Tinto ou branco, aprenda a guardar vinho corretamente depois de aberto. A partir do momento em que um vinho é aberto, ele começa a deteriorar-se e, por isso, há que saber guardá-lo conveniente, de modo a consegui-lo preservar pelo máximo de tempo possível. O próprio contacto com o ar é suficiente para iniciar este processo oxidativo.
Se o oxigénio que atravessa as rolhas é capaz de ajudar numa lenta e agradável evolução do vinho, em grande quantidade, ele é capaz de estragar o vinho e pôr em causa as suas propriedades.
Será que sabe exatamente o que fazer, depois de abrir uma garrafa de vinho, para o conservar por mais tempo? Se não, explicamos tudo de seguida.
Tinto ou branco, aprenda a guardar vinho corretamente depois de aberto
Cada tipo e estilo de vinho tem características próprias e, também, formas de conservação distintas. O tempo de duração de um vinho também varia de caso para caso. Contudo, regra geral um vinho aberto é capaz de durar 3 dias.
Leia também:
- Será mesmo verdade que canela reduz o apetite e controla a diabetes?
- Afinal, tomar banho com vinagre de maçã faz bem?
- Saiba que alimentação deve fazer para reduzir o colesterol. Tome nota!
Tempos de conservação em função do tipo de vinho
Vinhos espumantes: 1 a 2 dias com tampa no frigorífico.
Os espumantes perdem o gás e o frescor rapidamente. Os que seguem o método champenoise duram ligeiramente mais tempo.
Vinhos brancos leves e rosés: 3 dias com tampa no frigorífico.
Os vinhos brancos leves duram um pouco mais do que os vinhos brancos encorpados, por causa da sua maior acidez.
Vinhos brancos encorpados: 2 a 3 dias com tampa no frigorífico.
Duram menos tempo que os vinhos brancos leves, porque têm menor acidez e maior contato com oxigénio, durante o seu processo de maturação.
Vinhos tintos leves: 3 dias com tampa no frigorífico.
Como não têm taninos, duram menos tempo do que os vinhos tintos encorpados.
Vinhos tintos encorpados: 3 a 4 dias com tampa no frigorífico.
Duram mais tempo pois, além de taninos, possuem acidez.
Vinhos fortificados: 15 a 20 dias com tampa no frigorífico.
Duram mais tempo, graças à sua porção de açúcar e de álcool vínico.
Nota: Consumir o vinho depois destes prazos não lhe fará mal, nem trará malefícios à saúde. O sabor do vinho é que já não será tão agradável. Por isso, pode utilizá-lo para cozinhar e fazer uma marinada, por exemplo.
Como guardar o vinho, depois de aberto?
Idealmente, depois de aberto, o vinho deve ser armazenado numa adega. Caso não tenha, deve guardá-lo sempre no frigorífico, com tampa ou rolha.
O vinho também não deve ser posto na porta do frigorífico, pois ao abrir e fechar a porta vai agitar o vinho, o que acelera a sua oxidação.
Deve ainda guardar a garrafa em pé, pois deitada vai haver uma maior superfície do líquido em contacto com o ar que há dentro da garrafa. Uma solução muito eficaz é conservar o vinho em garrafas de 187 ml ou de 375 ml.
Outras dicas úteis
Há utensílios que podem ajudar bastante neste processo de conservação do vinho. O sistema a vácuo, por exemplo, extrai o oxigénio e sela a garrafa, prevenindo a sua oxidação. Assim, pode ser possível preservar o vinho até uma semana.
Outra solução possível é o sistema a gás, que cobre o líquido com um gás mais pesado que o oxigénio, criando uma camada protetora entre o vinho e o ar.
Conclusão
Se sobrou vinho do almoço ou do jantar, não o dispense, mas garanta que o guarda e conserva da forma mais adequada para o preservar por mais tempo. Se, mesmo assim, sentir que o seu sabor já não é suficientemente atrativo, então pode sempre usar o vinho para cozinhar e fazer umas saborosas marinadas. Esta é uma maneira simples e deliciosa de evitar o desperdício.