Será que a Igreja de Válega é a igreja mais bonita de Portugal? Portugal tem muitas igrejas que se destacam em diferentes vertentes. A localização, a importância, a altura, o estilo, a talha dourada, os vitrais, os azulejos estão entre as várias características que podem fazer com que uma igreja se destaque.
A presença dos azulejos numa determinada igreja tornou-a incrivelmente bela, uma verdadeira obra-prima da arte azulejar. A igreja de Válega (referida por vezes como Igreja de Nossa Senhora do Amparo) é um daqueles tesouros que todos deveríamos visitar pelo menos uma vez na vida.
Ela tem tido alguma visibilidade por ser considerada por muitos como a Igreja mais bela do nosso país, mas todos os elogios são escassos para a descrever. A sua beleza é realmente uma das características que torna esta igreja num exemplo sem igual. Pretende saber mais sobre a Igreja de Válega?
Provavelmente, a Igreja de Válega é a igreja mais bonita de Portugal
O edifício
Localizada na freguesia de Válega (no concelho de Ovar, que integra o distrito de Aveiro), a Igreja de Válega tem encantado o mundo com a sua beleza. Um edifício cujo início da sua construção remonta ao ano de 1746. Essa construção foi, no entanto, um processo longo, tendo demorado mais de um século a conhecer-se a sua conclusão.
Leia também: Mosteiro da Batalha: história e lendas de um monumento fascinante
Estrutura
A Igreja de Válega é um belo exemplar de como a arquitetura religiosa pode tornar-se num símbolo da freguesia ou do município onde está inserida. Esta igreja de arquitetura barroca tem uma estrutura interessante.
A planta longitudinal desta igreja paroquial é composta por elementos importantes como: capela-mor, nave, duas sacristias nas laterais da capela-mor e torre sineira (que está localizada à esquerda da fachada principal). A Igreja de Válega tem na composição da sua fachada principal pilastras, entablamento e empena de cornija.
Características
A Igreja de Válega possui características que fazem parte do seu encanto. A torre sineira está integrada na fachada desta igreja que é ampla e elevada. Mas sem sombra de dúvida que um dos atributos que mais valor e beleza concedem à igreja é o seu revestimento.
Os azulejos policromáticos, enriquecidos com temas figurativos de origem bíblica, são provenientes da fábrica Aleluia. A frontaria da Igreja está completamente revestida com estes azulejos que foram colocados em 1960 (no interior também é possível encontrar azulejos policromáticos), ou seja, mais de dois séculos após o início da construção da Igreja.
Os tetos também apresentam grande beleza e riqueza, pois estão cobertos de madeiras exóticas do Brasil, responsabilidade da Família Lopes que em meados do século XX as doou à Igreja. Outra oferta importante foi a realizada pelo Comendador António Augusto da Silva. Foi nos anos 60 do século XX que foram doados à Igreja vitrais que foram criados em Madrid.
Beleza
A Igreja Matriz de Válega tornou-se um marco do turismo local, pois a sua beleza torna-a num caso único em Portugal. Os seus vistosos painéis de azulejos são seguramente as razões que tornam esta Igreja absolutamente memorável. Eles revestem a fachada, mas também todo o seu interior e representam uma experiência incrível.
Leia também: Aqueduto das Águas Livres, uma obra notável
O santuário também tem uma história peculiar, pois tendo sido construído no século XIX, foi necessário reconstruí-lo, pois ficou quase destruído na íntegra, por causa de um incêndio. Hoje o santuário dedicado a N. S. do Amparo é um dos espaços mais requisitados pelos visitantes. Outro atrativo desta Igreja é o sumptuoso retábulo em talha dourada e de traço barroco aí presente.
A fachada da igreja de Válega torna-se particularmente bela quando é banhada pelos raios de sol, ao pôr-do-sol, pois virada para poente exibe uma luminosidade incrível. Os azulejos de múltiplas cores apresentam-se de uma forma distinta, como se estivéssemos diante de um templo dourado, absolutamente memorável!…
Agora que ficou a conhecer um pouco mais sobre esta Igreja fabulosa, certamente que está com interesse em visitar este monumento de rara beleza, pois testemunhar tudo isto in loco é totalmente distinto do que conhecer por fotografia.
Anote todas as informações úteis e faça a sua visita o mais rapidamente possível!… Depois, partilhe connosco a sua opinião, respondendo à seguinte questão: haverá igreja mais bela do que esta?
Vídeo de: Portugal visto do Ceu
Informações úteis
Morada: Igreja Matriz, 115, Válega.
Horário de Funcionamento:
Segunda a sexta
Manhãs das 07h-11h30.
Tardes das 13h-19h30.
Sábados:
Manhãs das 07h-13h
Tardes das 17h-19h (inverno)
Manhãs das 07h-13h
Tardes das 17h-20h (verão)
Domingos feriados religiosos:
Durante Inverno: 06h30-12h30 (manhãs) e 15h-19h (tardes).
Durante o Verão: 06h30-12h30 (manhãs) e 15h-20h (tardes).
Realmente, belíssima! Parabéns ao povo que a construiu e a mantém conservada!