Ao conduzirmos temos, necessariamente, de usar a caixa manual. Acontece que, quando ela não é bem utilizada, acaba por acusar mais depressa o seu desgaste, o que vai, naturalmente, trazer problemas para o carro e custos para a sua reparação.
Pode não acreditar, mas depende muito do condutor saber conservação o bom estado mecânico do seu carro. Para isso, deve, entre outros aspetos, cuidar bem da caixa manual do seu automóvel. Para isso, basta evitar alguns erros e seguir as nossas dicas e conseguirá ter uma caixa de velocidades com um tempo de vida muito mais alargado.
Quais os erros mais comuns que faz com a caixa manual do seu carro?
Os erros a que nos referimos não são, necessariamente, cometidos por condutores novatos na tarefa. Existem condutores experientes que cometem recorrentemente erros que comprometem o bom funcionamento da caixa manual.
Portanto, todos os que conduzem devem prestar atenção a este artigo, de modo a garantir que, a partir de hoje, passam a usar, sem erros, a caixa manual do seu automóvel. Convém não esquecer a importância da caixa de velocidades para a boa performance do automóvel.
Por isso, há mesmo que cuidar e que estimar este elemento do seu carro. Até porque a caixa manual é uma das peças mais complexas e mais caras do automóvel, pelo que comporta uma despesa elevada para o condutor, no caso de ter de ser substituída. Concentre-se nas nossas dicas e evite erros muito comuns entre os condutores.
8 erros com caixa manual que podem custar-lhe caro
1. Ter a mão pousada sobre a manete das mudanças
Certamente que está surpreendido, mas ter a mão sobre a alavanca de velocidades é um erro e muito frequente. Tal é um erro pois, além de ambas as mãos deverem estar no volante, o peso que a mão exerce sobre a manete das mudanças pode prejudicar o seu sistema de transmissão.
Este hábito cria um desgaste desnecessário na alavanca das velocidades, ao mesmo tempo que aumenta o risco na condução, por não estarem ambas as mãos no volante.
2. Não colocar o carro em ponto morto, quando está parado numa fila
Outro aspeto que desgasta não só a caixa de velocidades, como a própria embraiagem, é quando o condutor está parado durante um período de tempo considerável e permanece com a mudança metida e a carregar na embraiagem, em vez de colocar em ponto morto.
Esta é mais uma situação que desgasta tanto a caixa, como a embraiagem e que pode ser evitada, se optar por colocar o carro em ponto morto.
3. Não controlar o uso da embraiagem e do acelerador nas subidas
Quando o condutor não domina bem o ponto de embraiagem do automóvel, tal pode ser fatal no momento de subir uma rua com maior inclinação. Isso pode fazer com que nessas circunstâncias o condutor acabe por forçar em demasia não só a caixa de velocidades, como a própria embraiagem do carro.
4. Não saber quando reduzir velocidades
Ajustar a mudança engrenada àquilo que o carro necessita é essencial para evitar o desgaste da caixa de velocidade. Assim que o carro começa a tremer, é sinal de que a mudança que tem engatada não é a mais adequada.
Nestes casos, não adianta tentar acelerar mais, pois isso só vai fazer com que gaste mais combustível e desgaste a caixa de velocidades.
Logo, o conselho é para que reduza uma velocidade e não forçar a resposta do automóvel.
5. Ter o pé esquerdo constantemente no pedal da embraiagem
O pedal da embraiagem só deve ser usado quando deseja engrenar uma mudança. Nunca deve usá-lo para repousar o pé, pois isso desgasta tanto o pedal, como a caixa de velocidades. Este é outro erro relativamente comum que importa abandonar o quanto antes.
6. Arrancar com segunda mudança engrenada
Este é outro mau hábito que acaba por desgastar a caixa de velocidades de automóvel e que não beneficia em nada a mecânica do automóvel. Pode não imaginar, mas esta prática, se for recorrente, reduz até 50% a vida útil do disco de embraiagem do veículo. Portanto, evite ao máximo perpetuar este vício.
7. Engrenar a primeira mudança, se o carro não estiver parado
Se o carro não estiver completamente parado, não deve engrenar a primeira mudança, pois isso faz com que a transmissão seja forçada a realizar ações que a vão desgastar. Além disso, o eixo de transmissão fica comprometido e sofre danos devido ao esforço que lhe é exigido.
8. Pressionar o pedal do travão ao invés do pedal de embraiagem
Se pressionar o pedal do travão em vez do pedal de embraiagem, vai acabar por desgastar o sistema de travões. Este é um erro mais comum nos principiantes na condução, mas que pode prejudicar a mecânica do carro.
Como perceber se a caixa de velocidades está desgastada
Já percebemos quais os principais erros que podem desgastar a caixa de velocidades, agora resta saber quais os sinais que a caixa de velocidades pode dar de que está a ficar desgastada. Entre esses sinais estão:
- As mudanças “arranharem” ao engrenar;
- Ao engrenar uma mudança, ela retorna ao ponto morto;
- A alavanca move-se constantemente, quando o motor está ligado.