Traveler é uma referência na área do turismo, enquanto revista e como plataforma digital. José Miguel Barrantes Martín é o autor de um artigo dedicado ao nosso país. Trata-se de Boticas (Portugal): el municipio del “Vino de los Muertos”. Segundo o jornalista, Boticas é “uma bela cidade que nos fará renascer…”, onde há muito para conhecer
A aventura foi realizada por terras fronteiriças entre Espanha e Portugal. A viagem passou por uma fronteira que é reconhecida como a mais longa entre dois países da União Europeia. Esta fronteira é designada como La Raya ou A Raia.
A fronteira Espanha-Portugal é uma das mais antigas fronteiras da Europa. Esta fronteira reconhecida pelo epíteto de A Raia apresenta alguns limites estabelecidos desde o tempo do Condado Portucalense e do Reino de Leão.
De um modo mais abrangente, a Raia é o espaço geográfico, em que as populações de um e de outro lado da fronteira política, partilham elementos históricos, linguísticos, culturais e económicos. O caráter difuso que mistura territórios com histórias e culturas irmãs.
Ao longo dos séculos, as vicissitudes da história fizeram com que a fronteira hispano-portuguesa sofresse diversas alterações deixando ao critério dos povos a responsabilidade de ter ou não contacto entre eles.
As regiões da Galiza e de Trás-os-Montes viveram esta realidade, tendo estabelecido laços que transcenderam os limites fronteiriços. As Terras de Barroso são exemplo disso. Elas apresentam raízes comuns com a Galiza no século XI.
Elas acabaram por ser identificadas com os termos atuais de Montalegre e Boticas. Tratam-se de terras com uma identidade agrícola e pecuária de reconhecimento mundial, que têm na Barrosa ou na Barrosana a sua efetividade bovina.
Boticas tem no “Vinho dos Mortos” uma atração imperdível, que conta com uma história fascinante. O vinho é um dos produtos estrela do concelho de Boticas. Não é por acaso que tal acontece. Deve-se à riqueza agrícola destas terras no distrito de Vila Real.
Boticas apresenta-se no Alto Trás-os-Montes. Boticas pode gabar-se de produzir um dos vinhos mais peculiares de Portugal, embora essa curiosidade tenha tido uma origem surpreendente, tendo surgido por mero acaso.
O famoso Vinho dos Mortos surgiu devido a uma descoberta fortuita que remonta ao tempo da ocupação francesa no país. A sua origem acontece antes do avanço das tropas gaulesas, no alvorecer do século XIX, enquanto os franceses prosseguiram a sua contínua pilhagem das áreas conquistadas.
Foi nesse contexto que a população de Boticas decidiu proteger o seu vinho que era um dos seus bens mais preciosos. A ideia que surgiu foi a de enterrar o vinho debaixo do chão das suas caves.
Os habitantes de Boticas regressaram para as suas casas mais tarde, pois, com o tempo, os franceses acabaram por partir. No seu regresso, os habitantes locais pensaram que os seus vinhos tinham sido descobertos e arruinados. No entanto, surpreendentemente, descobriram que não só os vinhos estavam intactos, como apresentavam melhores propriedades.
Foi desta forma que estes vinhos foram batizados como “vinho dos mortos” porque foram enterrados. Foi devido a esta descoberta que se constatou que esta nova técnica melhorava os vinhos. Por isso, mantiveram essa tradição de enterrar os vinhos, fazendo com que os vinhos da terra apresentassem a marca distintiva de Boticas.
Fazer uma visita ao Repositório Histórico do “Vinho dos Mortos” revela-se uma experiência que não se pode perder. Este espaço está presente entre os núcleos de Boticas e da Granja. Este é o sítio perfeito para conhecer mais sobre este produto.
O Repositório Histórico do “Vinho dos Mortos” é um espaço destinado a contar a história deste vinho invulgar. O nome do vinho atrai a atenção e a sua história contribui para valorizar o doce néctar.
Locais de interesse
- Centro de Artes Nadir Afonso
- O Parque Arqueológico Vale do Terva
- O Ecomuseu de Barroso
- O Centro Europeu de Documentação e Interpretação da Escultura Castreja
- Boticas Parques
Se gosta de vinhos, vai gostar de ficar a saber:
Adega Vinho dos Mortos
Contactos: [email protected] / +351 964 396 782
Morada: Rua de Santo Aleixo nº 29, 5460-330 Boticas, Portugal
Saiba mais sobre o vinho dos mortos, aqui.
Pode visitar Boticas e comprar umas garrafas deste vinho especial. No entanto, se não se deslocar a este local e desejar provar o vinho dos mortos, pode comprar o vinho pela loja online.
Vinho dos Mortos 2021 – Caixa de 1 Garrafa
Preço normal: €15,95
Vinho dos Mortos 2021 – Pack 6 Garrafas
Preço normal: €89,96