Língua Portuguesa: escreve-se A fim ou Afim?
A fim ou afim serão a mesma coisa? Certamente que não. Mas qual a diferença? Tire todas as suas dúvidas, lendo o presente artigo.
A língua portuguesa é um património rico que devemos estimar e a melhor forma de o fazer é respeitá-lo, conhecendo as suas regras e dominando-as da melhor forma.
Portanto, nada como estudar as suas particularidades, de modo a evitar cometer equívocos como, por exemplo, não distinguir a diferença entre a fim ou afim.
Escreve-se a fim ou afim?
Comecemos por um teste diagnóstico. Qual das seguintes opções estará correta? Faça os seguintes 3 exercícios e teste os seus conhecimentos.
a) Ele fez uma denúncia anónima, afim de proteger a sua privacidade.
b) Ele fez uma denúncia anónima, a fim de proteger a sua privacidade.
a) Se você, um familiar seu, um amigo ou a fim voltarem a esta casa eu reporto à polícia!
b) Se você, um familiar seu, um amigo ou afim voltarem a esta casa eu reporto à polícia!
a) O jornalista não revelou a sua fonte, afim de salvaguardar a identidade da pessoa que lhe forneceu toda a informação.
b) O jornalista não revelou a sua fonte, a fim de proteger a identidade da pessoa que lhe forneceu toda a informação.
Feito o exercício diagnóstico, interessa-nos agora conhecer a definição de ambas as expressões, a fim de as ficarmos a conhecer e identificarmos as principais diferenças entre estas duas possibilidades.
Solução: 1b), 2b), 3b).
Pode ver-se, frequentemente escrita, as expressões “a fim de” ou “a fim de que” como sinónimos de “para” ou “para que”.
A expressão “a fim” (de algo) é uma locução prepositiva, que tem como significado com a finalidade de…; com o objetivo de…; com o propósito de…; com a intenção de… Pode ser encarada como sinónimo de “para”, ou seja, “Ele fez isto para ganhar aquilo”, o mesmo que “Ele fez isto a fim de obter aquilo”.
Também é frequente lermos a expressão “a fim (de que)”, uma locução conjuncional que pode ser encarada como sinónimo de “para que”: “A Joana enviou a presente declaração para o jornal a fim de que todos possam perceber o que ela solicitou.” é o mesmo que “A Joana enviou a presente declaração para o jornal para que todos possam perceber o que ela solicitou.”
Exemplos do uso de “a fim (de/de que)”
- Ele juntou dinheiro a fim de pagar a licenciatura
- A Maria denunciou tudo à polícia, a fim de que ele possa ser responsabilizado pelo que fez.
Afim é um adjetivo que significa com afinidade. Pode ser um sinónimo de semelhante, próximo, idêntico, parecido, análogo.
Afim (de ou de que) é uma locução prepositiva que só devemos usar quando estamos a falar de algo ou de alguém com quem se tem afinidade, que é um parente por afinidade, por exemplo.
Exemplos do uso de afim
- Quando alguém próximo do juiz, um familiar um amigo ou afim interfere direta ou indiretamente na sua decisão, esta deve ser anulada.
- No Código do Trabalho, estão previstas faltas por motivo de falecimento de cônjuge, parente ou afim.
Após este esclarecimento, é possível saber quando e como usar cada uma destas expressões, evitando gaffes indesejadas. Se confundir estes termos é algo impercetível na oralidade, o mesmo não acontece na escrita, pelo que é fundamental compreender e dominar as regras acima expostas.
_