A Airline Ratings publicou o seu estudo anual que revela as companhias aéreas mais seguras do mundo. A companhia portuguesa está na lista.
A Airline Ratings é uma entidade que se tornou numa referência na avaliação das companhias aéreas. A consultora australiana publica todos os anos um relatório sobre as companhias aéreas procurando avaliar determinados critérios, de modo a encontrar as que asseguram mais segurança para os viajantes.
É desta forma que posteriormente seleciona as companhias aéreas mais seguras do mundo. A Airline Ratings já publicou o seu estudo anual que revela as companhias aéreas mais seguras do planeta.
As companhias aéreas mais seguras do mundo. TAP está na lista
A liderança
A companhia aérea que lidera o ranking publicado pela Airline Ratings é a Qantas. Segundo o relatório que a consultora australiana publica anualmente, a Qantas distinguiu-se entre as companhias aéreas, sendo a empresa que permite assegurar mais segurança para os viajantes.
Mais informações sobre a Airline Ratings, aqui.
Airline Ratings
Esta entidade, Airline Ratings, foi lançada em junho de 2013. A Airline Ratings apresenta um relatório que se centra em diversos fatores, classifica a segurança, os produtos a bordo e a conformidade com o COVID-19 de 385 companhias aéreas recorrendo ao seu exclusivo sistema de classificação de sete estrelas.
O relatório da Airline Ratings foi usado por milhões de passageiros de 195 países. Ele tornou-se o padrão da indústria para segurança, classificação de produtos e covid-19. A equipa editorial da Airline Ratings é uma das mais experientes do mundo contando com quase 50 prémios (internacionais e nacionais).
Os editores da Airline Ratings também são autores ou coautores de mais de 28 livros sobre a indústria. Por isso, o seu relatório anual é muito aguardado pelas companhias aéreas, pois tornou-se numa autoridade na área, uma referência para as companhias e para os passageiros que a elas recorrem.
A líder
A Qantas é a maior empresa aérea australiana. Esta companhia aérea é a terceira mais antiga do mundo. É até a companhia aérea mais antiga do mundo em operação contínua! A Qantas foi fundada em 1920. Tem mais de um século de existência.
A Qantas começou a operar voos internacionais em 1935. Durante a sua história com mais de cem anos, a Qantas cumulou um histórico interessante e surpreendente de operações e segurança. Atualmente, a Qantas é tida como a empresa mais experiente do setor, segundo os editores da AirlineRatings.com.
O nome
O singular nome Qantas advém da sigla “QANTAS” que, na verdade, trata-se de um acrónimo (de “Queensland and Northern Territory Aerial Services”). A empresa Qantas é também chamada de “The Flying Kangaroo”. A Austrália é um país associado ao animal canguru. Estes mamíferos encontram-se em grande número na Austrália.
Passado glorioso
Qantas é considerada a companhia aérea mais segura do mundo para a Airline Ratings. A companhia aérea australiana subiu este ano ao topo do ranking. No entanto, a Air New Zealand assumiu a primeira posição no ano passado.
A Qantas regressou este ano a uma posição que ocupava desde que o estudo começou a ser publicado, em 2013, A única ocorreu mesmo no ano passado, momento em que a Air New Zealand testou o trono das companhias aéreas mais seguras.
O Pódio
Além da empresa Qantas que assegura o lugar mais alto do pódio, a medalha de ouro, há a destacar os restantes elementos do pódio. A Air New Zealand assegura a medalha de prata, o segundo lugar.
A Etihad Airways fica com a honrosa medalha de ouro, o terceiro lugar do pódio. Enquanto que a companhia aérea Qantas teve de subir seis posições (em 2022) para se tornar na companhia aérea mais segura do mundo.
A concorrência Air New Zealand e Etihad Airways perderam um lugar em relação à posição do ano anterior. Ambas apresentaram uma queda de uma posição.
O estudo
A Airline Ratings avaliou 385 companhias aéreas. Nessa avaliação, selecionou as 20 companhias aéreas mais seguras para viajar em 2023. Neste grupo, estão as companhias aéreas que se destacam no setor. Estas companhias aéreas estão na vanguarda da segurança, inovação e lançamentos de novas aeronaves.
