Estes alimentos já preparados facilitam a vida a quem os consome, mas nem sempre com a qualidade desejada. A alimentação tem de ser bem gerida. Para assegurar uma dieta saudável, é indispensável ter alguns conhecimentos. Há muitos alimentos regularmente consumidos que devem ser evitados, porque não representam uma boa opção alimentar.
Nos supermercados, podemos encontrar diversos alimentos que foram preparados de forma a termos algo saboroso que pode ser consumido rapidamente ou que são apresentados de modo a facilitar a nossa vida.
No entanto, tratam-se de armadilhas alimentares que devemos evitar, para o bem da nossa saúde. Conheça alguns dos alimentos que deve evitar consumir, se quer o seu bem. Simplesmente não os compre; não os coma. Cuide da sua saúde e trate bem de si!
Evite comprar sete alimentos já preparados no supermercado
Alimentos processados devem ser evitados. Nos supermercados, há outros produtos que são vendidos e que asseguram grande rentabilidade para essas superfícies, mas que são vilões da alimentação de quem pretende ter uma dieta saudável.
A lista que iremos partilhar consigo foi elaborada por nutricionistas. Estes especialistas reconhecem que muitos destes produtos facilitam o quotidiano de quem os consome. No entanto, alertam que estes alimentos nem sempre apresentam a qualidade desejada para a nossa saúde. Se deseja ter uma alimentação mais natural e equilibrada, evite comer os seguintes alimentos:
1 – Alface
A alface é um dos alimentos mais saudáveis. Por isso, a sua presença nesta lista estranha-se. A justificação para esta inclusão está no facto dela ser comercializada já pronta a consumir.
Quando é vendida em embalagens, pronta a consumir de imediato, a salada já poderá representar alguns riscos para a sua saúde. No jornal The Telegraph, alguns nutricionistas reputados defenderam que as pessoas devem evitar estes alimentos, porque a alface embalada pode ser perigosa.
Tal acontece por se tornar mais provável ela conter bactérias nocivas que podem originar doenças intestinais. Por isso, se a comprar, deverá sempre lavar bem a salada e desinfetar, nomeadamente com produtos à base de cloro.
2 – Chá verde
Conforme o conteúdo presente num artigo do The New York Times, o chá-verde engarrafado que se vende nos supermercados não tem nada a ver com aquele que é preparado em casa. Para se ter noção das diferenças, é necessário beber 20 garrafas de chá-verde para se obter a mesma quantidade de antioxidantes que se tem numa chávena de chá caseiro.
3 – Pipocas
Segundo Joan Carles Montero, as pipocas para micro-ondas podem ser bastante problemáticas para a saúde. O nutricionista espanhol defende que estas pipocas que são compradas no supermercado apresentam um preço elevado e têm quantidades elevadas de açúcar, aromatizantes, corantes e conservantes.
Por isso, é uma melhor opção fazer as pipocas em casa. Desta forma, o consumidor poupa dinheiro, além de poder decidir que tipo de gordura utiliza. Esta é uma melhor opção, porque permite um controlo sobre o açúcar e o sal que usa.
4 – Molhos
Os molhos já preparados devem merecer atenção por parte dos consumidores. Juan Revenga alerta que produtos como ketchup, maionese, carbonara, bolonhesa, quatro queijos, entre outros são “molhos com uma grande quantidade de açúcar”.
Estes molhos preparados têm este ingrediente que não seria colocado por nós quando preparamos molhos caseiros.
5 – Batatas congeladas
Segundo os nutricionistas, um dos maiores inimigos que se encontra nos supermercados são as batatas congeladas e prontas a fritar.
Conforme Silvia Romero indica, estes alimentos podem ser práticos, mas “absorvem muito mais azeite/óleo, o que faz aumentar a quantidade de calorias”. A nutricionista sugeriu o produto natural, “em casa, podemos cozinhá-las no forno com muito menos azeite/óleo e muito menos calorias”.
6 – Carnes frias
Os derivados de carne também estão longe de ser uma opção saudável. Se quer assegurar uma boa alimentação, deve evitar comer produtos como salsichas, bacon, mortadela e outras chamadas “carnes frias”.
Segundo comunicado da Organização Mundial da Saúde (OMS), estas carnes frias contêm substâncias que podem ser cancerígenas.
Quando for ao supermercado tenha em atenção:
- Confiar ou não? A verdade por trás dos produtos de marca branca no supermercado
- Reduflação e outras armadilhas desvendadas no supermercado
- Aprenda a escolher as melhores frutas e verduras no supermercado
7 – Carne picada
Certamente que já comprou este produto que se vende regularmente nos supermercados.
Geralmente, a carne picada encontra-se presente em embalagens. No seu interior, pode estar presente uma mistura de carnes, frequentemente de pouca qualidade, além de estar no seu interior uma série de aditivos que lhe fornecem uma cor mais atrativa e contribuem ainda para a carne apresentar a textura pretendida.
Ao El País, Juan Revenga defendeu que uma pessoa deve evitar comprar as carnes embaladas nos supermercados. O nutricionista espanhol defende que a carne deve ser comprada inteira no talho e depois, no local, deve pedir para a picar no momento.
O nutricionista defendeu ainda que este é um alimento com uma data de validade bastante reduzida (no máximo 48 horas). Por isso, deve cozinhá-la logo no dia.