Manter o seu carro a cheirar a novo é possível com alguns truques simples. Alcance aquele aroma fresco e característico de um veículo novo! Todos os condutores detestam ter o carro a apresentar odores. No entanto, com o passar do tempo e a falta de cuidados regulares, os carros acabam por apresentar maus cheiros. Torna-se inevitável.
É necessário adotar medidas preventivas para assegurar que o carro apresenta cheiros agradáveis. No presente artigo, irá aprender a evitar os maus cheiros e a deixar o carro com um aroma agradável. Iremos partilhar consigo um conjunto de métodos.
Como ter o carro a cheirar a novo
Há vários truques que permitem deixar o carro a cheirar como se tivesse acabado de sair do stand. No entanto, antes de avançarmos para essas dicas, convém saber primeiro quais são os cuidados a ter para preservar o carro, evitando que os maus cheiros se instalem.
Estratégias para evitar odores no interior do carro
Deve ter em conta que existe uma data de estratégias que permitem prevenir a ocorrência de maus cheiros. Antes de recorrer a produtos para criar um bom cheiro no carro, convém saber como proceder à eliminação progressiva e natural dos maus cheiros. Idealmente, nunca se deve fumar num carro. Contudo, se se trata de um condutor fumador, que não consegue evitar o vício no carro, então torna-se fundamental que apenas fume com a janela aberta, para impedir que o odor a tabaco se instale e fique impregnado nos tapetes ou nos estofos.
Se não fizer, o interior do carro ficará com esse mau cheiro; é inevitável. Para combater o cheiro do tabaco no automóvel, deve deixar as duas janelas abertas. Conduza assim por uns minutos para o ar circular mais rapidamente. Outro mau hábito que muitas pessoas têm consiste em comer ou beber no carro. Se cometer esse erro, pelo menos lembre-se de remover as embalagens e os restos de comida do automóvel. Faça-o o mais rapidamente possível. Para prevenir os maus odores no interior do veículo, deve ter em conta as seguintes estratégias…
1 – Faça a limpeza de manchas de sujidade
Sempre que identificar manchas no interior do carro, deve realizar uma limpeza adequada. Para assegurar eficácia na tarefa, convém fazer uso de produtos próprios para o efeito. Pode utilizar detergentes enzimáticos para remover manchas de vómito ou fluídos corporais. Também pode recorrer a sprays desinfetantes para eliminar fungos e mofo.
2 – Não se esqueça de lavar os tapetes
Uma tarefa fundamental consiste em lavar os tapetes com uma solução caseira, composta por água morna misturada com algumas gotas de detergente. Como não se controla a sujidade absorvida pelos tapetes, a estratégia passa por limpá-los, para que os maus cheiros acumulados não permaneçam. Realize a tarefa em dias quentes para secar o tecido dos tapetes, devidamente. Assim, reduz a probabilidade de enviar humidade para o interior do habitáculo.
Pode deixar o carro a cheirar bem com diversas estratégias. A limpeza e a manutenção são essenciais. Estimar o carro e ter a sensibilidade de realizar procedimentos que assegurem a sua preservação é fundamental. Cada condutor deve ainda sensibilizar todos os que partilham o carro a ter alguns cuidados básicos.
3 – Aspire o carro com frequência
Utilize um aspirador para eliminar a sujidade do interior do veículo. O aspirador deve passar por zonas onde os resíduos se acumulam, nomeadamente nos cantos dos assentos e nas zonas inferiores. Os tapetes devem ser retirados (quando há essa possibilidade). Posteriormente, pode utilizar uma pistola de ar de compressor para remover as poeiras. Este procedimento deve ser realizado regularmente porque, além de remover os odores, promove uma melhoria significativa da qualidade do ar.
4 – Não deixe alimentos ou bebidas no carro
É um erro comum deixar restos de comida no carro. Este mau hábito promove a criação de maus cheiros no carro. Os restos de migalhas deterioram-se com facilidade num carro. Por isso, os odores formam-se. Idealmente, deve evitar comer ou beber dentro do automóvel. Contudo, se cometer esse erro, pelo menos, tente limpar tudo no próprio dia. Não se pode esquecer de nada. Deite fora as embalagens com as sobras de comida. Finalmente, livre-se das migalhas que se encontrem no veículo e faça a limpeza adequada de manchas que se tenham criado.
