Descubra as melhores estratégias para acabar com os vidros do carro embaciados! Dicas práticas e eficazes para manter a visibilidade e a segurança.
O inverno é uma estação com condições climatéricas menos propícias a desfrutar o quotidiano. Quem gosta de passear, geralmente, prefere sol e calor. No entanto, na estação mais fria do ano, há que fazer por contornar os fenómenos que ocorrem frequentemente para facilitar a nossa vida.
Por exemplo, é bastante comum surgir a condensação no interior dos carros em dias de chuva. Ora, convém evitar ter os vidros do automóvel embaciados, porque a condução de um veículo nessas condições revela-se bastante perigosa.
Como resolver os vidros do carro embaciados no inverno
A condensação e a humidade que surgem regularmente nesta estação ocorrem devido às condições climatéricas que fazem parte do inverno e resultam dos dias de chuva e de frio.
Ora, ter os vidros embaciados é uma consequência natural e um dos incómodos com que se tem de lidar com regularidade. O embaciamento dos vidros é um problema recorrente que incomoda todos os que circulam na estrada.
Segurança
Desta forma, revela-se urgente resolver este problema para promover uma condução mais segura. Existe um conjunto de estratégias que nos permite impedir que os vidros do carro fiquem embaciados no inverno. Apesar de ser uma situação comum, ter os vidros do automóvel embaciados é bastante perigoso, pois a visibilidade fica comprometida. Logo, não há a segurança desejada na condução.
Existem produtos que permitem prevenir este problema. Há truques eficazes que permitem contornar esta situação. Por isso, mais do que encontrar uma solução mágica para resolver o problema, convém tomar medidas para evitar que ele surja.
Explicação do fenómeno
Quer saber por que razão os vidros ficam embaciados? Este fenómeno explica-se facilmente. Ele é resultado do choque térmico que ocorre entre os ambientes do interior e exterior. Desta forma, a condensação surge com particular incidência em contextos em que o ar no interior do automóvel se apresenta mais quente do que o ar que se encontra no exterior do veículo.
Este fenómeno intensifica-se em contextos em que a humidade entra em contacto com o vidro frio. Além disso, há elementos que intensificam o risco térmico e que contribuem para o agravar do fenómeno, nomeadamente a respiração das pessoas, o respetivo cabelo, a roupa e os itens molhados (como um guarda-chuva, por exemplo).
Limpeza regular dos vidros
Limpar os vidros regularmente revela-se uma boa estratégia para evitar que os vidros do carro fiquem embaciados no inverno. Ora, quando a superfície não é limpa, nos vidros, apresenta-se uma acumulação de sujidade. Os vidros apresentam pós e óleos derivados do uso regular do carro. Estas condições promovem e facilitam o embaciamento dos vidros, porque contribuem para a acumulação de humidade.
Se limpar os vidros semanalmente, recorre a uma estratégia ótima para evitar ter os vidros do carro embaciados. Nessa tarefa semanal (ou quinzenal), deve recorrer a produtos hidrofóbicos, que apresentam um efeito que contribui para prevenir o embaciamento.
Os líquidos próprios de produtos deste género repelem a água e criam condições que permitem a formação de uma espécie de película antiaderente à humidade.
Utilização de cera automóvel
A cera automóvel é um produto fantástico. É frequentemente usado para deixar o automóvel brilhante e bonito como se estivesse a sair do stand: fica como novo. No entanto, também pode ser usado como estratégia para prevenir este problema de vidros embaciados.
Faça-o da seguinte forma:
- Primeiro, aplique uma camada fina de cera no interior dos vidros.
- No imediato, aplique uma camada fina de cera no exterior dos vidros do carro.
- Tenha em conta que devem apresentar-se de modo uniforme.
- Posteriormente, recorra a um pano limpo para tirar excessos de produto.
- Então, repita o gesto até não ver qualquer vestígio de cera automóvel.
- Desta forma, será formada uma camada que repele a humidade, o que permite impedir que o embaciamento dos vidros se forme.
Recomendação: deve repetir esta estratégia a cada 2 semanas.
O truque da batata crua
Este é o tipo de truque que pode parecer inventado na internet para fazer alguém passar por uma humilhação que leve às risadas de quem assiste ao momento. No entanto, trata-se de um método surpreendentemente eficaz. Esta estratégia é usada regularmente nos ralis.
