Quem diria que em Portugal está uma das bibliotecas mais belas do mundo? D. João V, o rei que está na origem da biblioteca mais bela, uma obra-prima do Barroco! Ao longo da história de Portugal, há uma série de acontecimentos emblemáticos e importantes. Um país com quase 900 anos de história tem motivos para se orgulhar. É que ao longo deste percurso histórico não houve apenas o somar de anos, o somar de décadas, o somar de séculos.
Houve diversos momentos de relevo, diversas conquistas: os Descobrimentos, as construções megalómanas como o Convento de Mafra, entre muitos outros acontecimentos. Há muito para se conhecer sobre a história de Portugal e sobre os monarcas portugueses. Quer saber mais?
D. João V, o rei que está na origem da biblioteca mais bela!
Contexto
D. Pedro II, “O Pacífico”, reinou entre 1683 e 1706. Da sua relação com D. Maria Sofia de Neuburgo, nasceu o seu sucessor, D. João V. Este nasceu no dia 22 de outubro de 1689, em Lisboa.
Este Rei ficou conhecido pelo cognome de “O Magnânimo”. Ele reinou entre 1706 e 1750, em condições fantásticas, tendo falecido no dia 31 de julho de 1750, em Lisboa. Momento em que é sucedido pelo seu filho (D. Maria Anna Josefa) D. José I, “O Reformador”.
D. João V
Ele subiu ao trono com apenas 17 anos. “O Magnânimo” reinou entre 1706 e 1750, tendo um longo reinado de 43 anos. O monarca reinou em condições de riqueza invejáveis.
Era um homem culto que cultivava o gosto pelas artes, mas também valorizava a ciência e a literatura. A educação de excelência permitiu que quisesse fomentar no país e nos portugueses o amor pela cultura.
História
Este rei teve a sorte e o engenho de governar o grande império português no século XVIII. Foi o momento mais rico da nossa história, fruto do ouro do Brasil e de outras riquezas dos Descobrimentos.
D. João V investiu parte da riqueza na ciência e no saber, nomeadamente em monumentos históricos relevantes, como o convento de Mafra, o Aqueduto das Águas Livres em Lisboa e a biblioteca da Universidade de Coimbra.
A Real Academia de História, a Academia Cirúrgica Protótipo Lusitana e a Biblioteca que é falada em todo o mundo, estando entre as mais belas.
A biblioteca mais bela do mundo?
A Biblioteca Joanina da Universidade de Coimbra é um monumento de rara beleza, uma obra-prima do Barroco. Sabia que chegou a chamar-se Casa da Livraria?
A Biblioteca Joanina foi erguida em pleno século das Luzes. D. João V (1689-1750) deu instruções para erguer este monumento, cuja construção se iniciou em 1717. Foi mais uma prova de que o rei português valorizou o conhecimento e soube investir parte da riqueza do reino em obras que perduraram.
Características
A beleza desta biblioteca é ímpar. Esta obra-prima única do Barroco é merecedora dos maiores elogios. Os seus dourados sumptuosos estão bem acompanhados pelas exóticas madeiras. Nela trabalharam os melhores mestres em pintura de frescos, os melhores douradores e os melhores entalhadores.
Nesta biblioteca, há diversas riquezas. Além dos seus frescos, há uma coleção vastíssima de milhares de livros que são raros, antigos e muito valiosos. Estes livros estão ordenados em estantes que se estendem até ao teto.
Património
A biblioteca joanina é um espaço emblemático da cidade, sendo um símbolo de amor à sabedoria. Há uma riqueza invulgar neste espaço único.
Nesta belíssima biblioteca, há um património relevante. Além de milhares de livros, existem exemplares únicos no mundo, destacando-se a primeira edição dos Lusíadas. Nesta biblioteca tão bela quanto rica, há ainda a Bíblia Hebraica ou o primeiro de três volumes manuscritos do Antigo Testamento.
Futuro
Esta obra marcou o passado, chegando ao presente como um marco das construções portuguesas. Hoje, mais de 300 anos depois de ter sido construída, esta biblioteca é considerada a mais bela Biblioteca Universitária do planeta. Ela contém um património de valor incalculável.
A Universidade de Coimbra foi eleita Património da Humanidade pela UNESCO, em 2013. Desde então, o interesse na biblioteca ainda aumentou mais, sendo visitada anualmente por 200 mil pessoas.
NCultura
Se gostou deste artigo reaja a ele e faça um comentário!
Se gostou deste tema pode procurar outros artigos sobre a história portuguesa no NCultura. Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões. Se é apaixonado pela história, saiba que há muitos mais artigos para ler no NCultura.
Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: turismo e viagens, saúde, gastronomia, cultura, histórias, entre outras…