Língua Portuguesa: 8 palavras que mudaram com o AO e porquê
O Novo Acordo Ortográfico trouxe algumas regras que vale a pena ficar a conhecer, caso queira ou tenha de seguir o novo padrão de escrita: 8 palavras que mudaram com o AO.
Apreciado por uns, odiado por outros, o novo Acordo Ortográfico é tudo menos consensual. Certo é que, em muitas circunstâncias, somos “forçados” a adotar as alterações de escrita que ele trouxe.
Letras eliminadas, acentos preteridos, palavras que se aglutinaram,… são várias as mudanças que novo AO trouxe e, se ainda tem dúvidas sobre algumas regras e exceções, espreitar alguns exemplos pode ajudar a fixar certas normas e a escrever mais corretamente.
Portanto, fique a conhecer e tome nota de 8 palavras, cuja grafia mudou com a entrada em vigor do novo Acordo Ortográfico, e perceba o porquê dessa alteração.
Ação
Como muitas outras palavras, ação foi mais um dos vocábulos a “perder” a letra “c”, com a entrada em vigor do novo AO. O motivo para a eliminação do “c” que existia entre o “a” e o “ç” é muito simples: naquele caso, o “c” é uma consoante que não se pronuncia.
Adoção
Neste caso, deu-se a eliminação do “p” que existia entre o “o” e o “ç”, mas a justificação é semelhante à do caso anterior – neste vocábulo, o “p” era uma consoante que não se pronunciava.
Antirrugas
Agora, falamos da abolição dos hífens. Neste caso, e porque temos uma palavra formada por um prefixo terminado em vogal seguido de uma palavra começada por “r”, dá-se a aglutinação, dobrando-se, neste exemplo, a consoante “r”.
Antissocial
O mesmo fenómeno de aglutinação acontece em antissocial, pois a palavra é igualmente formada por um prefixo terminado em vogal seguido de uma palavra começada, neste caso, por “s”, dobrando-se a consoante.
Autoestrada
Este já é um caso onde a aglutinação, embora também aconteça, não dá lugar à duplicação de nenhuma letra, visto que o prefixo termina em vogal e é seguido por uma palavra também começada por uma vogal, embora diferente.
Gaita de Foles
Como aconteceu com a maior parte das locuções, também esta locução substantiva perdeu os hífens que “uniam” cada uma das palavras.
Gostamos / Gostámos
A não obrigatoriedade de alguns acentos foi outra das “novidades” trazida pelo novo AO. Nos verbos da primeira conjugação (terminados em -ar), na primeira pessoa do plural do pretérito perfeito do indicativo, o acento gráfico na penúltima sílaba é facultativo.
Inverno
As maiúsculas também deixaram de ser obrigatórias em algumas situações. É o caso das estações do ano que, agora, devem ser escritas com a letra inicial minúscula.
Se gostou deste artigo também poderá gostar de:
Língua Portuguesa: 10 palavras que todos dizem mas poucos sabem escrever
Língua Portuguesa: a origem e significado de 7 Expressões Populares
Língua Portuguesa: «Obrigada» e «Copo de água» são erros?
Quiz da Língua Portuguesa «05»
_