Idealmente, pelos efeitos que gera, o café deve ser bebido num determinado horário. Qual será o horário ideal para tomar café?
O café é ingerido por muitas pessoas, gerando diversos efeitos positivos. A ciência revela que são vários os benefícios gerados por um consumo diário e moderado de café, não se devendo ultrapassar as três chávenas de café por dia.
Contudo, todos nós somos diferentes, sendo que as diferenças que nos distinguem representam variáveis que interferem nos efeitos gerados, na sua intensidade. Estudos científicos revelam que, para um adulto comum, há um horário mais indicado para se beber café. Uma janela temporária que permite à bebida revelar-se mais benéfica.
O horário ideal para tomar café
Estudo
Naturalmente que estas informações levam em consideração um adulto comum, que se levante cedo para ir trabalhar, logo pela manhã. Por exemplo, para uma pessoa que trabalhe durante a noite, das 22h às 6h da manhã, não faz sentido seguir as indicações deste horário ideal, pois não vai levantar-se às 9h para beber café e continuar a dormir. É preciso enquadrar cada caso no seu contexto.
Café logo cedo
O café é uma das bebidas mais populares e consumidas no mundo inteiro. Muitos consomem café logo na primeira hora do dia, pouco depois de acordarem, pelo efeito energético e de despertar que está associado ao café. Se é uma dessas pessoas… não faça isso! Muitos usam o café como um segundo despertador. O relógio desperta os olhos e a cafeína desperta a cabeça.
Contudo, não faz parte do horário ideal beber café pouco depois de acordar. Um dos investigadores defende que é errado beber café logo nas primeiras horas da manhã, entre as 8h e as 9h, pois a cafeína não gera os efeitos desejados e interfere com uma substância que o corpo cria naturalmente por essa altura. Nesse horário, ocorre o pico de produção do cortisol. Por isso, essa não é a melhor hora para beber café.
A justificação
Nos Estados Unidos da América, surgiu um estudo que demonstrou qual o horário ideal para tomar café. Steven Miller, que é doutorando em ciências da saúde da Universidade de Bethesada, destinou parte do seu tempo a estudar o ciclo hormonal de 24 horas pelo qual o sono se guia, conhecido como o ciclo circadiano.
Nessa investigação, foram apurados dados que levaram a concluir que o café não se deve beber logo de manhã. O investigador Steven Miller concluir que o cortisol atinge o pico de produção entre as 8h e 9h, por isso o café deve ser bebido noutro horário.
Conclusão
Sabendo-se que o cortisol é uma das hormonas que controla o ciclo circadiano e nos permite deixar em estado de alerta, torna-se contraproducente recorrer à cafeína nesta hora. É supérfluo beber café nesta hora, nomeadamente desejando os célebres efeitos cafeína.
Nessa fase, a cafeína concorre diretamente com o cortisol presente no corpo. Será o cortisol a manter o nosso corpo mais alerta. Além disso, o cortisol ainda reduz os efeitos energéticos do café.
Portanto, deve usar tanto o cortisol, como a cafeína, como elementos enriquecedores do seu quotidiano, coordenando os seus efeitos. Primeiro, deve deixar atuar o cortisol. O café deve ser usado estrategicamente em horários em que o cortisol já não tem impacto.
Assim deve tomar café:
Entre as 9h30h e as 11h30. Depois, opte por tomar entre as 13h30 e as 17h.
Entre as 19h e as 21h e as 00h e a 01h, são outras opções para quem pretende dar mais longevidade à sua noite, estudando ou trabalhando.
Quantidade recomendada
No máximo, devem beber-se até três cafés por dia, de acordo com especialistas. O consumo de cafeína não deve superar as 400 mg. Convém levar em consideração que a cafeína, além do café, também pode ser encontrada em alimentos como o chocolate, os refrigerantes (como a coca-cola ou a pepsi) ou as bebidas energéticas.
Nota: O conteúdo aqui apresentado é de caráter informativo. A nossa recomendação é que deve sempre consultar um especialista, antes de iniciar qualquer tipo de tratamento, nomeadamente um médico, um nutricionista ou outro profissional de saúde devidamente qualificado.