Já passou por algum dos edifícios mais estranhos de Portugal? Existem construções que nos deixam de boca aberta. São obras inesperadas que nos deixam boquiabertos e encantados.
Muitos arquitetos vêm o espaço como uma tela em branco, em que podem apresentar a sua arte. Há os arquitetos mais clássicos, que exploram o lado mais prático e útil das construções. Depois, há os arquitetos mais arrojados que pretendem surpreender em cada um dos seus projetos.
Neste artigo, vamos focar-nos precisamente neste último caso, apresentando construções muito surpreendentes. São os edifícios mais estranhos do país, mas também incríveis e que nos fazem questionar: “Serão estes edifícios mesmo reais?”. O deleite também está garantido já que é um verdadeiro encanto olhar para estas obras. Conheça construções criativas, loucas e inesperadas made in Portugal.
Conheça os edifícios mais estranhos de Portugal

Casa do Penedo – Fafe
Situada nas serras de Fafe, em Várzea Cova e Moreira do Rei, existem dois grandes penedos que constituem uma casa rara e surpreendente. Esta Casa do Penedo está em completa harmonia com a Natureza envolvente e já foi classificada como uma das casas mais peculiares de todo o mundo!
A sua construção remonta a 1974 e faz uso da pedra, exceto as portas e as janelas, claro. O interior é rústico, mantendo a harmonia com a Natureza em redor.
Vídeo de: Heric Carvalho

Cella Bar – Ilha do Pico, Açores
Na Madalena, na Ilha do Pico, fica um edifício que parece conjugar uma onda, um barco, uma baleia, uma pipa e uma caldeira de um vulcão.
O Cella Bar é, para alguns, o edifício mais bonito do mundo. Em 2016, foi galardoado com o prémio de edifício do ano, adquirindo fama mundial.
Esta construção funciona como uma verdadeira escultura que combina em tamanho grande os vários atributos associados à ilha, como se o próprio edifício fizesse parte daquele contexto natural.

Quinta da Pacheca
Esta unidade hoteleira marca pela originalidade. É composta por 10 quartos que ficam dentro de… barricas gigantes. Os Wine Barrels ficam situados na parte mais alta da Quinta, oferecendo uma vista e uma paisagem magnífica.
Tudo isto proporciona uma experiência de alojamento distinta e verdadeiramente única. Quanto à Quinta da Pacheca, vale também a pena dizer que esta é uma Quinta setecentista, localizada na zona demarcada do Douro, Património Mundial da Humanidade pela UNESCO.

Casa “Ourém” – Aldeia de Melroeira
O responsável por este projeto o arquiteto Filipe Saraiva que imaginou uma casa planificada por uma… criança! Na base da construção, está o desenho básico de uma casa, como todos fazíamos em miúdos.
A casa fica bem no centro da aldeia e tem um espaço interior incrível. O edifício já foi merecedor de um prémio de arquitetura, o International Architecture Awards 2018.

Casa na Chamusca
A grande particularidade desta casa é a sua fachada que parece ter sido rachada ao meio. O efeito é incrível e impressionante, pois a sensação que dá é que a casa se está a desintegrar, ali mesmo, à nossa frente.

Capela da Lapa – Vieira do Minho
A Capela da Nossa Senhora da Lapa foi edificada dentro de um penedo, no topo do monte do Penamourinho, em Soutelo, em Vieira do Minho.
Esta forma de construção explica-se pelo culto pagão às pedras de grandes dimensões, às antas e aos dólmens, algo que é herdado do período megalítico e está refletido em construções de norte a sul do país.
Esta capela data do século XVII. Conta-se que uma pastora avistou Maria e aí decidiu erguer uma capela.

Casa do Telhado de Pedra – Penhas Douradas
Nas Penhas Douradas, fica esta casa singular, mas sobre a qual se sabe pouco. Provavelmente, foi construída para abrigo de pastores. Os seus pontos de maior interesse são o telhado e as paredes que são feitos de pedras gigantes.

Posto de Transformação da EDA – São Miguel, Açores
Imagine uma casa virada ao contrário. Aqui, está ela! Uma casa estranha, bizarra e, claro, inesquecível. Ela fica nas Furnas, na Ilha de São Miguel, nos Açores, e escusado será dizer que é um ex-líbris local.
A sua função? Muito simples. Trata-se de um posto de transformação de eletricidade que arquitetos e engenheiros transformaram em algo completamente distinto.
Leia também
- Um dos 13 edifícios fabulosos e únicos no mundo é português
- 7 edifícios sinistros e assustadores em Portugal
- 20 fascinantes edifícios que desafiam as leis da física
NCultura
Se leu “Conheça os edifícios mais estranhos de Portugal” e gostou deste artigo, faça um comentário!
Se gostou deste tema, pode procurar outros artigos sobre turismo e viagens no NCultura.
Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões.
Se é apaixonado/a pelo mundo do turismo, fique a saber que há mais artigos no NCultura, sobre essa temática.
Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: turismo e viagens, língua portuguesa, cultura, histórias, gastronomia, entre outras…