Acontece a todos, mas sabe o que fazer nesta situação? Aprenda o fazer quando abastecer com o combustível errado!
O preço do combustível está cada vez mais elevado. Por isso, quando há uma distração que nos leva a errar no momento de reabastecer o automóvel, podemos ficar com o dia estragado.
Usar o combustível errado pode gerar diversos danos ao automóvel. O funcionamento do motor só se mantém em condições, quando há uma utilização correta do combustível, seja ele gasolina ou gasóleo.
Faça isto se abastecer com o combustível errado
Como resolver os danos, quando colocou o combustível errado
Abastecer o carro com o combustível errado tem consequências. Embora se possa dizer que colocar gasóleo no depósito num automóvel a gasolina se revela mais prejudicial do que colocar gasolina num carro a diesel, ambos os cenários podem gerar danos.
Aliás, este é um engano comum, sendo até um dos principais motivos para avarias nos carros. Contudo, existe uma forma de atuar neste contexto para evitar, em tempo útil, prejuízos maiores.
Quando se dá pelo erro, antes de ligar o carro
Se percebeu que abasteceu com o combustível errado, antes de ligar o carro, os danos não são tão expressivos. Nunca deve acionar a ignição do motor a ver se o carro pega. É preferível deixar o combustível errado no depósito.
Desta forma, ele não irá chegar ao motor, onde poderia criar um impacto mais profundo, que implicaria custos avultados.
Se for necessário mover o carro, faça-o sem ligar o motor. Pode ser possível deslocar o carro, sem a ignição ser acionada. Faça-o quando tal é possível. No entanto, deve alertar os funcionários do posto de abastecimento sobre o sucedido, se não for possível mover o carro em segurança.
Posteriormente, deve contactar a assistência em viagem no imediato. Então, solicite que o carro seja levado para uma oficina para que se possa retirar o combustível errado do depósito e garantir que este fique totalmente limpo.
Quando só dá pelo erro, após ligar o carro
Se abasteceu o carro com o combustível errado e ligou o automóvel e até seguiu marcha, então, esse é um cenário pior. Assim que se aperceber do erro, deve parar o carro e desligar o veículo.
Quando se inicia marcha com o combustível errado, ele será puxado pela bomba injetora até ao motor. Este acontecimento pode trazer consequências indesejadas. Este erro pode provocar danos no automóvel que implicam gastos elevados. Em determinados casos, os danos causados podem revelar-se irreversíveis.
Pode ser fácil identificar que algo de errado se passa. O condutor pode perceber que algo se passou em muito pouco tempo pois, frequentemente, o motor do carro falha ou até se desliga.
Quando acontece esse engano, o som emitido pelo próprio motor é distinto. Além disso, a troca de combustível pode gerar problemas com a aceleração. Outra consequência comum desse engano consiste em testemunhar um fumo excessivo a abandonar o cano de escape.
Ora, quando o condutor se apercebe do problema criado, deve imobilizar o veículo o mais rapidamente possível. Ele deve solicitar o apoio dos serviços de assistência em viagem no imediato, quando identificar que o carro tem esse imbróglio.
Sinais que o carro apresenta, quando tem o combustível errado
- Emitir um som diferente do normal;
- Apresentar excesso de fumo;
- Apresentar falhas na aceleração;
- Revelar falhas no motor;
- Desligar-se.
O prejuízo
Naturalmente, ambos os contextos revelam problemas com diferentes prejuízos. Os custos da reparação são distintos. Os valores a pagar dependerão do número dos componentes mecânicos danificados.
O motor encontra-se entre os componentes que se pode danificar com este engano, mas também pode afetar outros, tais como injetores ou filtros, por exemplo.
Geralmente, os motores são resistentes. Por isso, a remoção do combustível e a limpeza do depósito podem ser suficientes em vários casos. Contudo, ocasionalmente, a distração pode revelar-se bastante danosa. Os prejuízos com as reparações podem ficar na ordem dos milhares de euros.
Em determinados casos, a limpeza do depósito pode ser suficiente. Quando o problema acontece sem que nenhum dos outros componentes se apresente afetado, a limpeza do depósito basta. No entanto, mesmo nesses casos, há medidas a tomar.
Nas próximas vezes que se deslocar a um posto de abastecimento, recomenda-se que se faça o abastecimento de combustível aditivado. Este procedimento permitirá que o carro mantenha a integridade e bom funcionamento das componentes mecânicas.
Abastecer um carro a gasolina com gasóleo é mais grave. No entanto, a gravidade deste erro varia conforme o combustível usado no carro. Os prejuízos variam consoante o tipo de combustível do próprio veículo e do combustível que se usou para o abastecer.
Cenário 1: colocação de gasolina num carro a gasóleo
A gasolina é um combustível menos lubrificante que o gasóleo. Ora, quando o erro acontece, revela-se bastante provável que, logo após percorrer alguns quilómetros, se identifique diferenças no comportamento do carro.
Colocar gasolina num carro a gasóleo terá consequências menos negativas que o inverso, isto é, cometer o erro de colocar gasóleo num veículo a gasolina. No entanto, mesmo sendo um problema menos grave, não deixará de danificar ou reduzir a vida útil dos injetores e da bomba de injeção.
Este acontecimento poderá originar a necessidade de reparações. Portanto, nos piores cenários, pode ser necessário ter de gastar milhares de euros.
Cenário 2: colocação de gasóleo num veículo a gasolina
Geralmente, o diâmetro da agulheta de abastecimento de gasóleo é superior ao do da gasolina. Ter isso em consideração ajuda a reduzir a probabilidade do erro acontecer. Ora, uma desatenção é comum no ser humano. A colocação de gasóleo num veículo a gasolina pode acontecer. Mas esse erro poder revelar-se extremamente grave.
Quando se comete esse erro e se liga a ignição, os problemas são muitos. Os danos são elevados, porque há consequências mesmo que o combustível não tenha chegado ao motor. Por exemplo, colocar gasóleo num veículo a gasolina implicará a necessidade de substituir os filtros e realizar uma limpeza das condutas de alimentação até aos injetores.
Quando se comete esse erro, se liga a ignição e se segue marcha até ao ponto do combustível ter chegado ao motor, o cenário é pior. A avaria pode revelar-se bastante severa. Esse problema pode levar a que todo o circuito de alimentação fique danificado. No pior dos cenários, até o motor pode ficar com danos.
Medidas para assegurar abastecimentos com o combustível correto
- Ter em atenção os postos de abastecimento que apresentam bastante sinalização, o que facilita a identificação dos vários tipos de combustível;
- Ter em atenção a informação que o próprio carro apresenta. Junto à entrada do depósito é apresentada a indicação do combustível recomendado pelo fabricante;
- É fundamental verificar qual o combustível recomendado pelo fabricante para evitar abastecer com o combustível errado. Uma vez no posto de abastecimento, é também importante verificar a agulheta correspondente ao mesmo.