A atenção está nos detalhes! Saiba o tipo de comportamento da família real, incluindo o de Kate Middleton que é obrigada a cumprir 10 regras de etiqueta da realeza.
Mesmo não fazendo parte da família real, há aspetos das suas etiquetas que vale a pena conhecer e replicar no nosso dia a dia. Isso é capaz de tornar as nossas relações mais bem-sucedidas e a facilitar a nossa integração nos mais diversos contextos.
Não acredita? Então, fique a conhecer 10 regras de etiqueta da realeza que pode e deve pôr em prática no seu quotidiano.
Kate Middleton obrigada a cumprir 10 regras de etiqueta da realeza
Vestir-se adequadamente
Segundo Emilie Dulles, especialista em etiqueta: “Cabe à nossa sociedade estar à altura da ocasião e vestir-se mais adequadamente para o seu ambiente de trabalho e também para as suas saídas sociais.”
Isso significa saber o que usar em cada contexto. O fato de treino é indicado para o ginásio, mas não para um evento ou festa, onde se deve esmerar na indumentária. Ter esta sensibilidade deve ser importante em qualquer estrato social.
Proteger a zona do decote
Além de evitar decotes muito pronunciados, especialmente em contexto profissional, por exemplo, é importante saber usar o decote e, em certas circunstâncias, disfarçá-lo, seja com um lenço, seja com outro acessório.
Saber sentar-se
Cruzar as pernas à altura dos joelhos não é algo que os membros da realeza costumem fazer, pois não é considerada uma forma elegante de estar sentado. Em alternativa, eles costumam cruzar as pernas, mas ao nível do tornozelo, mantendo os joelhos e os tornozelos juntos. Assim, irá transmitir a sensação de que as suas pernas até são mais longas.
Pintar as unhas com tons neutros
Geralmente, a realeza costuma preferir pintar as unhas com cores claras e nude, pois confere mais elegância e faz com que as pessoas não se distraiam. Assim, guarde os vernizes de tons mais fortes para as festas ou eventos sociais e opte por cores suaves para o dia a dia que, além de mais simples, são mais resistentes e mantêm-se com boa aparência por mais tempo.
Avaliar a altura da saia
Não há regra quanto ao comprimento que uma saia deve ter. Embora a rainha use sempre saias e vestidos ao nível do joelho, essa não é uma regra seguida por todos os membros da família real. O mais importante é usar saias com que se sinta confortável e que se adequem ao contexto em que está, se uma festa, se o seu local de trabalho.
Ter cuidado com aquilo que se diz
Os membros da família real têm sempre muito cuidado com a forma como se expressam, para não cometerem erros, mas para também não dizerem coisas inapropriadas. Esta é uma prática que todos devíamos ter no nosso dia a dia. Falar pausadamente e pensar bem antes de falar.
Usar as mãos adequadas para segurar nos objetos
É importante saber a função de cada utensílio de cozinha, com que mão deve ser pegado e, ainda, não o trocar constantemente de mão.
Saber sair da mesa
Sempre que tiver de interromper a refeição, seja para ir ao WC, seja para atender uma chamada, deve apenas dizer “com licença”, levantar-se e abandonar a mesa, sem mais explicações ou detalhes.
Dobrar os guardanapos ao meio
A realeza costuma dobrar os guardanapos ao meio, com o vinco voltado para si, de modo que a sujidade dos lábios fique presente no interior do guardanapo e não no exterior, visível para todos.
Apertar as mãos
De acordo com a etiqueta real, durante o aperto de mão deve haver contacto visual e deve segurar-se a mão do outro com firmeza, sacudindo-a duas ou três vezes. Isso transmite confiança na medida certa.
Leia também:
- Carlos ou Princesa Diana, quem traiu primeiro?
- As 7 coisas que a família real britânica está proibida de fazer
- O australiano que afirma ser o filho secreto de Carlos III e Camilla
- Rei Carlos III e a refeição que ele nunca come
Confira ainda alguns factos sobre Kate Middleton que muitos desconhecem
Tem um irmão chamado James
A irmã mais nova de Kate, Pippa, ficou muito conhecida do público, mas o mesmo não aconteceu com o seu irmão mais novo, James.
Ele tem uma empresa chamada Boomf, que permite a impressão de gráficos e de fotos pessoais em marshmallows. Atualmente, ele ainda trabalha como guia turístico no hotel do sogro de Pippa, na Escócia.
Kate e a rainha partilham um nome
O nome completo de Kate é Catherine Elizabeth Middleton. Ou seja, é Elizabeth, tal como a rainha.
