Desde a taxa de corrupção até a uma caixa de tv. Prepare-se para ficar estupefacto com algumas curiosidades da Bielorrússia. Este país da ex-União Soviética (desde 1991) é governado há 26 anos por Alexandre Lukashenko. A Bielorrússia é um país que tem sido falado e noticiado por alguns acontecimentos que se afiguram algo estranhos e bizarros aos nossos olhos. Multa por usar determinadas meias é apenas um exemplo de acontecimentos que nos fazem olhar com espanto para o regime deste país.
De recordar que Alexander Lukashenko assumiu a presidência do país em 1995, altura em que se deu a queda do comunismo e ele foi eleito. Desde aí não mais saiu do poder, tendo sido reeleito em 2020 com 80% dos votos, numas eleições muito contestadas por, alegadamente, não terem decorrido de forma livre e independente.
Este país fica situado na Europa oriental, fazendo fronteira com a Rússia (leste e nordeste), Ucrânia (sul), Polónia (oeste) e Lituânia e Letónia (noroeste). Possuir cerca de 9,4 milhões de habitantes, maioritariamente cristãos, e intitula-se como uma república presidencialista. Conheça, agora, alguns dos acontecimentos que têm marcado este país.
Curiosidades surpreendentes da Bielorrússia
Multa por usar meias brancas com riscas vermelhas
Uma mulher foi abordada pelas forças de segurança bielorrussas e obrigada a pagar uma multa, porque trazia calçadas meias cujas cores remetiam para antiga bandeira bielorrussa, associada ao comunismo.
A multa foi de 2320 rublos bielorrussos, o equivalente a aproximadamente 745 euros, valor próximo do salário mínimo do país.
Caixa do televisor na varanda
Andrei Parkhomenko foi preso em Minsk por, alegadamente, estar a apoiar manifestantes. Porquê? Porque, supostamente, pendurou na varanda da sua casa uma “grande faixa de papel” vermelha e branca.
Essa “grande faixa de papel” era, na verdade, uma caixa do novo televisor LG, que acabara de comprar e que ainda não tinha tido oportunidade de ir colocar no lixo. Como as cores da marca são o branco e o vermelho, Parkhomenko foi automaticamente associado aos manifestantes anti-sistema.
Semáforo vermelho avariado
Em 2020, Yulia Yakubovich foi condenada a dois anos de prisão, com pena suspensa, por ter bloqueado, como uma forma ilegal de protesto, o trânsito num cruzamento de Minsk. Acontece que a mulher diz que o bloqueio se deveu sim a uma avaria no semáforo.
Assinatura extremista
Em Mogilev, Maria Voynova foi multada em 94 euros, pois a sua assinatura parecia o slogan da ACAB, “All Cops Are Bastards” (todos os polícias são bastardos).
Bonecos de palha
Também em Mogilev, Sergei Skok e Olga Klimkova foram condenados a três anos de prisão por pendurarem bonecos de palha numa estrada. Embora apenas quisessem promover as festas locais, as autoridades consideraram uma forma de insulto e de protesto contra o Presidente, devido às parecenças entre os bonecos e Lukashenko.
Outras curiosidades
Além dos aspetos políticos, há outros factos que tornam a Bielorrússia num país interessante. Tome nota de alguns deles.
– A economia da Bielorrússia está, essencialmente, relacionada com a agricultura e a indústria transformadora.
– A taxa média de desemprego na Bielorrússia é de 5.9%.
– O ponto mais alto da Bielorrússia é Dzyarzhynskaya Hara. Está 345 metros acima do nível do mar.
– Na Floresta Białowieża, vive o European Bison, o animal terrestre mais pesado da Europa.
– A Bielorrússia possui uma elevada taxa de corrupção.
– Até 2016, a Bielorrússia era o 92º país mais populoso do mundo.
– A Rússia é o maior parceiro político e económico da Bielorrússia.
– Os desportos mais populares da Bielorrússia são: o andebol, o futebol, o esqui, o hóquei no gelo, o voleibol, o biatlo, a esgrima e o wrestling.
– Minsk é a capital da Bielorrússia e é conhecida por Green City por ter mais de 844,000 árvores e uma área de 72,766 metros quadrados.
– O rio Svisloch atravessa Minsk e possui 54 pontes.
– A Independence Avenue, em Minsk, é a maior rua da Bielorrússia.
– Cerca de 25% dos habitantes da Bielorrússia morreu na Segunda Guerra Mundial.
– Aproximadamente 45% da Bielorrússia corresponde a florestas.
– Os primitivos carvalhos de várzea só existem no Parque Nacional Pripyatski, na Bielorrússia.
– O Jardim Botânico de Minsk é o terceiro maior da Europa.
– A Bielorrússia ainda não aboliu a pena de morte.
– Há centenas de receitas bielorrussas com batata.
Leia também:
NCultura
O que achou destas curiosidades sobre a Bielorrússia? Já imaginou ser preso por alguma destas curiosidades? O que faria? Dê-nos a sua opinião nos comentários! Se gostou deste tema, pode procurar outros artigos sobre curiosidades no NCultura. Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões.
Se é apaixonado/a pelo mundo das viagens, da gastronomia regional fique a saber que há mais artigos no NCultura, sobre essa temática. Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: língua portuguesa, cultura, histórias, gastronomia, entre outras…