Reação
Geoffrey Thomas, editor-chefe da AirlineRatings.com, defendeu que: “As nossas 20 companhias aéreas mais seguras para 2023 estão sempre na vanguarda da inovação em segurança, excelência operacional e no lançamento de aeronaves novas e mais avançadas, como o Airbus A350 e o Boeing 787.”
As outras companhias
A Qatar Airways ficou com o 4º lugar, perto do pódio. A quinta posição ficou para a Singapore Airlines (5.ª), seguindo-se a TAP Air Portugal (6.ª). Estas três companhias aéreas caem todas uma posição em comparação com o relatório de 2022.
A Emirates fica com o sétimo lugar (sobe do vigésimo lugar de 2022) e a Alaska Airlines fica com o oitavo. Seguem-se as seguintes companhias aéreas EVA Air (9º), Virgin Australia/Atlantic (10º), Cathay Pacific Airways (11º) e Hawaiian Airlines (12º). Estas quatro companhias aéreas revalidam a sua posição do ano passado.
As piores das melhores
A SAS apresenta uma descida de sete posições, apresentando um 13º lugar em 2023, seguindo-se a United Airlines (que apresentou uma subida de cinco posições). Para completar o top 20 das companhias aéreas mais seguras, estão Lufthansa/Swiss Group (15º), Finnair (16º), British Airways (17º), KLM (18º), American Airlines (19º) e Delta Air Lines (20º).
Leia também:
- Os 7 aeroportos mais perigosos do mundo
- Portugal tem um dos aeroportos mais bonitos do mundo
- Provavelmente, a estação de comboios mais bonita de Portugal
O TOP 20 das Companhias Aéreas Mais Seguras
- Qantas
- Air New Zealand
- Etihad Airways
- Qatar Airways
- Singapore Airlines
- TAP Air Portugal
- Fly Emirates
- Alaska Airline
- EVA Air
- Virgin Australia/Atlantic
- Cathay Pacific Airways
- Hawaiian Airlines
- SAS
- United Airlines
- Lufthansa/Swiss Group
- Finnair
- British Airways
- KLM
- American Airlines
- Delta Air Lines
Companhias aéreas de baixo custo
A Airline Ratings também criou uma lista com as 20 companhias aéreas de baixo custo (LCCs) mais seguras até 2023. Segundo a consultora, graças a estas empresas “milhões de pessoas viajam pela primeira vez ou fazem viagens que, de outra forma, não poderiam pagar.”
No entanto, neste caso, a Airline Ratings não elaborou um ranking de posições, mas apresentou as empresas numa lista em ordem alfabética. As companhias aéreas mencionadas foram as seguintes:
- Air Arabia
- AirAsia Group Allegiant
- Air Baltic
- Easyjet
- FlyDubai
- Frontier
- Jetstar Group
- Jetblue
- Indigo
- Ryanair
- Scoot
- Southwest
- Spicejet
- Spirit
- Vueling
- Vietjet
- Volaris
- Westjet
- Wizz
Para fazer as suas determinações, os editores AirlineRatings.com analisaram diversos fatores. Para apresentarem a lista das companhias aéreas mais seguras, tiveram em consideração os seguintes fatores:
- acidentes ao longo de cinco anos;
- incidentes graves ao longo de dois anos;
- auditorias de órgãos de administração da aviação e associações líderes;
- auditorias governamentais;
- idade da frota;
- protocolos COVID.
Explicações
Geoffrey Thomas explicou o processo da seguinte forma: “No entanto, todas as companhias aéreas têm incidentes todos os dias, e muitos são problemas de fabricação de aeronaves ou motores, não problemas operacionais de companhias aéreas. É a maneira como a tripulação de voo lida com esses incidentes que determina uma boa companhia aérea de uma insegura.”
O editor-chefe da AirlineRatings.com ainda continuou a explicação: “As nossas 20 companhias aéreas mais seguras até 2023 estão sempre na vanguarda da inovação em segurança, excelência operacional e lançamento de novas aeronaves mais avançadas, como o Airbus A350 (acima) e o Boeing 787”.