Castelo do Queijo é o nome de um espaço mítico da cidade do Porto. Conheça a origem deste nome insólito de um símbolo da Invicta.
A cidade do Porto tem sido devidamente reconhecida no universo do turismo, tendo conseguido conquistar diversos prémios internacionais. Um reconhecimento que nem seria indispensável, pois para constatar o sucesso da cidade basta passear pelas ruas do Porto.
Antes da pandemia que assolou o planeta, revelava-se mesmo uma experiência incrível. O Porto tem de tudo um pouco. Tem uma beleza natural maravilhosa, com o rio Douro a contribuir para lhe dar um charme particular, assumindo protagonismo na paisagem que levou o Alto Douro Vinhateiro a ser classificado pela UNESCO como Património da Humanidade.
Tem ainda uma cultura distinta, tradições particulares, uma história singular e um vasto património verdadeiramente fascinante. Um exemplar do património singular da cidade portuense é o popular Castelo do Queijo. Saiba mais sobre este símbolo da Invicta, o qual tem um nome particular.
A curiosa história do nome do Castelo do Queijo no Porto
Localização
O Castelo do Queijo encontra-se no final da Avenida da Boavista, situando-se mesmo junto ao mar. Encontra-se na freguesia de Nevogilde, no concelho e distrito do Porto.
O cenário que o envolve é deslumbrante, único e especial. O icónico espaço arquitetónico encontra-se sobre as rochas, local beijado pelas ondas do oceano Atlântico. Este monumento contém diversos elementos de interesse, sendo considerado um verdadeiro símbolo da cidade Invicta.
História
O Castelo do Queijo começou a ser edificado durante o reinado de D. João IV, por volta de 1643. A sua construção foi subsidiada pelo povo portuense e por membros religiosos das Almas do Corpo Santo. O responsável pelo projeto foi o engenheiro militar francês Miguel de l’Ècole.
Este espaço arquitetónico servia de defesa costeira, pois aquele que é hoje conhecido como Castelo do Queijo tinha o nome oficial de Forte de São Francisco Xavier, tendo sido construído aquando da guerra da Restauração.
Esta construção foi edificada num espaço onde existiu um outro forte, no século XV. Posteriormente, foi reconstruído no século XVII, sendo já no reinado de Afonso VI que assume o aspeto que apresenta hoje. O Castelo do Queijo foi classificado como Imóvel de Interesse Público no dia 20 de março de 1934.
Atualidade
Atualmente, encontra-se a Associação de Comandos a gerir este espaço. Aqui, encontra-se um museu histórico-militar, onde existem salas interiores com exposições.
Neste local, que foi recentemente restaurado, o público pode desfrutar dos eventos e da programação cultural que ali decorre. É ainda possível subir ao topo do forte e contemplar paisagens e vistas deslumbrantes.
Características
O Castelo do Queijo (ou Forte de São Francisco Xavier) apresenta muralhas de cantaria de pedra, sendo ainda possível ver plataformas de tiro com a presença de canhões históricos.
Neste emblemático espaço, há ainda uma ponte levadiça e um portão com as armas de Portugal.
O nome
O icónico Castelo do Queijo tem, na verdade, outro nome na sua origem. O nome oficial desta construção é Forte de São Francisco Xavier. Então, de onde será que veio a designação “Castelo do Queijo”?
A origem desta popular designação, que até é a mais comum e divertida, pode ser facilmente explicada. O nome dado a este monumento deve-se ao facto da construção ter sido realizada numa rocha granítica que tinha um formato arredondado que fazia lembrar o de um queijo.
Por isso, rapidamente os portuenses deram esse nome ao Forte de São Francisco Xavier, que ficou até hoje mais conhecido como Castelo do Queijo.
Informação útil
Castelo do Queijo
Morada: Praça de Gonçalves Zarco 4100-274 Porto.
Contactos: +351 226181067
Horário visitas:
Inverno
Terças a domingo: 13:00-17:00.
Espaço encontra-se encerrado à segunda-feira.
Verão
Terças a domingo: 13:00-18:00.
Espaço encontra-se encerrado à segunda-feira.
Pontos de interesse nas proximidades
Sealife
Este espaço encontra-se junto ao Castelo do Queijo, proporcionando uma experiência incomum na cidade sendo, por isso, merecedor de uma visita. Aqui, poderá ficar a conhecer mais e melhor o mundo marinho e desvendar muitos dos seus segredos.
Os preços dos bilhetes podem variar. Este é um local interessante que pode ser visitado todos os dias.
Nota: O custo é de 13€ para adultos e de 9€ para as crianças. Porém, se comprar online, o preço é mais barato.
Casa da Música
Este símbolo portuense, encontra-se de frente para a Avenida da Boavista, que é a maior avenida da cidade e uma das zonas nobres do Porto.
A avenida que passa pelo Parque da Cidade vai seguindo até à Rotunda da Boavista, onde pode encontrar outro espaço icónico da cidade do Porto, a Casa da Música.
A história é cultura que se traduz em riqueza e essência de conhecimento!
Espetacular descrição deste icon do Porto e importante postulado da nossa rica historia. Obrigado.