movimento. Pode acontecer em poças, recipientes, pneus velhos ou noutro local que acumule água sem escoamento.
Este é um ambiente propício à proliferação de mosquitos transmissores de doenças. Além disso, eles também tendem a aglomerar-se em espaços onde há boa disponibilidade de alimentos, como o caixote do lixo, flores e frutas do jardim, entre outras opções.
O perigo para a saúde
Há patologias que podem variar segundo a categoria dos artrópodes e também com a região onde o contágio ocorre. Os mosquitos não são perigosos apenas por que picam. Eles são o mais perigoso vetor de doenças.
Por isso, a comichão que gera com a picada é o menor dos problemas… Existem várias doenças que podem ser transmitidas por estes insetos, nomeadamente:
- Dengue
- Zika
- Chikungunya
- Malária
- Febre Amarela
- Filariose
Como eliminar mosquitos?
É possível eliminar estes insetos de forma natural. Há produtos usados para espantar pernilongo, moscas, entre outro tipo de insetos. Esses produtos não funcionam contra todo o tipo de mosquitos. Há métodos caseiros que permitem acabar com os mosquitos em casa de forma eficaz.
O que os mosquitos detestam?
A maioria dos insetos apresenta repulsa comum a vários cheiros. Entre eles está a citronela. Este é um aroma usado em vários repelentes. É utilizado em difusores e até produtos eletrónicos que visam afastar pernilongos e outros animais voadores.
Geralmente, insetos como os mosquitos apresentam uma particular aversão a odores de ervas aromáticas, nomeadamente hortelã-pimenta, eucalipto, lavanda e, claro, citronela.
Receita caseira para eliminar mosquitos
Há soluções caseiras que permitem matar insetos ou afastá-los. Por exemplo, pode misturar óleos essenciais das plantas citadas e diluir em água. Como se viu, eles detestam hortelã-pimenta, eucalipto, lavanda e citronela.
A mistura criada deve ser colocada no borrifador. Posteriormente, somente tem de fazer borrifadelas em partes estratégicas da casa. Colocar em rachaduras e frestas é sempre uma boa estratégia…
Produto para matar mosquitos: funciona mesmo?
Apesar dos repelentes não apresentarem uma ótima eficácia para prevenir-se completamente contra os insetos, servem para reduzir os danos causados por mosquitos e pernilongos. Pode usar esse repelente natural em conjunto com outros produtos, nomeadamente incensos, difusores e outras receitas caseiras.
Qual é o melhor cheiro que espanta mosquitos?
Apesar da existência de vários aromas que espantam moscas e outros artrópodes voadores, o cheiro que é amplamente considerado como o mais eficaz é a citronela.
Essa planta apresenta um cheiro verdadeiramente eficaz na missão de afastar as principais pragas urbanas. Contudo, o cravo-da-Índia revela-se uma alternativa com alta eficácia.
O cravo-da-Índia contém uma substância chamada eugenol, algo que é extremamente eficaz para eliminar vários insetos que costumam assombrar a casa. Por isso, ele é usado em óleos essenciais e também é frequentemente utilizado em receitas caseiras.
O fim dos mosquitos na cozinha
A cozinha é um ponto privilegiado para abrigar muitas pragas urbanas. Nesta divisão, encontra-se tudo o que os insetos precisam. Por exemplo, há o lixo, as frutas, as verduras e a matéria orgânica.
Há mosquitos que adoram a divisão, porque podem ficar perto das frutas, principalmente no verão. Por isso, é importante tapar as frutas com uma rede ou um pano.
O calor
Além dos mosquitos que procuram a nossa casa pela fruta, há mosquitos que aparecem no calor. Estes são mais incómodos, porque se espalham pela casa, causam desconforto e porque não nos deixam dormir.
Para se livrar desse tipo de praga, tanto pode usar repelente natural como um artificial. Deve aplicar as técnicas de limpeza recorrentes, para tornar o espaço menos atrativo para eles.
Como acabar com mosquitos no quarto?
O zumbido de pernilongos atrapalha o sono e não nos deixa adormecer. O cansaço e a frustração toma conta de nós. O investimento em difusores é uma boa solução para limpar o ambiente do quarto e proteger a pele. Estes pequenos aparelhos que se devem deixar ligados na tomada durante a noite são bastante eficazes.
Pode colocar um no quarto e outro no quarto de banho. Pode aplicar nesses aparelhos os óleos essenciais de cravo-da-Índia, óleo de citronela, hortelã-verde ou hortelã-pimenta. Importante, não use o óleo de coco como repelente natural, pois a sua eficácia é muito baixa. É um desperdício do produto.
Aprenda a lidar com as pragas:
- O que fazer se for picado por abelhas ou outros insetos
- Livre-se das pragas! Diga adeus às formigas em casa e no jardim
- 2 fórmulas poderosas para acabar com os mosquitos em sua casa
As pessoas também perguntam
Por que a picada do mosquito faz comichão?
A picada do mosquito causa comichão. Tal acontece devido a uma reação do sistema imunológico. Após o mosquito picar a nossa pele para se alimentar de sangue, é injetada por ele saliva com substâncias anticoagulantes para impedir que o sangue coagule.
As substâncias, com as proteínas do próprio mosquito, podem originar uma resposta alérgica no corpo, levando à formação do inchaço, vermelhidão e comichão na área da picada.
Assim, a comichão é uma resposta do corpo ao processo inflamatório originado pela picada, tratando-se de uma tentativa de aliviar a irritação. Evite coçar a área, porque pode piorar a reação alérgica e aumentar a irritação da pele.
Quanto tempo leva para curar uma picada de mosquito?
A comichão pode ser incómoda. No entanto, é importante evitar coçar a área da picada, porque irá aumentar a irritação e o risco de infeção. Se a picada ficar inflamada, muito dolorida ou revelar outros sintomas preocupantes, deve procurar um médico.
O tempo para curar uma picada de mosquito pode variar. Cada pessoa reage de forma distinta. Geralmente, para curar, leva de alguns dias a uma semana. As reações às picadas de mosquito podem incluir sintomas como vermelhidão, inchaço, comichão ou pequenas protuberâncias.
Onde é que os mosquitos se escondem?
Geralmente, os mosquitos tendem a esconder-se em locais húmidos e sombreados, em espaços onde podem descansar durante o dia e sair de noite para se alimentar.
Entre os vários lugares que os mosquitos usam para se esconder estão os seguintes: vegetação densa, áreas com água parada, espaços húmidos em casa, buracos e rachaduras nas paredes, entre outros.
Por que o suor humano atrai mosquito?
Os mosquitos são atraídos pelo suor humano, porque ele contém várias substâncias, nomeadamente ácido láctico, ureia e amónia, que são do agrado dos mosquitos. O próprio calor do corpo humano é outro fator que atrai os mosquitos.
Estes seres irritantes têm recetores sensíveis ao dióxido de carbono exalado pelos seres humanos. São também sensíveis aos odores libertados pelo suor, o que os ajuda a localizar as suas presas.