Uma das personalidades portuguesas mais fascinantes de sempre. A ligação de Fernando Pessoa à astrologia não foi uma mera curiosidade. Conheça o astrólogo Fernando Pessoa.
Sabia que o complexo e multifacetado escritor português, Fernando Pessoa, tinha interesse pela publicidade e, também, pela astrologia? É verdade, este lado menos conhecido e menos explorado demonstra que os interesses do extraordinário escritor não se esgotavam nos seus heterónimos. Saiba mais.
Conheça o astrólogo Fernando Pessoa
A ligação de Fernando Pessoa à astrologia não foi uma mera e superficial curiosidade. O seu interesse era tão profundo que, mesmo um conhecido astrólogo como Paulo Cardoso, definiu Fernando Pessoa como um bom astrólogo.
O interesse do genial poeta por esta temática esteve presente na sua vida durante décadas, tendo pretendido fazer um tratado sobre este assunto. Por isso, reuniu uma série de textos sobre o tema, tendo como objetivo dar-lhe mais conhecimento e credibilidade.
Horóscopos
Fernando Pessoa realizou mais de 300 horóscopos, um número bastante considerável. Só para se ter noção da sua dedicação a esta tarefa, estima-se que na época em questão as pessoas que faziam astrologia levavam aproximadamente 7 horas a realizar um horóscopo.
Como era necessária grande minúcia e os cálculos eram feitos à mão, era indispensável dedicar essa quantidade de tempo para realizar um horóscopo.
Raúl Leal, filósofo e amigo de Fernando Pessoa, foi uma das pessoas que teve um horóscopo realizado pelo poeta. Pessoa fez mesmo o cálculo da data da morte de Raúl Leal.
“Fernando Pessoa – Cartas Astrológicas”
Na obra de Paulo Cardoso “Fernando Pessoa – Cartas Astrológicas”, chega mesmo a ser revelado que Pessoa recebeu dinheiro por via destes serviços. Contudo, esta faceta de astrólogo é, para muitos, desconhecida.
Pessoa, que é incontornavelmente uma das personalidades mais intrigantes da história da Literatura Portuguesa, fez a sua própria carta astrológica, mas também a fez para cada um dos seus heterónimos mais relevantes: Alberto Caeiro, Álvaro de Campos e Ricardo Reis.
Segundo o astrólogo, os “signos ascendentes” dos horóscopos de cada um dos quatro heterónimos mencionados pertencem aos quatro elementos da Natureza: Água (Pessoa), Fogo (Caeiro), Terra (Campos) e Ar (Reis). Pessoa – e a sua família de heterónimos – continham a plenitude dos princípios fundamentais da filosofia ancestral.
O Astrólogo
No ano de 1915, Fernando Pessoa “criou” um astrólogo com o nome de Raphael Baldaya, tendo ainda estabelecido uma tabela de honorários. Os valores para os seus serviços variavam entre os 500 e os 5000 réis.
O poeta, recorrendo a personagens históricas ou contemporâneas, fez mais de 1500 mapas astrais. Ousou também calcular o ano da sua própria morte e a verdade é que houve grande proximidade entre a data estimada e a real.
Curiosidade
Para além de explorar a astrologia, Fernando Pessoa explorou a sua criatividade e talento no marketing. Exerceu a atividade de redator em duas agências de publicidade.
Um dos seus trabalhos, que ficou para a posteridade, nesta área, foi a criação do slogan – “Primeiro estranha-se, depois entranha-se” – destinado a uma famosa marca internacional de refrigerantes.
A Coca-Cola tentou entrar no mercado nacional, mas foi impedida pelo Estado. Só décadas mais tarde, a marca americana viria a conseguir “entranhar-se” em Portugal.
Leia também:
- Fernando Pessoa: os 10 melhores poemas
- Língua Portuguesa: Poemas inéditos de Fernando Pessoa
- Fernando Pessoa: 40 Quadras Populares
NCultura
Factos históricos levaram ao desenvolvimento de algumas expressões que usamos regularmente. O que achou da história do astrólogo Fernando Pessoa? Sabia desta sua faceta?
Se gostou deste tema pode procurar outros artigos sobre Fernando Pessoa no NCultura.
Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões.
Se é apaixonado pela língua portuguesa, saiba que há muitos mais artigos para ler no NCultura.
Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: turismo e viagens, lifestyle, receitas, vinhos, histórias, entre outras…