As melhores maravilhas portuguesas foram eleitas pela famosa plataforma Lonely Planet. As 10 maravilhas naturais de Portugal são autênticos tesouros.
Lonely Planet é uma prestigiada editora do Reino Unido. Este país traz anualmente muitos turistas a Portugal, por isso, qualquer notícia que inspire os ingleses a visitarem-nos pode revelar-se bastante importante e lucrativa.
Recentemente a publicação britânica selecionou as dez melhores maravilhas naturais de Portugal. A Lonely Planet exerce uma influência positiva ao selecionar 10 autênticos tesouros naturais. O nosso país tem diversos encantos naturais de excelência, assim, fazer uma seleção de apenas 10, revela-se uma tarefa difícil.
As belas montanhas do país, às praias tranquilas, os inúmeros encantos do Algarve, as diversas maravilhas das ilhas, não faltam tesouros naturais imperdíveis. No momento de preparar as suas férias, tenha em conta estes locais que merecem uma visita sua.
Eleitas as 10 Maravilhas Naturais de Portugal
1 — Praia de Porto Santo, Madeira
Os invernos da Madeira são amenos, por isso, a Praia de Porto Santo pode atrair visitantes ao longo de todo o ano. Esta praia deslumbrante é famosa pelo seu areal. É possível caminhar nesta areia ao longo de quase 8 quilómetros que se encontram bem preservados. Por todas as suas características, a praia da ilha de Porto Santo revela-se uma experiência imperdível!
2 — Lagoa das Sete Cidades, São Miguel
Nos Açores não faltam lugares especiais o que torna a tarefa de escolher uma maravilha natural local extremamente difícil. Entre tantos exemplares de excelência, a Lagoa das Sete Cidades revela-se particularmente encantadora. Realizar uma caminhada até um ponto onde duas lagoas são avistadas revela-se uma experiência maravilhosa.
O cenário não deixa ninguém indiferente. Existem diversos trilhos que proporcionam diferentes atrativos, nomeadamente um circuito que passa ao redor da caldeira. Este circuito com 12 quilómetros permite que se chegue até à beira de água.
3 — Cabo de São Vicente, Algarve
Foi de Cabo de São Vicente que muitos portugueses partiram para outros mares, para muitas conquistas. Contudo, atualmente, é a imponência e a beleza do mar do Cabo de São Vicente que impressionam. No local existem algumas atrações que servem de testemunho da incrível história marítima portuguesa, nomeadamente: A fortaleza, o farol e o museu.
4 — Fisgas de Ermelo, Mondim de Basto, Vila Real
As cascatas Fisgas do Ermelo implicam uma passagem na estrada nacional 304, estando presentes entre Vila Real e Mondim de Basto. O esforço que implica chegar a Fisgas de Ermelo é devidamente recompensado, pois assegura uma experiência imperdível.
O trilho circular que tem o seu começo e o seu fim na aldeia de Ermelo é classificado como «difícil». No entanto, o trilho com 12 quilómetros revela-se uma experiência que se guarda para sempre na memória.
5 — Grutas de Benagil, Algarve
As Grutas de Benagil revelam-se um fenómeno nas redes sociais, já todos viram a imagem do buraco presente no teto de uma bela gruta algarvia. As Grutas de Benagil tornaram-se num símbolo do turismo no Algarve, todas as fotografias revelam-se um sucesso.
Contudo, não é fácil lá chegar uma vez que só tem acesso por mar. Assim, a romaria de passeios de barco até lá tornou-se frequente. No entanto, também se pode visitar em pranchas de SUP ou caiaques.
6 — Grutas e Centro do Vulcanismo, Madeira
A redação da Lonely Planet ficou verdadeiramente impressionada com este centro que se encontra na costa norte da ilha da Madeira. A experiência pode ser vivida a sul de São Vicente, a visita guiada das grutas está incluída.
As grutas contam com mais de 900 mil anos. A tecnologia 3D é uma das ferramentas que tornam o Centro do Vulcanismo tão atrativo. É de forma interativa que o Centro do Vulcanismo consegue mostrar as origens vulcânicas da ilha. Este local encanta miúdos e graúdos. Portanto, é o sítio perfeito para levar as crianças.
7 — Ilha de Tavira
A Ilha de Tavira tem quilómetros de praia. O clima ameno da região permite que se façam passeios na Ilha de Tavira em pleno outono ou primavera. Contudo, em época alta a Ilha de Tavira é bastante concorrida. É provável que a Lonely Planet tenha pretendido englobar aqui as outras ilhas Ria Formosa, nomeadamente a Armona e Culatra.
8 — Parque Natural da Ria Formosa
O Parque Natural da Ria Formosa apresenta-no um lado mais selvagem da costa algarvia. Não tem o ‘glamour’ de outras zonas mais famosas. Contudo, tem os seus encantos. A paisagem até chegar à praia é protagonizada por salinas, por zonas pantanosas, por dunas e por ilhas.
Assim, o Parque Natural da Ria Formosa revela-se um paraíso para quem adora a natureza no seu estado mais puro. Este é também um destino de sonho para quem gosta de fazer observação dos pássaros. Pois, este é um ponto de escala nas migrações da Europa para África. Caminhar pela areia é algo que muitas pessoas apreciam, aqui pode ser feito ao longo de muitos quilómetros em praias que normalmente se encontram quase desertas.
9 — Pico, Açores
O Pico tem um formato encantador, parece um cone perfeito. O ponto mais alto do Pico tem 2351 metros de altitude. Por isso, estamos perante a maior montanha de Portugal. Naturalmente, que o Pico se revela desafio encantado, mas difícil. Os adeptos do trekking irão adorar superar este desafio.
Acordar cedo é uma boa estratégia, pois demora entre duas a quatro horas fazer a subida até ao cume. A experiência pode ser realizada com ou sem guia, mas o tempo até chegar ao topo varia consoante a preparação física das pessoas que embarcam na aventura.
10 — Ponta da Piedade, Algarve
Ponta da Piedade é outra das atrações naturais do Algarve, encontra-se a poucos quilómetros de Lagos. As formações rochosas da Ponta da Piedade revelam-se um ponto de interesse muito procurado, estando constantemente a serem fotografadas pelos turistas. A imagem é digna de um postal, a falésia apresenta tons alaranjados que ficam a contrastar com o deslumbrante azul da água.