5 – Conduza regularmente com as janelas abertas
Mal identifique um odor no interior do carro, intervenha. Deve abrir as janelas de imediato. Se o fizer em dias de calor, o sol e o ar revelam-se armas úteis e eficazes na eliminação de maus odores. Por isso, pode abrir as janelas durante a condução. Se não tiver essa oportunidade, pode optar por abrir as janelas e as portas após estacionar o carro, seja em casa ou num espaço seguro, mantenha-se por perto do automóvel. Embora possa demorar a sair, essa estratégia é eficaz.
Dicas para deixar o carro com um cheiro agradável
1 – Ligue o ar condicionado frequentemente
Os odores podem não estar associados aos maus hábitos dos condutores. Por exemplo, a humidade dos dias mais frios pode desenvolver mofo, originando maus cheiros. Nesse caso, ligue o sistema de ventilação do carro frequentemente para que o ar possa circular e, desta forma, impedir que a humidade fique acumulada no interior.
2 – Use spray para eliminar os maus cheiros
O uso de sprays ambientadores para automóveis é uma estratégia que permite disfarçar os odores no imediato. Estes produtos são perfeitos para quem pretende deixar o carro a cheirar a novo. O procedimento é simples. Só tem de borrifar o spray diretamente na superfície dos bancos. Pode ainda fazer o mesmo sobre o painel, o chão e/ou o teto.
Estes produtos encontram-se à venda por um bom preço nos supermercados e são ideais para remover maus cheiros que se encontrem impregnados há muito tempo, nomeadamente o cheiro a tabaco ou a odores de animais de estimação.
3 – Recorra a um aromatizador de ambientes
Pode usar um aromatizador de ambientes para deixar o carro a cheirar bem. A estratégia deve passar por adaptá-lo a uma zona bem ventilada, nomeadamente as saídas de ar condicionado.
Desta forma, o cheiro irá percorrer a totalidade do habitáculo. Atualmente, há modelos de automóveis que já apresentam um pequeno compartimento no tablier, projetado especificamente para integrar um aromatizador. Geralmente, este engenho está presente no interior do porta-luvas e encontra-se ligado diretamente à conduta do ar condicionado.
Apesar de se tratar de uma técnica simples, discreta e eficaz, a fragrância torna-se imediatamente perceptível ao acionar o ar condicionado. Para que possa criar um ambiente calmo, fresco e puro, deve recorrer a um aromatizador com base de flor de lótus e chá branco orgânico.
Escolha uma versão com suporte em madeira, porque se trata de um elemento que confere subtileza e elegância. O aromatizador pode durar entre 6 a 8 semanas. Além disso, pode ser reutilizado com uma nova carga.
4 – Utilize ambientadores
Este é um procedimento bastante prático. Trata-se de um método bastante popular. O ambientador em forma de pinheiro é emblemático. Contudo, há muitas outras opções.
Aprenda como cuidar do seu carro:
- Como limpar plásticos encardidos do carro deixando-os impecáveis
- Vidros embaciados no carro: saiba como prevenir
- Métodos eficazes para limpar e remover nódoas dos estofos do carro
5 – Use difusores
Para as pessoas que pretendam que o seu carro apresente um cheiro de automóvel a sair de stand, usar difusores revela-se um truque fundamental. É possível deixar o carro a cheirar bem, de formas muito distintas. Há difusores com uma gama vasta de essências.
Geralmente, a lavanda é recomendada devido a um efeito equilibrado e harmonioso na dissipação de odores. Pode ainda optar por recorrer a uma solução mais económica. Prepare raminhos de lavanda seca. Em seguida, coloque-os num saquinho de linho ou croché, devidamente fechado com um laço ou cordão. Se optar por realizar este procedimento, pode personalizar, adicionando outras fragrâncias que sejam do seu agrado.