Como remover nódoas de vinho tinto facilmente. O vinho tinto é uma bebida ótima, cheia de benefícios para a saúde e capaz de acompanhar maravilhosamente uma série de pratos. Quando preparamos um almoço ou jantar especial, este vinho é imprescindível à mesa, assim como a família e os amigos que se sentam em redor da mesa.
Porém, por distração ou “excesso de alegria”, quantas vezes um pouco do vinho é derrubado, acabando por nos sujar ou sujar a própria toalha que temos na mesa. Costuma-se dizer que vinho derrubado é sinal de felicidade, mas é também é sinal de nódoas e nódoas difíceis de remover. Mas há truques valiosos que o podem ajudar nestas situações. Fique a conhecê-los!

Como remover nódoas de vinho tinto facilmente
Perante uma nódoa de vinho tinto, independentemente da extensão da mancha ou do tecido, é fundamental ser pró-ativo e lutar contra o tempo. Para isso, consulte logo a etiqueta da peça e perceba se é ou não um tecido que necessita de um tratamento mais delicado.
O passo seguinte é eliminar o excesso de vinho, usando um pano limpo e seco ou papel absorvente para pressionar a mancha, de forma a que o pano absorva o líquido. Nesta fase, não deve esfregar, caso contrário estará a espalhar ainda mais a nódoa.
Leia também: Aprenda a branquear os dentes com gengibre e não só

Usar pó de talco
O pó de talco ajuda muito a absorver o excesso de líquido. Depois de eliminar com um pano a maior quantidade possível de vinho, deve cobrir toda a nódoa com pó de talco.
A seguir, deixe atuar por umas horas, de modo a que o pó elimine a mancha. Finalmente, sacuda a peça para retirar o excesso de pó e coloque na máquina de lavar roupa.
Aplicar sal e limão
À semelhança do pó de talco, o sal também ajuda a absorver o excesso de vinho tinto. Para isso, deve cobrir totalmente a nódoa com sal e umas gotas de limão. Deixe atuar por umas horas e retire. Finalmente, leve à máquina de lavar roupa.

Recorrer a água com gás
A água com gás, devido aos seus componentes, também ajuda a libertar a nódoa de vinho, uma vez que penetra profundamente no tecido. Só tem de derramar a água sobre a nódoa e lavar como habitualmente. Assim, vai conseguir eliminar os resquícios de vinho.
Adicionar vinho branco
Pode parecer uma brincadeira, mas é bem verdade. O vinho branco consegue mesmo eliminar as nódoas de vinho tinto. Depois de deitar um pouco de vinho branco sobre a nódoa, verá que os resquícios de vinho tinto vão começar a desprender-se. Nessa altura, coloque na máquina de lavar roupa.
Os componentes do vinho branco tornam-no ainda um excelente aliado no amolecimento daquelas manchas já muito secas.

Juntar leite
O leite ajuda a remover uma série de nódoas, como as de vinho tinto, de tinta, entre outras. Basta molhar um pano limpo em leite e esfregar cuidadosa e delicadamente a nódoa, sem deixar que ela se espalhe pelo tecido. Após amolecer e eliminar a mancha, deve levar à máquina de lavar roupa.
Recorrer ao limão
O limão é um ótimo tira nódoas. Neste caso, para eliminar uma mancha de vinho só tem de espremer o sumo de um limão e esfregar com uma escova de dentes que já não use. A mancha vai desprende-se lentamente e, depois, é só colocar na máquina de lavar roupa.

Misture água, amoníaco e água oxigenada
Esta solução não deve ser usada em peças delicadas, pois pode danificar os tecidos mais sensíveis. Num recipiente, misture 5 partes de água fria, com uma parte de água oxigenada e quatro partes de amoníaco.
Depois, mergulhe a peça nesta solução e deixe atuar por alguns minutos, até verificar que a nódoa se desprendeu. Finalmente, escorra bem a peça e lave na máquina da roupa.
Leia também: Segredos e truques de cozinha que todos devem conhecer
Compre produtos próprios
Para situações mais difíceis ou para quem prescinde dos remédios caseiros, há produtos à venda que tratam e eliminam nódoas difíceis, como é o caso de manchas de vinho tinto.

E os tapetes?
Os truques que deixámos destinam-se, essencialmente, a toalhas de mesa e a peças de roupa. Porém, quando se entorna vinho numa mesa, é frequente ele cair para o tapete. A questão é que a remoção de uma nódoa de vinho num tapete deve seguir outros procedimentos.
O primeiro passo deve ser sempre eliminar o excesso de líquido, com papel de cozinha ou um pano. Depois, deve cobrir, por umas horas, a nódoa com maisena e deixar que ela absorva o vinho restante. Finalmente, sacuda ou aspire bem o tapete.
Se a nódoa persistir, misture num balde água quente com amoníaco e aplique com um pano limpo, esfregando até a nódoa desaparecer.
A maneira mais fácil? VEIDEC SuperFoam ou Duo Clean