Uma história intrigante e curiosa que decerto irá gostar de conhecer. Descubra como 6 vacas que salvaram o castelo de Monsaraz.
A história de Portugal está repleta de momentos e de episódios curiosos que são, normalmente, os mais apetecíveis para quem quer ficar a conhecer um pouco mais sobre o país.
Trata-se de pequenas histórias, geralmente de conteúdo mais leve, e que envolvem algum sentido de humor e até podem ser um pouco anedóticas. Já ouviu falar das 6 vacas que salvaram o castelo de Monsaraz? Então, continue a ler.
A história insólita das 6 vacas que salvaram o castelo de Monsaraz
Para ficar a conhecer esta história, é preciso recuar até à crise de sucessão de 1383-1385. Nessa ocasião, Monsaraz e o seu castelo foram atacados por arqueiros ingleses, liderados pelo Conde de Cambridge, que era tido como um aliado de Portugal. Porém, em 1385, influenciado pelo rei de Castela, ele acaba por invadir o Alentejo.
O Castelo de Monsaraz tinha sido erguido no século XIV por ordem de D. Dinis. Mais recentemente, foi usado para praça de touros e para vários eventos. Se estiver por esta vila, não hesite em visitá-lo, já que ainda constitui um ótimo miradouro para a barragem do Alqueva.
Voltando à história, o domínio do castelo acabou por ser recuperado pelas tropas de D. João I (1385-1433), lideradas pelo Condestável D. Nuno Álvares Pereira, isto antes de acontecer a famosa batalha de Aljubarrota.
A reconquista do Castelo de Monsaraz
D. Nuno Álvares Pereira e as suas tropas cercaram o castelo durante alguns dias, aguardando que as tropas castelhanas começassem a ficar sem mantimentos. Depois, um dia, soltou nas proximidades do castelo 6 vacas que chamaram à atenção dos defensores da praça-forte do castelo que, assim, saíram na tentativa de as capturarem e conseguirem comer.
Os homens do alcaide Gonçalo Rodrigues de Sousa abandonaram o castelo e foi nessa altura que as tropas de Nuno Álvares, escondidas, conseguiram entrar no perímetro amuralhado da povoação, fechando as portas e impossibilitando o retorno dos cavaleiros.
Deste modo, rápido, simples e estratégico, as forças portuguesas conseguiram recuperar o domínio do castelo.
Quem foi D. Nuno Álvares Pereira?
D. Nuno Álvares Pereira foi uma das figuras mais importantes da história nacional. Além de ficar conhecido por ter liderado várias batalhas, era um importante religioso que viria a falecer no Convento do Carmo, onde passou os últimos anos da sua vida.
A 23 de janeiro de 1918 foi beatificado pelo Papa Bento XV, através do Decreto “Clementíssimus Deus”, sendo consagrado beato a 6 de novembro.
Em 1921, teve início o seu processo de canonização, que acabaria por ser interrompido em 1940 devido a questões políticas. Mais recentemente, em 2004, o Processo foi retomado por iniciativa do Cardeal-Patriarca de Lisboa da altura, D. José da Cruz Policarpo.
No Consistório de 21 de fevereiro de 2009, o Papa Bento XVI anunciou para 26 de abril de 2009 a canonização do Beato Nuno de Santa Maria.
Pontos de interesse para visitar em Monsaraz
Igreja de Santo António
Igreja construída no século XIX por António José Dias da Silva. Nas imediações, encontra o Largo da Fonte Nova.
Praia fluvial de Monsaraz
O Centro Náutico de Monsaraz permite nadar na albufeira de Alqueva. Tem Bandeira Azul desde 2017 e foi eleita Praia + Acessível, também em 2017.
Herdade do Esporão
Uma das maiores viniculturas portuguesas, com 700 hectares, onde provar e ficar a saber mais sobre o seu espetacular vinho.
Dentro da herdade, é ainda possível visitar uma torre do século XV, construída por ordem de Dom Álvaro Mendes de Vasconcelos. Existe ainda uma oliveira milenar que vale a pena admirar.
Património megalítico
Se é um fã de achados arqueológicos, aqui há vários para ficar a conhecer. Tome nota:
– Cromeleque do Xerez;
– Menir da Bulhoa;
– Antas do Olival da Pega.
Observatório do Lago Alqueva
Se quiser ver as estrelas com toda a qualidade e precisão, então não perca a oportunidade de ir até este fantástico observatório.