Início Histórias 7 curiosidades de Lisboa que a maioria desconhece

7 curiosidades de Lisboa que a maioria desconhece

Descubra informações preciosas sobre a capital portuguesa. Saiba mais sobre a bela cidade de Lisboa! Confira 7 curiosidades de Lisboa que a maioria desconhece.

curiosidades de Lisboa
7 curiosidades de Lisboa que a maioria desconhece

Descubra algumas informações preciosas sobre a capital portuguesa. Saiba mais sobre a bela cidade de Lisboa! Confira 7 curiosidades de Lisboa que a maioria desconhece.

A cidade de Lisboa tem centrado todas as atenções nos últimos anos. É uma das cidades portuguesas que tem brilhado em eventos ligados ao turismo. Apesar de todos os olhares estarem virados para a capital portuguesa, existe muito para descobrir sobre a cidade. Há factos que são desconhecidos da grande maioria das pessoas. Quer saber mais?

7 curiosidades de Lisboa que a maioria desconhece

Lisboa

A capital portuguesa é o “centro” do país, pois é onde a maior parte do investimento é realizado e onde estão as grandes obras e empreendimentos. O nível de vida e a qualidade de vida são mais elevados na capital. Por isso mesmo, muitos estudantes optam por ir para Lisboa. O ensino na cidade lisboeta é de grande variedade e qualidade.

A capital portuguesa também tem uma história rica, repleta de curiosidades que todos os portugueses deviam conhecer. Há em Lisboa mais investimento na cultura e na arte. É uma cidade atrativa quer para portugueses, quer para estrangeiros.

Factos curiosos e desconhecidos sobre Lisboa

curiosidades de Lisboa
7 curiosidades de Lisboa que a maioria desconhece

Os famosos elétricos de Lisboa não são portugueses.

É seguramente uma das atrações mais emblemáticas de Lisboa, estando presentes em muitos postais da cidade. Os elétricos podem fazer-te chegar a pontos míticos. Eles não são portugueses, mas também não são chineses, nem britânicos,… Tem alguma ideia da sua origem?

Pois bem, os elétricos “lisboetas” são… americanos! Estes elétricos que, antigamente eram denominados “Americanos”, foram copiados das carruagens americanas. Estas inicialmente eram puxadas por cavalos e serviam de transporte das pessoas que iam para Harlem, em Nova Iorque, e para Nova Orleães. Depois, eles passaram a andar sobre carris.

Vídeo de: Câmara Municipal de Lisboa

Leia também:

Qual a melhor atração de Lisboa? Quer uma pista? É invisível!…

O Bairro Alto é um dos pontos altos da cidade lisboeta. Lisboa é uma cidade que tem muita oferta, muitas obras arquitetónicas, muitos museus, muitas galerias, muitas lojas, muitos restaurantes.

Contudo, há algo que está praticamente invisível ao longo de grande parte do ano, mas que se torna a grande atração de Lisboa, quando abre. Falamos, naturalmente, das Galerias Romanas que estão abertas poucos dias por ano. Esse momento de abertura costuma ocorrer em setembro.

Para possibilitar essas visitas ao público, é necessário muito, pois em grande parte do tempo existem dificuldades decorrentes das galerias ficarem inundadas a maior parte do tempo.

Contudo, é uma experiência única visitar as Galerias Romanas, que proporcionam um vislumbre de parte importante da história da cidade de Lisboa.

curiosidades de Lisboa
7 curiosidades de Lisboa que a maioria desconhece

A Torre de Belém esconde um facto curioso

É verdade, sendo um marco do turismo na cidade, a Torre de Belém chegou a ser apenas um escritório de alfândega. A arquitetura da Torre de Belém fascina os portugueses e tem uma história interessante que é desconhecida da grande maioria das pessoas.

São inúmeras as pessoas que visitam a cidade e que não perdem a oportunidade de visitar a Torre de Belém. Porém, essas pessoas desconhecem que o propósito da sua construção visava ser um escritório de alfândega. Ao contrário do que se pensa, não tinha como objetivo servir para a defesa de qualquer coisa real.

curiosidades de Lisboa
7 curiosidades de Lisboa que a maioria desconhece

Fado significa destino

O termo fado advém da palavra latina “fatum”. São temas frequentemente melancólicos, que abordam o destino de alguém. O Fado retrata bem a alma portuguesa, sendo um estilo musical que encanta todos os visitantes de Lisboa.

Está presente em diversos restaurantes espalhados pela capital. Faz parte da experiência de visitar a cidade, conjugando-se música de qualidade, comida de excelência e um vinho que tem encantado o mundo.

curiosidades de Lisboa
7 curiosidades de Lisboa que a maioria desconhece

Lisboa tem um Cristo Rei

O Cristo Redentor do Rio de Janeiro é mundialmente famoso. Muitos portugueses já foram ao Rio para o ver. Todavia, em Portugal, há um Cristo Rei que, não sendo tão grandioso ou famoso, merece ser visto.

O monumento de índole católica foi criado para celebrar a sobrevivência da nação portuguesa à II Guerra Mundial. Vale a pena a visita!

curiosidades de Lisboa
7 curiosidades de Lisboa que a maioria desconhece

Lisboa… a antiguidade é um posto!

Seguramente que todos reconhecem que a capital portuguesa tem uma história fascinante, mas a verdade é que a maior parte das pessoas desconhece quão antiga Lisboa é.

Sabia que Lisboa é mais antiga que Roma? Há quem defenda que Lisboa só é superada em antiguidade pela cidade de Atenas!

curiosidades de Lisboa
7 curiosidades de Lisboa que a maioria desconhece

Lisboa é a capital de Portugal?

Ao longo deste artigo, referimo-nos à cidade de Lisboa como a capital. Contudo, Lisboa não é a capital oficial de Portugal. Apesar de todos reconhecermos Lisboa como a capital do país, em Portugal, não há documentação oficial a confirmar que Lisboa seja a capital do país, documento que existe em relação a todas as outras capitais.

Em 1255, D. Afonso III declarou Lisboa como a capital do país, algo que permaneceu até hoje. O Rei mudou toda a corte de Coimbra (a capital anterior) para Lisboa. O crescimento da cidade lisboeta em relação a Coimbra contribui para essa decisão. Assim, essa mudança apenas surgiu motivada pela alteração da morada do Rei e da Corte, que permaneceram em Lisboa. No entanto, nunca foi emitido nenhum documento que oficializasse como capital do país a cidade de Lisboa.

NCultura

Se gostou deste artigo reaja a ele e faça um comentário! Se gostou deste tema pode procurar outros artigos sobre Língua Portuguesa no NCultura. Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões.

Se é apaixonado pelo mundo, saiba que há muitos mais artigos para ler no NCultura.

Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: turismo e viagens, saúde, gastronomia, cultura, histórias, entre outras…

5 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.