Mantenha estas peças delicadas em excelente estado! Conheça dicas essenciais para cuidar da lingerie e garantir que ela dura mais tempo. As peças de ‘lingerie’ merecem ser bem tratadas. Tratam-se de peças interiores bem bonitas. Contudo, uma má utilização destas peças e os erros cometidos no momento de as lavar, secar, guardar, faz com que elas durem menos tempo e se estraguem com maior facilidade.
No presente artigo, reunimos algumas dicas que permitem aumentar a sua durabilidade, mantendo as peças nas melhores condições.
Como cuidar da lingerie para durar mais tempo
Nenhuma pessoa compra ‘lingerie’ a pensar que essas peças se vão estragar em pouco tempo. A verdade é que a forma como as tratamos pode fazer com que elas percam qualidades rapidamente. O nosso comportamento pode ser a razão que leva peças bonitas a ficarem feias e a se apresentarem gastas. É frustrante ter peças com os elásticos frouxos pouco após se fazer a compra. No entanto, pode acontecer com alguns erros cometidos da nossa parte, no momento da lavagem, da secagem, de passar e de as guardar. A negligência pode ter consequências e pode danificar essas peças.
1 – Antes de lavar, separe as peças por cores
Antes de começar a lavar a roupa interior, deve ter em conta que é imprescindível separar bem todas as peças por cores. Por isso, as peças brancas devem apresentar-se de um lado, colocando as peças coloridas de outro, reservando ainda as pretas para outra lavagem.
Embora muitas pessoas achem que este passo não é útil, a verdade é que se revela arriscado lavar peças de cores com peças brancas, pois pode levar a transferências de cor. Quando as cuequinhas brancas ficam enegrecidas numa lavagem, provavelmente é porque as misturou com peças escuras nesse momento. Se pretende que as peças interiores mais delicadas durem anos e permaneçam absolutamente impecáveis, então é fundamental que não as misture com outras peças de roupa no momento da lavagem.
2 – Lave apenas à mão
Esqueça a máquina de lavar. A melhor solução para lavar a ‘lingerie’ é à mão. Estas roupas mais delicadas não devem ser lavadas na máquina, pelo menos se pretender que as peças durem mais tempo.
Estas peças delicadas merecem maiores cuidados. Estas peças, feitas frequentemente com rendas, feitas com tecidos tecnológicos e outros detalhes, exigem ser lavadas à mão, cuidadosamente, idealmente com um sabão neutro específico para o efeito.
Por isso, para que as suas peças de lingerie permaneçam bonitas por mais tempo, reserve uma hora por semana para cuidar da sua roupa interior.
3 – Evite a água quente
Também é importante evitar lavar estas peças com água muito quente. Se pretende cuidar bem das suas peças de ‘lingerie’, nunca as lave a essas temperaturas elevadas, porque o calor tende a danificar as fibras da roupa delicada. Frequentemente essas peças ficam deformadas, podem alargar ou encolher, perdem sempre qualidades. Por isso, opte por lavar as suas peças com água morna ou fria, sempre.
4 – Se quer mesmo lavar à máquina, tenha alguns cuidados
Se não coloca por hipótese ter tempo ou vontade de lavar peças à mão, calma. Se sente que lavar na máquina de lavar é indispensável, há solução.
Se for inevitável usar a máquina, certifique-se primeiro de que coloca as peças de lingerie numa bolsa protetora para que a lavagem destas peças não prejudique a sua longevidade.
Deve selecionar um ciclo destinado a roupa delicada, com água pouco quente e com centrifugação reduzida para minimizar os malefícios de lavar as peças na máquina de lavar, porque a melhor opção será sempre à mão.
Também deve usar detergente e amaciador específicos para roupa delicada, para garantir uma maior durabilidade das peças.
5 – A secagem da ‘lingerie’ deve ser feita ao ar livre
Se quer que as peças interiores durem mais tempo, então, após a lavagem, deve colocá-las a secar ao ar. Estenda estas peças o mais direito possível. Antes de as guardar, espere que sequem na totalidade.
Contudo, é fundamental evitar que haja uma exposição solar direta, para que as fibras das peças de ‘lingerie’ não fiquem danificadas. Tenha em conta que guardar cuequinhas ou sutiãs húmidos é um erro que terá consequências.
Pode levar ao desenvolvimento de fungos, prejudiciais para o seu corpo. Por isso, guarde somente estas peças de roupa interior quando tiver a certeza que elas se encontram bem secas.
6 – Nunca passe esta roupa íntima a ferro
Estas peças são mais frágeis e delicadas. Por isso, não deve passar a ‘lingerie’ a ferro. Desta forma, após retirar as peças do estendal, dobre as peças cuidadosamente e guarde-as na gaveta, diretamente.
7 – Nunca dobre sutiãs com aros
As peças de ‘lingerie’ podem ser muito diferentes. Por exemplo, os sutiãs com copas almofadas ou com aros não devem ser dobrados. Se o fizer, irá deformar a peça ou até entortá-la.
Os sutiãs devem ser guardados uns sobre os outros, com as copas bem encaixadas entre si. Não coloque mais nada por cima a pressionar.
Aprenda a cuidar da sua roupa:
- Não corra riscos! 3 razões para lavar roupa nova antes de usar
- 8 erros a evitar quando lavar roupa na máquina
- Aprenda a limpar e branquear roupa interior sem a danificar
Conclusão
Se tiver em conta estas sugestões, seguramente que a sua ‘lingerie’ irá ter mais longevidade. Além de durar mais tempo em condições, permanecerá bonita e com as cores originais bem preservadas.
As peças interiores merecem ter cuidados especiais. Não é porque não se expõe com estas peças de ‘lingerie’ que não deve ter o máximo cuidado com elas. Até porque eventualmente vai querer mostrá-las…