É duquesa e princesa
Depois do casamento com William, Kate passou a ter o título oficial de Sua Alteza Real (HRH), a Duquesa de Cambridge.
Os seus pais têm a empresa Party Pieces
A Party Pieces é uma loja online de consumíveis para festas. Vale cerca de £30 milhões (cerca de US$ 39,5 milhões), segundo a revista Money.
Em criança, Kate serviu de modelo para a empresa dos pais
Segundo Claudia Joseph, autora de “Kate: The Making of a Princess”, tanto Kate, como Pippa, costumavam desfilar para os catálogos da Party Pieces.
Em 2008, a Duquesa lançou a linha First Birthdays
Inserida na empresa dos pais, esta linha visa fornecer consumíveis para as festas de aniversário de bebês.
Gosta de velejar e de jogar ténis e hóquei
Segundo o site oficial da família real, Kate gosta muito de desporto, Natureza e atividades ao ar livre.
Frequentou o mesmo internato da Princesa Eugenie
Enquanto adolescente, Kate estudou no Marlborough College, um internato em Wiltshire, no Reino Unido, onde a Princesa Eugenie também andava.
Ficou envergonhada quando conheceu o Príncipe William na faculdade
Ambos se conheceram na Universidade de St Andrews, em Fife, Escócia. Na entrevista oficial do noivado do casal, em 2010, Kate reconheceu que “ficou vermelha” quando conheceu o príncipe e que se sentiu muito intimidada.
Kate e Will eram colegas de quarto, mesmo antes de começarem a namorar
Na entrevista oficial do noivado do casal, Will disse que ele e Kate eram amigos há mais de um ano antes de terem começado a namorar e até partilhavam o mesmo apartamento com outras pessoas.
Formou-se em História da Arte
Segundo a BBC, a duquesa formou-se com honras de segunda classe, em História da Arte, em 2005.
Kate e Will separaram-se em 2007
Em abril de 2007, o jornal The Sun informou que o casal fez um “acordo amigável” para se separar. Porém, o casal terá reatado três meses depois, em julho.
Treinou para cruzar o Canal da Mancha num barco dragão
No verão de 2007, Kate juntou-se a uma tripulação de barcos de dragão totalmente feminina, chamada The Sisterhood, para treinar a travessia do Canal da Mancha contra uma tripulação masculina. O objetivo era angariar dinheiro para caridade.
O anel de noivado da Kate pertenceu a Diana
Em 1981, Diana escolheu o seu anel de noivado, uma pedra de safira de 12 quilates com 14 diamantes em ouro branco. Mais tarde, o anel foi herdado pelos seus filhos e oferecido por William a Kate, no seu pedido de noivado.
O vestido de noiva de Kate tinha uma fita azul secreta costurada nele
Em 2011, Kate seguiu a tradição da noiva usar “algo antigo, algo novo, algo emprestado e algo azul”.
“Algo antigo” foi a técnica tradicional de fabricação das rendas Carrickmacross usadas para criar o seu vestido, desenhado pela diretora criativa de Alexander McQueen, Sarah Burton.
“Algo novo” foi o par de brincos de diamantes, dado pelos seus pais.
“Algo emprestado” foi a tiara de halo Cartier, emprestada pela rainha.
“Algo azul” foi uma fita azul costurada no interior do seu vestido de noiva.
Teve um segundo vestido para a altura da receção dos convidados
Para a receção do casamento, à noite, Kate escolheu outro design de Alexander McQueen. Neste caso, um vestido de cetim sem alças com decote e cinto.
Iniciou uma campanha de saúde mental
Em 2016, envolveu-se na iniciativa Heads Together with Will and Harry, a qual pretende acabar com o estigma em torno da saúde mental. A campanha trabalha com várias instituições de caridade, de modo a consciencializar sobre problemas de saúde mental e ajudar as pessoas a pedir e a encontrar apoio.
Kate e William têm programas de TV favoritos
Numa entrevista à BBC Radio 1, em 2017, Will e Kate confessaram ver séries como “Game of Thrones”, “Homeland” e “Downton Abbey”.
Adora fotografia
Segundo o site oficial da família real, Kate é uma ótima fotógrafa e membro honorário da Royal Photographic Society. A duquesa também gosta de artes visuais, design e têxteis. É ainda a primeira patrona real do Victoria and Albert Museum, em Londres, desde 2018.
Kate e William têm um cão
Numa entrevista ao “Good Morning America”, em 2014, James, irmão de Kate, confessou que ofereceu ao casal, como prenda de casamento, o cão Lupo, um cocker spaniel.