Faça da seguinte forma:
- Primeiro, recorra a uma batata crua e parta-a ao meio.
- Em seguida, esfregue a metade pelo interior do vidro e, então, passe um pano húmido.
- Posteriormente, repita o processo no exterior do vidro, para assegurar uma melhor visibilidade.
- Não se preocupe, este processo não deixa os vidros sujos ou marcados.
O chamado “truque da batata às rodelas” resulta mesmo e existe uma base científica que explica o seu sucesso. O sucesso na tarefa acontece devido ao amido da batata que irá formar um tipo de película que repele a humidade, impedindo, dessa forma, a condensação e o embaciamento dos vidros.
Outras estratégias para prevenir o aparecimento do embaciamento
Há quem defenda que resulta recorrer à areia 100% sílica (sim, esse produto mesmo, que se associa aos gatos). Esta estratégia funciona, porque a sílica consegue evitar que as gotículas de água se acumulem, porque vão absorvendo a humidade do ar.
Desta forma, os vidros não embaciam com facilidade quando se usa este produto. Deve proceder da seguinte forma:
- Primeiro, deve encher um par de meias com areia absorvente para gatos 100% sílica.
- Em segunda, deve colocar a meia de baixo do banco de passageiro.
- Desta forma, a sílica está colocada estrategicamente e irá fazer o efeito pretendido…
Outro truque popular para evitar ter os vidros do carro embaciados no inverno consiste em recorrer ao poder de uma barra de sabão. Basta aplicar uma camada de sabão em barra nos vidros e, em seguida, secar com um pano. Esta estratégia permite criar uma espécie de película protetora no vidro, impedindo que a acumulação de humidade se forme.
O que fazer quando os vidros já se encontram embaciados?
Recorrer à ventilação do carro é a estratégia mais usada pelos condutores, quando enfrentam este problema. O procedimento é simples e deve ser feito com os seguintes passos:
- Primeiro, direcione a saída do ar para o para-brisas.
- No imediato, acione a opção para desembaciar.
- Em seguida, acione esta opção igualmente para o óculo traseiro.
- Posteriormente, deve aguardar.
Finalmente, perceberá que este método permite secar o ar. Desta forma, o embaciamento deixará de ser um problema dentro do carro, porque a humidade é fortemente reduzida. Pode, igualmente, recorrer a líquidos desembaciadores, que se encontram facilmente em lojas.
A sugestão de um especialista na matéria: Mark Rober é um expert. Este ex-engenheiro da NASA explicou como desembaciar os vidros do carro, com rapidez e em passos simples.
- Primeiro, deve ligar a ventilação no máximo.
- Depois, deve ligar o ar condicionado.
- Em seguida, deve desligar o botão de circulação de ar.
- Posteriormente, deve abrir um pouco as janelas do carro.
- A partir daqui, a recomendação consiste em programar o ar condicionado para manter o ambiente a 18 ou 19 graus (geralmente, a partir dos 20 graus, o consumo de combustível aumenta).
Aprenda a resolver mais problemas com o seu carro:
- Como limpar os plásticos do carro e deixá-los como novos
- Como limpar estofos do carro e deixá-los como novos
- Riscos no carro: como tirar e deixar o seu carro como novo
Evite erros que geralmente são cometidos!
Geralmente, os condutores atuam de forma instintiva e cometem o erro de passar um pano, um lenço ou as próprias mãos para “resolver” o problema dos vidros embaciados. No entanto, essa não é a melhor estratégia para impedir a formação das pequenas gotas de água que se acumulam no vidro.
É um erro tentar desembaciar vidros com um pano ou ouro tecido. Limpá-los dessa forma apenas cria outro problema, pois irá transformar a humidade em gotas de água (que posteriormente se voltarão a libertar, fazendo com que o processo se desenvolva novamente). Além disso, irá originar sujidade nos vidros.
Uma película oleosa invisível é formada com a poluição, o pó e a própria humidade e gordura das mãos. O pano fará com que a sujidade presente nos vidros se espalhe. Por isso, eles apresentam-se mais embaciados, gordurosos, o que implica que os condutores se sintam obrigados a repetir o processo várias vezes.
Frequentemente, este procedimento até é realizado com o carro em movimento. Por isso, esta operação de limpeza coloca em causa a segurança na condução. Há um risco iminente de acidente.