Será que se deve escrever “supracitado” ou “supra-citado”? Será que ambos os termos existem? Será que são sinónimos? Fique a saber! Na língua portuguesa, são muitos os termos que se revelam parecidos. Há parecenças em palavras que incidem no som ou na grafia e até há palavras que não existem, mas que as pessoas teimam em usar. Por exemplo, o termo “losângulo” não existe na língua portuguesa, mas é frequentemente proferido em detrimento de losango, o termo correto. Este é um mero exemplo que revela como as parecenças podem originar confusões que podem gerar momentos embaraçosos.
Por isso, convém saber o máximo sobre a língua portuguesa, pois ela é uma ferramenta indispensável, que nos permite comunicar e singrar, no trabalho, nas relações sociais, na vida em geral. Quer conhecer mais sobre um termo que é constantemente confundido?
Esclareça dúvidas de português. Será que se deve escrever “supracitado” ou “supra-citado”?
Exercício
Para colocar em prática os seus conhecimentos sobre a língua portuguesa, propomos um exercício: será que se deve escrever “supracitado” ou “supra-citado” (mais à frente, faremos a correção do exercício!)?
1) Ora, traduzindo o supracitado com recurso a termos atuais, verifica-se que, em caso de flagrante adultério, o marido que matasse a mulher ou o adúltero, ou ambos, estaria sujeito a ser expatriado – desterrado – durante seis meses para “fora da comarca”, ou seja, para lá de território fronteiriço.
Ora, traduzindo o supra-citado com recurso a termos atuais, verifica-se que, em caso de flagrante adultério, o marido que matasse a mulher ou o adúltero, ou ambos, estaria sujeito a ser expatriado – desterrado – durante seis meses para “fora da comarca”, ou seja, para lá de território fronteiriço.
2) Já quase todos ouvimos falar de ghosting. Talvez os solteiros estejam mais dentro do assunto, mas, regra geral, sabemos que passa por ter uma determinada relação com alguém (mais ou menos profunda) e, subitamente, nunca mais saber nada dela. Como se a pessoa se tivesse eclipsado da face da Terra. Podemos voltar a vê-la meses mais tarde com outra conquista pelo braço, ou, se formos mais arrojados, ir bater à porta de casa do supra-citado fantasma.
Já quase todos ouvimos falar de ghosting. Talvez os solteiros estejam mais dentro do assunto, mas, regra geral, sabemos que passa por ter uma determinada relação com alguém (mais ou menos profunda) e, subitamente, nunca mais saber nada dela. Como se a pessoa se tivesse eclipsado da face da Terra. Podemos voltar a vê-la meses mais tarde com outra conquista pelo braço, ou, se formos mais arrojados, ir bater à porta de casa do supracitado fantasma.
3) O nº 2 do artigo supra-citado menciona ainda que “os rendimentos, quer em dinheiro quer em espécie, ficam sujeitos a tributação, seja qual for o local onde se obtenham, a moeda e a forma por que sejam auferidos.”
O nº 2 do artigo supracitado menciona ainda que “os rendimentos, quer em dinheiro quer em espécie, ficam sujeitos a tributação, seja qual for o local onde se obtenham, a moeda e a forma por que sejam auferidos.”
Reflexão: Será que a forma correta é apenas uma ou será que ambas as formas estão corretas, mas como possuem significados distintos, apenas devem ser usadas em determinados contextos?
Exercício: Sendo assim, qual (ou quais) das seguintes afirmações têm os termos adequados corretamente aplicados?
O significado dos conceitos
Supracitado
Termo que vem de de “supra-”+”citado”. Esta palavra é adjetivo que significa citado anteriormente, já mencionado. Citado mais acima ou referenciado no trecho ou no parágrafo anterior. Este termo significa ainda assinalado ou demonstrado com antecedência.
Supracitado é ainda forma do verbo supracitar, sendo particípio passado de supracitar. Existem determinados termos que, sob certos contextos, podem ser considerados sinónimos de supracitado, nomeadamente: referido, sobredito, supradito, supramencionado.
Análise
Será que se deve escrever “supracitado” ou “supra-citado”? Como tivemos a oportunidade de ver, a forma correta é supracitado. O hífen só se usa quando o prefixo “supra-” precede termos que comecem por vogal ou por consoantes “h”, “r” ou “s”. Ora, na palavra supracitado, “citado” começa com c. Logo, não leva hífen.
Correção
1) Ora, traduzindo o supracitado com recurso a termos atuais, verifica-se que, em caso de flagrante adultério, o marido que matasse a mulher ou o adúltero, ou ambos, estaria sujeito a ser expatriado – desterrado – durante seis meses para “fora da comarca”, ou seja, para lá de território fronteiriço. ✓
Ora, traduzindo o supra-citado com recurso a termos atuais, verifica-se que, em caso de flagrante adultério, o marido que matasse a mulher ou o adúltero, ou ambos, estaria sujeito a ser expatriado – desterrado – durante seis meses para “fora da comarca”, ou seja, para lá de território fronteiriço. X
2) Já quase todos ouvimos falar de ghosting. Talvez os solteiros estejam mais dentro do assunto, mas, regra geral, sabemos que passa por ter uma determinada relação com alguém (mais ou menos profunda) e, subitamente, nunca mais saber nada dela. Como se a pessoa se tivesse eclipsado da face da Terra. Podemos voltar a vê-la meses mais tarde com outra conquista pelo braço, ou, se formos mais arrojados, ir bater à porta de casa do supra-citado fantasma. X
Já quase todos ouvimos falar de ghosting. Talvez os solteiros estejam mais dentro do assunto, mas, regra geral, sabemos que passa por ter uma determinada relação com alguém (mais ou menos profunda) e, subitamente, nunca mais saber nada dela. Como se a pessoa se tivesse eclipsado da face da Terra. Podemos voltar a vê-la meses mais tarde com outra conquista pelo braço, ou, se formos mais arrojados, ir bater à porta de casa do supracitado fantasma. ✓
3) O nº 2 do artigo supra-citado menciona ainda que “os rendimentos, quer em dinheiro quer em espécie, ficam sujeitos a tributação, seja qual for o local onde se obtenham, a moeda e a forma por que sejam auferidos.” X
O nº 2 do artigo supracitado menciona ainda que “os rendimentos, quer em dinheiro quer em espécie, ficam sujeitos a tributação, seja qual for o local onde se obtenham, a moeda e a forma por que sejam auferidos.” ✓
Leia também:
- As 10 maiores palavras da língua portuguesa
- Língua Portuguesa: 10 dos melhores Provérbios Portugueses
- 15 Expressões Populares da Língua Portuguesa
NCultura
Se leu “Língua Portuguesa: escreve-se supra-citado ou supracitado?” e gostou deste artigo, deixe-nos o seu comentário!
Se gostou deste tema pode procurar outros artigos sobre Português no NCultura.
Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões.
Se é apaixonado pela língua portuguesa, saiba que há muitos mais artigos para ler no NCultura.
Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: turismo e viagens, lifestyle, receitas, vinhos, histórias, entre outras…