Passo a passo para sapatos impecáveis. Aprenda a limpar sapatos de pele, camurça ou verniz de forma eficaz e mantenha-os como novos! Muitas vezes, a higienização do calçado é subestimada. No entanto, ela deve ser uma preocupação, na medida em que é o calçado que suporta os nossos pés durante o dia, quer quando caminhamos na rua, quer quando estamos por casa.
Assim, os sapatos devem merecer todos os cuidados e ser limpos de acordo com as suas caraterísticas distintivas, seja material, tipo de sujidade, entre outros aspetos.
Para o ajudar a saber como higienizar cada tipo de calçado que tem em casa, criámos um guia prático e útil que deixa dicas e truques essenciais sobre como lavar o mais variado tipo de calçado, de modo a mantê-lo cheiroso e apresentável por mais tempo.
No entanto, tenha em consideração os cuidados a ter, para não danificar o calçado, ao tentar lavá-lo.
Aprenda a limpar sapatos de pele, camurça ou verniz corretamente
Antes de lhe explicar como limpar devidamente o seu calçado, há precauções que deve tomar diariamente, de modo a melhor conservar o bom estado do calçado por mais tempo. Eis alguns dos cuidados diários que deve ter com os seus sapatos:
- Arejar: sempre que chega a casa e se descalça, antes de guardar os sapatos, deve deixá-los a arejar durante algum tempo.
- Limpar superficialmente: diariamente, deve ir escovando ou passando um pano no calçado que vai usando, de forma a evitar a acumulação de bactérias e de sujidade na sola dos sapatos. Para isso, pode usar uma esponja ou pano.
- Utilizar papel absorvente: experimente guardar o seu calçado com uma folha de jornal ou de papel absorvente no seu interior. Assim, esse papel acumula o mau odor e a humidade.
- Lavar com bicarbonato: uma vez por mês, deve lavar os sapatos com bicarbonato de sódio ou álcool. Outra opção é recorrer a desodorizantes e a talcos para calçado.
Passo a passo para limpar sapatos em pele
- Recorra a uma escova de cerdas macias ou a um pano húmido para remover a sujidade das botas ou dos sapatos de pele, delicadamente, para não riscar.
- Depois, deixe secar o calçado naturalmente.
- A seguir, deve hidratar bem a pele do calçado, para que fiquem mais suaves e não estalem. Para isso, pode aplicar um creme incolor e neutro, sem químicos ou tintas. Deve aplicar o hidratante com uma esponja ou pano e esperar que a pele dos sapatos a vá absorvendo.
- Finalize, esfregando os sapatos com um pano de algodão ou uma escova para polir e dar brilho. Repita este processo cerca de duas vezes por mês.
Aprenda métodos eficazes para limpar sapatos de camurça
Escovar
- Compre uma escova própria para limpar sapatos de camurça.
- Depois, escove delicadamente o sapato, de forma a remover pó e sujidade seca, escovando sempre no mesmo sentido.
- Pode remover os arranhões, raspando delicadamente a região afetada com uma faca.
- Também pode recorrer a uma borracha para apagar as manchas mais difíceis e persistentes.
- Termine, passando um spray protetor da camurça para proteger o calçado.
Enxaguar
- Humedeça o exterior do calçado e passe uma escova molhada pelo sapato.
- Depois, remova o excesso de água com um pano seco e coloque um papel amassado dentro do sapato para que mantenha o seu formato.
- Deixe a secar de um dia para o outro, em local bem ventilado.
- Quando o calçado estiver bem seco, passe uma escova suavemente pela camurça.
Remover manchas mais difíceis
- Gordura: para remover manchas de gordura, esfregue com uma escova de limpar as unhas e água morna.
- Lama: se os sapatos tiverem lama, deixe-os secar naturalmente. Depois, com uma escovinha, remova a lama. Depois, deixe o calçado a secar. Volte a escovar para retirar a sujidade que persista.
- Chiclete ou cera: coloque os sapatos com chiclete ou cera num saco plástico e leve ao frigorífico para endurecer a sujidade. Depois, passe a escova para retirar os resíduos.
- Sangue: remova as manchas pressionando o algodão humedecido em água oxigenada sobre a mancha até ela desaparecer.
- Tinta: se a mancha de tinta ainda estiver fresca, use uma toalha para absorver. Se já estiver seca, deve utilizar uma lixa para raspar a mancha ou aplicar algodão humedecido em álcool líquido.
Aplicar soluções caseiras
- Vinagre branco: coloque sobre a mancha um pano embebido num pouco de vinagre. Deixe secar e depois escove.
- Palha de aço: passe a palha de aço pelas zonas com manchas secas.
- Polidor das unhas: passe o polidor sobre as manchas e, depois, exponha o calçado a um ambiente com vapor.
Melhore a sua rotina com estas dicas:
- Os melhores métodos para limpar talheres de prata
- Como limpar o exaustor eficazmente e sem produtos agressivos
- Como descongelar o congelador do frigorífico rapidamente
Veja como limpar sapatos de verniz
- Utilize um pano húmido: remova o pó recorrendo a um pano de flanela ou camurça húmido. Use uma escova para remover a sujidade entre as costuras.
- Use azeite: o azeite hidrata, remove riscos e elimina pequenas manchas. Portanto, para limpar, pode mergulhar um pano de algodão em azeite, esfregar nos sapatos e deixar atuar por 20 minutos. Passe depois um pano limpo para absorver o excesso de gordura.
- Aplique vaselina ou óleo: aplique vaselina num pano macio e esfregue nas marcas a remover.
- Opte por limpa-vidros: para as manchas mais persistentes, deve usar limpa-vidros.
Cada calçado merece o seu cuidado, mas, como viu, é muito simples conseguir manter o seu calçado sempre bonito, cheiroso e com uma aparência como se tivesse acabado de sair da sapataria!