Conheça os truques para preparar um café excelente e delicioso, com um aroma absolutamente único! Com estes truques, um mero café pode tornar-se num momento inolvidável!
O café é uma bebida muito apreciada em todo o mundo. Há quem comece o dia logo com uma chávena de café. Há quem vá degustando esta bebida ao longo do dia, sem esquecer o café pós-refeições. Existem também várias combinações que pode fazer como por exemplo café com canela.
Contudo, o café pode ser uma bebida muito desagradável, se não for bem preparada. Ela pode ficar amarga ou queimada, com um mau sabor e, para evitar isso, nada como tomar nota de todos os truques essenciais para um café de excelência.
Como fazer um café excelente com 6 truques práticos
Usar um bom café moído na hora
Se puder, use sempre café moído na hora, porque o seu sabor e aroma são mais intensos. Se não tem um moedor, saiba que esse pode ser um investimento, principalmente se é um fã de bom café. Em alternativa, pode sempre comprar café moído na hora.
Escolher um bom pó de café
Um pó de café de qualidade pode fazer toda a diferença no que respeita ao sabor e aroma finais do café. Assim, deve ter alguns aspetos em atenção, nomeadamente:
– Marca: escolha uma marca com selo de pureza e qualidade. Assim, sabe qual a origem do café e garante que o produto não possui resíduos sólidos como mato, insetos e até fezes de animais.
– Tipo: há diversos tipos de café disponíveis no mercado, como tradicional, suave, forte, da fazenda, orgânico, gourmet, entre muitos outros. Neste caso, deve selecionar aquele de que mais gosta e, também, da ocasião em que pretende usufruir da bebida.
– Embalagem: Também deve analisar o tipo de embalagem, vista que o café embalado a vácuo conserva melhor o seu aroma e sabor.
– Armazenamento: Depois de aberto, há que conservar o café corretamente, guardando-o num recipiente de metal, fechado, dentro do frigorífico. Assim, ele vai manter todas as suas propriedades!
Utilizar o coador certo
Apesar de existirem coadores de pano, feitos de tecido de algodão sem pigmentos, é mais aconselhável usar um coador com filtro de papel, com 100% de fibras celulósicas, pois ele não vai interferir minimamente no sabor ou aspeto final do café. Esta acaba por ser uma solução mais prática e mesmo mais higiénica.
Ter em conta a origem da água
A água pode afetar de forma determinante o aspeto e o sabor do café. Portanto, é fundamental que use água filtrada ou mineral, já que a água da torneira, quando atinge temperaturas elevadas, pode libertar resíduos que comprometem a qualidade da bebida.
Também é importante não deixar que a água ferva em demasia, não deixando que ela ultrapasse os 90º C. Caso contrário, ela pode interferir na acidez do café. Assim que comecem a surgir as primeiras bolhas, é sinal de que pode retirar a água do lume.
Não colocar o açúcar na água
Embora seja sempre recomendado beber o café puro, isto é, sem adoçante ou açúcar, se não consegue resistir a estes aditivos, então só deve adoçar a bebida quando ela já está completamente pronta. É que se colocar o açúcar enquanto a água ferve, por exemplo, vai alterar o seu ponto de ebulição e o café vai ficar com a consistência de um xarope.
Não exagerar nas proporções
É importante saber equilibrar a quantidade de água e a quantidade de café. Se procura um café caseiro e tradicional, então coloque 5 a 6 colheres de sopa de café para cada litro de água. Depois de pronto, o café deve ser consumido de imediato, para aproveitar todo o seu sabor e frescura.
Nota final
A Organização Mundial da Saúde reconhece todos os benefícios do café para a saúde e para o bem estar do nosso organismo, mas alerta para o facto de não se dever exceder a dose máxima diária de 400mg de cafeína. Portanto, se é fã de café, pode e deve bebê-lo, nunca excedendo a quantidade diária recomendada.