Língua Portuguesa: 9 das palavras mais engraçadas
Na língua portuguesa, há palavras divertidas, essencialmente pela sua fonética. Conheça algumas em seguida, são 9 das palavras mais engraçadas da nossa língua.
Aprender uma língua pode ser divertido, principalmente quando descobrimos palavras que têm uma sonoridade mais peculiar e, por isso, engraçada.
Fique a conhecer termos surpreendentes, desvende os seus significados e, acima de tudo, pronuncie-os em voz alta para que possa verificar como são engraçadas e musicais estas palavras da língua portuguesa.
Salamaleque
Do árabe salam’alaik, “a paz esteja convosco”, esta é uma fórmula de saudação entre os muçulmanos. Na língua portuguesa, é um substantivo masculino usado como cumprimento afetado ou exagerado; grande reverência ou mesura.
Por exemplo: Ela cumprimentou o Presidente com um salamaleque.
Piripaque
Este é um substantivo masculino que remete para um problema ou doença de causa desconhecida ou pouco grave. O mesmo que macacoa.
Por exemplo: De repente, o homem sofreu um piripaque.
Bugiganga
Este é um substantivo feminino, sinónimo de quinquilharia ou objeto de pouco valor, bagatela. Pode também designar a rede de cerco.
Por exemplo: Ela nunca usa joias, só bugiganga.
Quinquilharia
Use este substantivo feminino quando se quer referir a brinquedos de crianças; bagatelas; ou miudezas.
Por exemplo: Pelo chão da sala, estava espalhada toda a quinquilharia da criança.
Faniquito
Aplica-se este substantivo masculino sempre que nos referimos a um pequeno fanico, ou seja, a um ataque nervoso ligeiro; o mesmo que chilique.
Por exemplo: Por causa da discussão, a rapariga teve um faniquito.
Quiproquó
Do latim quid pro quo, ou seja, aquilo [que está] em vez de outra coisa.
Substantivo masculino que se refere ao ato de entender uma coisa ao contrário do que ela significa; tomar algo pelo seu oposto; interpretar algo erradamente. Tolice ou trocadilho.
Por exemplo: À conta daquele quiproquó, elas desentenderam-se.
Zunzunzum
Zunzunzum ou, simplesmente, zunzum é um substantivo masculino que pode funcionar como onomatopeia e remeter para o ruído das moscas e de outros insetos, por exemplo. Contudo, esta expressão pode também descrever informação pública não confirmada, isto é, um boato, rumor ou mexerico.
Por exemplo: Há para aí um zunzunzum de que aquela empresa foi à falência.
Mequetrefe
Provavelmente do espanhol mequetrefe, este é um substantivo de dois géneros que indica pessoa reles, sem carácter; intrujona; intrometida; sem importância.
Por exemplo: Aquele indivíduo é uma pessoa sem interesse; um mequetrefe.
Ziguezague
Originário do francês zigzag, este substantivo masculino refere-se a uma série de linhas que formam, alternadamente e entre si, ângulos reentrantes e salientes. Também pode significar uma volta com muitas curvas e contra-curvas; sinuosidade; torcicolo.
Por exemplo: Devido ao ziguezague do caminho, fiquei enjoado.
Se gostou deste artigo também poderá gostar de:
Língua Portuguesa: 20 insultos pouco conhecidos e inconvenientes
Língua Portuguesa: estas 6 palavras não existem em inglês
Língua Portuguesa: 8 erros de português que mancham a sua imagem
Língua Portuguesa: 8 palavras roubadas pelos ingleses
_
Muito bom!