Foi distinguida pelo Guiness Word Records em 2011 e está em funcionamento desde 1732. É Portuguesa e fica em Lisboa a Livraria mais Antiga do Mundo: a Bertrand do Chiado.
O livro do Guinness World Records é uma referência que permite que se tenha acesso a diversas curiosidades sobre o mundo, revelando recordes muito diferentes, com áreas de interesse distintas. Tem recordes que podem ir do homem mais alto do mundo ou da pessoa mais rápida a comer cachorros quentes. Existem alguns deles que são portugueses.
Um dos mais interessantes é o que se refere uma livraria nacional como a mais antiga. Uma livraria que sobreviveu a diversos acontecimentos marcantes, tais como “o” terramoto de Lisboa, uma guerra civil, um regicídio, a implantação da República, a unificação da Europa, entre tantos outros momentos marcantes.
A livraria mais antiga do mundo é portuguesa
O reconhecimento
A Livraria Bertrand do Chiado foi distinguida como a livraria mais antiga do mundo e ainda se encontra em funcionamento. A distinção feita pela famosa entidade Guinness World Records deve deixar todos os portugueses orgulhosos. A marca foi reconhecida pelo Guinness World Records, em 2011.
Localização
A Livraria Bertrand do Chiado encontra-se na Rua Garrett, sendo um espaço icónico da capital portuguesa.
História
A Bertrand do Chiado é a livraria mais antiga do mundo em funcionamento. O seu reconhecimento é fruto de uma antiguidade que percorre séculos. Ela vende livros desde 1732! Foi nesse ano que Pedro Faure abriu uma livraria na Rua Direita do Loreto. Anos mais tarde, mais precisamente em 1742, Pedro tornou-se sócio de um francês chamado Pierre Bertrand. O casamento da sua filha com Bertrand permitiu fortalecer a sociedade criada.
A livraria ganha o nome de “Pedro Faure e Irmãos Bertrand”, em 1747, algo que acontece depois de Jean Joseph Bertrand, irmão de Pierre, ter optado por ficar em Lisboa e unir-se ao negócio.
A empresa passa a ser conhecida como “Irmãos Bertrand” em 1753, na sequência do falecimento de Pedro. Pouco depois, em 1755, acontece uma das maiores tragédias da história de Portugal. Ocorre o fortíssimo terramoto que destruiu a cidade de Lisboa e, naturalmente, que a livraria ficou devastada. Por isso, em 1756, a livraria passa a funcionar perto da Capela de Nossa Senhora das Necessidades.
Só no ano de 1773 a livraria regressou ao seu local de origem. A região da baixa pombalina foi reconstruída, o que permitiu o regresso da livraria, quase duas décadas depois.
Agora, ela fica situada na Rua Garret, espaço onde permanece até à atualidade, bem perto do seu local de origem.
Características
A Livraria Bertrand do Chiado tem características singulares, proporcionando uma experiência peculiar. Entrar na loja representa a realização de uma viagem no tempo.
Ao percorrer as sete salas, estamos a viajar por uma parte da História e da literatura portuguesas.
A Bertrand do Chiado é uma loja que vende livros, sendo um espaço único, onde é possível aceder a várias salas e viajar pelos mundos dos autores que as apadrinham. A entrada pela porta principal dá acesso à primeira sala, a sala Aquilino Ribeiro. O “Cantinho do Aquilino” encontra-se à direita, junto à estante que destaca a sua obra, um espaço onde o escritor fazia as suas leituras e se recolhia nos seus pensamentos.
Outros padrinhos que merecem uma sala com um espaço que lhes é dedicado são: José Saramago, Eça de Queiroz, Almada Negreiros, Alexandre Herculano e Sophia de Mello Breyner. Em todas as salas, há uma estante dando destaque à obra do autor e ainda uma placa onde a história desses escritores é contada.
Curiosidades
Existe um excerto de uma carta de Almeida Garrett (in Relações de Garrett com os Bertrand – Cartas Inéditas: 1834 – 1853) em que este elogia o trabalho desenvolvido pelos irmãos Bertrand.
A Livraria Bertrand do Chiado tornou-se ao longo do tempo num espaço icónico que recebeu regularmente figuras ilustres da História do país, nomeadamente alguns dos nomes grandes do pensamento e da literatura portuguesas, tendo sido frequentada por pessoas tão carismáticas quanto Bocage, José Agostinho Macedo ou Curvo Semedo.
Neste espaço emblemático, houve tertúlias literárias realizadas por importantes escritores da Geração de 70, nomeadamente por Alexandre Herculano, Eça de Queiroz e Ramalho Ortigão, entre outros.
Já se pode almoçar na livraria mais antiga do mundo
Com entrada pela Livraria ou pela Rua Anchieta, o Café Bertrand propõe uma ementa com pratos e criações inspirados na cozinha portuguesa. Os apreciadores de vinhos não se sentirão defraudados, a carta conta com mais de 60 referências nacionais, de todas as regiões.
Neste espaço intimista e tranquilo, onde os visitantes são recebidos por um grande mural de Fernando Pessoa da autoria da artista Tamara Alves, o conceito é verdadeiramente livresco: os pratos que constam na ementa inspiram-se em livros de gastronomia, de vinhos, de poesia.
Informação útil
Morada: Livraria Bertrand – Rua Garrett, 73-75 – Chiado, Lisboa (Portugal)
Horário de Funcionamento: aberta das 9h às 22h, todos os dias.
Mais informações, aqui.
Também poderá gostar de ler:
- Lisboa tem um dos restaurantes mais antigos do mundo
- Portugal tem um dos edifícios únicos mais incríveis do mundo
- Portugal tem um dos Destinos Medievais mais bonitos da Europa
NCultura
Se leu “Lisboa tem a livraria mais antiga do mundo: a Bertrand do Chiado” e gostou deste artigo, deixe-nos o seu comentário! Se gostou deste tema, pode procurar outros artigos sobre Curiosidades no NCultura. Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões.
Se é apaixonado/a pelo mundo das viagens, da gastronomia regional, história e curiosidades, fique a saber que há mais artigos no NCultura, sobre essas temáticas. Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: Língua portuguesa, Lifestyle, Histórias, Receitas, entre outras…