Mergulhe na atmosfera mágica da livraria mais bonita do mundo, que cativa visitantes de todo o planeta com a sua arquitetura deslumbrante e atmosfera única. A plataforma mundial, One Thousand Libraries, com mais de meio milhão de seguidores, elegeu a Livraria Lello como “A Livraria Mais Bonita do Mundo”. Esta plataforma é a maior comunidade ‘online’ de admiradores e amantes de bibliotecas e livrarias.
Entre as 15 livrarias finalistas, com mais de 200 mil participantes em redor do mundo, com a divulgação dos resultados realizada em agosto de 2023, a Livraria Lello recebeu mais uma vez o título de ‘A Livraria Mais Bonita do Mundo’. Nos restantes lugares do pódio, ficou com o segundo lugar a livraria Shakespeare & Company, localizada em Paris, França e, por fim, no terceiro lugar, ficou a livraria Dujiangyan Zhongshug, localizada em Dujiangyan, na China.
Livraria portuguesa eleita a livraria mais bonita do mundo
A Livraria Lello é uma livraria e editora portuguesa, localizada no Centro Histórico da bela cidade do Porto.
No dia 13 de janeiro de 1906, inaugurou-se o novo edifício da Livraria Lello, na Rua das Carmelitas, causando grande impacto no meio cultural da época e, desde então, que cativa e atrai os leitores e até os escritores, como o escritor espanhol Enrique Vila-Matas que a descreveu como: “A mais bonita livraria do mundo”.
Ou J.K.Rowling que, apesar de ter negado saber da existência desta livraria, a famosa autora britânica (que viveu no Porto) continua associada a esta livraria devido ao mundo que criou nos livros de ‘Harry Potter’, em que se inspirou em algumas características da cidade e dos seus habitantes. Apesar de ter negado uma visita à livraria, J.K. Rowling revelou ser verdade que frequentou e escreveu no Café Majestic e há quem diga que foi neste café localizado na Rua de Santa Catarina que a autora terminou o primeiro rascunho de Harry Potter e a Pedra Filosofal.
Reconhecimento
Ao longo da sua história secular, a Livraria Lello já foi designada como uma das mais belas a nível planetário por outras respeitadas instituições como o jornal inglês The Guardian que a considerou uma das mais belas do mundo, em 2008.
A revista Time colocou-a entre as livrarias mais interessantes do mundo, em 2015, realçando o valor histórico e artístico da livraria. No ano seguinte, em 2016, foi a National Geographic a considerar a Livraria Lello uma das mais bonitas do planeta.
Com a sua arquitetura sedutora, a livraria é um dos edifícios mais conhecidos e emblemáticos da cidade invicta. De acrescentar o seu deslumbrante estilo neogótico, os seus elementos decorativos, o arco abatido na sua fachada, os tetos trabalhados com o grande vitral da claraboia, que ostenta o monograma, e a divisa da livraria “Decus in Labore” (Dignidade no trabalho), além da sua famosa escadaria de grandes dimensões.
Todos estes são os aspetos mais significativos e característicos da livraria.
Valor patrimonial, arquitetónico e cultural
Ao longo dos anos, a Livraria Lello tem-se destacado pelo seu valor patrimonial, arquitetónico e cultural.
Aurora Pedro Pinto, administradora da Livraria Lello, expressou o seu contentamento e regozijo ao afirmar: “É com enorme alegria que recebemos este título, que nos volta a destacar como ‘A Livraria Mais Bonita do Mundo’ e também por termos sido a única livraria portuguesa a participar na votação. A Livraria Lello continua a assumir com orgulho o facto de ser embaixadora do Porto, do Norte, e de Portugal.”
A Livraria Lello é também Monumento de Interesse Público, desde 2013, e aguarda reclassificação como Monumento Nacional pela Direção-Geral do Património Cultural (DGPC).
Algumas curiosidades acerca da Livraria Lello
- A Livraria Lello tinha originalmente o nome de Livraria Chardron. Passou a ter o nome de Lello quando os irmãos José e António Lello a compraram em 1894. Contudo, na atualidade, o nome Chardron permanece na fachada da livraria.
- O edifício da livraria, na Rua das Carmelitas, foi inaugurado em 1906. O seu interior foi desenhado pelo engenheiro Francisco Xavier Esteves.
- A fachada tem estilo neogótico e apresenta painéis simbolistas representando as figuras da Arte e da Ciência, da autoria de José Bielman.
- Personalidades da época participaram na sua inauguração, como o escritor Guerra Junqueiro.
- Atualmente, para se entrar na Livraria Lello deve adquirir um Ticket-Voucher. Existem várias modalidades, com valores a partir de 8 €, valor este que será descontado na compra de um livro.
- Se pretende visitar esta livraria, prepare-se para enfrentar uma fila de apaixonados leitores, assim como de muitos turistas ansiosos por tirar umas fotos nas escadarias da livraria.
- O primeiro proprietário da Livraria fundou a mesma com o dinheiro que ganhou na loteria. Alguns bilhetes de loteria antigos foram encontrados escondidos sob algumas estantes. Hoje, encontram-se expostos numa prateleira no 1° piso
Finalmente, e para realçar novamente a votação ocorrida na plataforma One Thousand Libraries, a língua portuguesa fez-se sentir na categoria das bibliotecas mais bonitas do mundo, onde o Real Gabinete Português de Leitura, situado no Rio de Janeiro, Brasil, conquistou um honrado 3º lugar.