Início Tradições Como remover nódoas de vinho tinto facilmente

Como remover nódoas de vinho tinto facilmente

Caiu vinho tinto sobre a toalha ou camisa? Nós explicamos como resolver o problema. Confira como remover nódoas de vinho tinto facilmente.

remover nódoas de vinho tinto
Como remover nódoas de vinho tinto facilmente

Como remover nódoas de vinho tinto facilmente. O vinho tinto é uma bebida ótima, cheia de benefícios para a saúde e capaz de acompanhar maravilhosamente uma série de pratos. Quando preparamos um almoço ou jantar especial, este vinho é imprescindível à mesa, assim como a família e os amigos que se sentam em redor da mesa.

Porém, por distração ou “excesso de alegria”, quantas vezes um pouco do vinho é derrubado, acabando por nos sujar ou sujar a própria toalha que temos na mesa. Costuma-se dizer que vinho derrubado é sinal de felicidade, mas é também é sinal de nódoas e nódoas difíceis de remover. Mas há truques valiosos que o podem ajudar nestas situações. Fique a conhecê-los!

remover nódoas de vinho tinto
Como remover nódoas de vinho tinto facilmente

Como remover nódoas de vinho tinto facilmente

Perante uma nódoa de vinho tinto, independentemente da extensão da mancha ou do tecido, é fundamental ser pró-ativo e lutar contra o tempo. Para isso, consulte logo a etiqueta da peça e perceba se é ou não um tecido que necessita de um tratamento mais delicado.

O passo seguinte é eliminar o excesso de vinho, usando um pano limpo e seco ou papel absorvente para pressionar a mancha, de forma a que o pano absorva o líquido. Nesta fase, não deve esfregar, caso contrário estará a espalhar ainda mais a nódoa.


Leia também: Aprenda a branquear os dentes com gengibre e não só


remover nódoas de vinho tinto
Como remover nódoas de vinho tinto facilmente

Usar pó de talco

O pó de talco ajuda muito a absorver o excesso de líquido. Depois de eliminar com um pano a maior quantidade possível de vinho, deve cobrir toda a nódoa com pó de talco.

A seguir, deixe atuar por umas horas, de modo a que o pó elimine a mancha. Finalmente, sacuda a peça para retirar o excesso de pó e coloque na máquina de lavar roupa.

Aplicar sal e limão

À semelhança do pó de talco, o sal também ajuda a absorver o excesso de vinho tinto. Para isso, deve cobrir totalmente a nódoa com sal e umas gotas de limão. Deixe atuar por umas horas e retire. Finalmente, leve à máquina de lavar roupa.

remover nódoas de vinho tinto
Como remover nódoas de vinho tinto facilmente

Recorrer a água com gás

A água com gás, devido aos seus componentes, também ajuda a libertar a nódoa de vinho, uma vez que penetra profundamente no tecido. Só tem de derramar a água sobre a nódoa e lavar como habitualmente. Assim, vai conseguir eliminar os resquícios de vinho.

Adicionar vinho branco

Pode parecer uma brincadeira, mas é bem verdade. O vinho branco consegue mesmo eliminar as nódoas de vinho tinto. Depois de deitar um pouco de vinho branco sobre a nódoa, verá que os resquícios de vinho tinto vão começar a desprender-se. Nessa altura, coloque na máquina de lavar roupa.

Os componentes do vinho branco tornam-no ainda um excelente aliado no amolecimento daquelas manchas já muito secas.

remover nódoas de vinho tinto
Como remover nódoas de vinho tinto facilmente

Juntar leite

O leite ajuda a remover uma série de nódoas, como as de vinho tinto, de tinta, entre outras. Basta molhar um pano limpo em leite e esfregar cuidadosa e delicadamente a nódoa, sem deixar que ela se espalhe pelo tecido. Após amolecer e eliminar a mancha, deve levar à máquina de lavar roupa.

Recorrer ao limão

O limão é um ótimo tira nódoas. Neste caso, para eliminar uma mancha de vinho só tem de espremer o sumo de um limão e esfregar com uma escova de dentes que já não use. A mancha vai desprende-se lentamente e, depois, é só colocar na máquina de lavar roupa.

remover nódoas de vinho tinto
Como remover nódoas de vinho tinto facilmente

Misture água, amoníaco e água oxigenada

Esta solução não deve ser usada em peças delicadas, pois pode danificar os tecidos mais sensíveis. Num recipiente, misture 5 partes de água fria, com uma parte de água oxigenada e quatro partes de amoníaco.

Depois, mergulhe a peça nesta solução e deixe atuar por alguns minutos, até verificar que a nódoa se desprendeu. Finalmente, escorra bem a peça e lave na máquina da roupa.


Leia também: Segredos e truques de cozinha que todos devem conhecer


Compre produtos próprios

Para situações mais difíceis ou para quem prescinde dos remédios caseiros, há produtos à venda que tratam e eliminam nódoas difíceis, como é o caso de manchas de vinho tinto.

remover nódoas de vinho tinto
Como remover nódoas de vinho tinto facilmente

E os tapetes?

Os truques que deixámos destinam-se, essencialmente, a toalhas de mesa e a peças de roupa. Porém, quando se entorna vinho numa mesa, é frequente ele cair para o tapete. A questão é que a remoção de uma nódoa de vinho num tapete deve seguir outros procedimentos.

O primeiro passo deve ser sempre eliminar o excesso de líquido, com papel de cozinha ou um pano. Depois, deve cobrir, por umas horas, a nódoa com maisena e deixar que ela absorva o vinho restante. Finalmente, sacuda ou aspire bem o tapete.

Se a nódoa persistir, misture num balde água quente com amoníaco e aplique com um pano limpo, esfregando até a nódoa desaparecer.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.