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Início Histórias Curiosidades

Dois sinais de trânsito confundem milhares de portugueses: evite multas e perigos na estrada

Descubra as distinções legais entre sinais de trânsito parecidos e evite multas ao conduzir, conforme previsto no Código da Estrada.

Márcio Magalhães Por Márcio Magalhães
06/09/2025
em Curiosidades
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Dois sinais de trânsito confundem milhares de portugueses: evite multas e perigos na estrada

Dois sinais de trânsito confundem milhares de portugueses: evite multas e perigos na estrada

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Na condução, cada detalhe pode fazer a diferença entre uma viagem tranquila e uma contraordenação grave. Dois sinais de trânsito muito semelhantes à primeira vista — ambos circulares, de cor vermelha — escondem instruções bem distintas no Código da Estrada. Ignorá-los pode resultar não só em multas elevadas, mas também em situações de perigo real para quem circula.

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Sinal C1
Sinal C1

Dois sinais quase iguais, mas com regras opostas

O sinal C1 é o popular sentido proibido. Representado por um círculo vermelho com uma barra branca horizontal ao centro, indica que a entrada naquela via é proibida apenas nesse sentido.

Em ruas de sentido único, este sinal é o aviso que impede os veículos de entrarem pela direção errada, mas não significa que a circulação esteja vedada a partir do lado contrário.

Sinal C2
Sinal C2

Já o sinal C2 é o de trânsito proibido em ambos os sentidos. Surge como um círculo com contorno vermelho e fundo branco liso, sem qualquer barra ou símbolo.

É uma interdição absoluta: ninguém pode circular naquela via, independentemente da direção. Este sinal é frequente em zonas pedonais, ruas reservadas apenas a transportes públicos, estradas em obras ou locais com restrição total ao tráfego automóvel.

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A diferença que pode custar caro

Apesar da semelhança visual, o alcance dos dois sinais não podia ser mais distinto. O C1 limita apenas o acesso pela direção onde se encontra colocado, mas não impede o trânsito vindo do lado oposto.

Já o C2 corta completamente a circulação, funcionando como uma barreira legal e absoluta à entrada de veículos.

Este enquadramento está previsto no Regulamento de Sinalização do Trânsito e no artigo 7.º do Código da Estrada, que reforça a obrigação de todos os condutores em respeitar a sinalização vertical. Importa recordar que os sinais prevalecem sempre sobre as regras gerais de circulação, não deixando margem para interpretações pessoais.

Consequências legais e coimas pesadas

Ignorar estes sinais é considerado contraordenação grave, conforme estipulado no artigo 145.º do Código da Estrada.

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  • Entrar em sentido proibido (C1): além da coima, que pode variar entre 120 e 600 euros, há o risco de perda de pontos na carta de condução e até inibição temporária de conduzir. Para além disso, representa perigo direto de colisão frontal com veículos que circulam corretamente.
  • Desrespeitar o trânsito proibido (C2): também punido com coima elevada, já que implica violar uma interdição absoluta de circulação. Neste caso, o risco é igualmente elevado, pois muitas vezes estas vias estão reservadas a peões, ciclistas ou serviços públicos.

Ambos os sinais estão incluídos entre as infrações graves que podem afetar de forma permanente o registo do condutor e até aumentar o valor do seguro automóvel.

Leia também:
  • Dois sinais de trânsito confundem milhares de portugueses: entenda a diferença e evite multas pesadas
  • 2 sinais de trânsito confundem milhares de portugueses: conheça as diferenças e evite multas pesadas
  • Dois sinais de trânsito que confundem e podem custar caro: multa pesada e perda de pontos na carta
  • Pequenas luzes azuis estão a aparecer nos semáforos e quase ninguém sabe para que servem

 

Porque é que tantos condutores se enganam?

De acordo com dados divulgados pela Cartrack, entrar em sentido proibido é uma das falhas mais comuns nos exames de condução em Portugal, lado a lado com a omissão de paragem no sinal de STOP ou no vermelho do semáforo.

A explicação está muitas vezes na pressão do momento e na semelhança visual dos sinais, que pode induzir em erro. Contudo, no trânsito real, esta confusão pode ter consequências dramáticas.

Dicas práticas para nunca falhar

Uma regra simples ajuda a fixar a diferença:

  • C1 (barra branca no centro): pense na barra como um “travão” que fecha apenas essa entrada.
  • C2 (fundo branco liso): interprete como uma “folha em branco”, sinal de que a via está cortada em ambas as direções.

Outra recomendação é treinar a leitura rápida dos sinais durante a condução, mantendo sempre atenção redobrada em ruas desconhecidas ou mal sinalizadas.

Mais do que evitar multas, é proteger vidas

Cumprir a sinalização não é apenas uma questão de evitar coimas, refere o Postal. O sentido proibido e o trânsito proibido existem para organizar o fluxo rodoviário, reduzir riscos e proteger todos os utilizadores da estrada, incluindo peões e ciclistas. A diferença entre estes dois sinais pode parecer pequena, mas no trânsito real é suficiente para evitar acidentes graves ou até fatais.

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Etiquetas: contraordenação grave conduçãomultas sinais de trânsito Portugalsentido proibido código da estradasinais de trânsito C1 e C2trânsito proibido ambos os sentidos
Márcio Magalhães

Márcio Magalhães

Um Mestrado em Ensino não fazia prever o percurso consolidado e bem sucedido no marketing digital e na produção de conteúdos, com publicação regular de artigos em diversas plataformas. (exclusivamente responsável pelo conteúdo textual)

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