Os eletrodomésticos visam facilitar a nossa vida. A qualidade do nosso quotidiano melhorou imenso com o seu surgimento. Atualmente, não gastamos tanto tempo a realizar tarefas domésticas, como lavar roupa à mão. As máquinas de lavar roupa foram uma salvação. Já não se tem de andar a ir a tanques para a lavar. No entanto, elas ainda são capazes de causar grandes frustrações quando avariam. Por vezes, ficam sem arranjo ou o investimento é tão elevado que compensa comprar uma nova. Então, como prolongar a vida da sua máquina da roupa?
Ora, as máquinas de lavar roupa necessitam de alguns cuidados, para se evitar que as avarias aconteçam com regularidade. Desta forma, é possível prolongar a vida da sua máquina de lavar roupa. Devemos fazer uma manutenção simples e regular. Reunimos um conjunto de recomendações que fazem a diferença e asseguram durabilidade das máquinas de lavar roupa. Conheça algumas dicas que ajudarão a assegurar que a sua a máquina de lavar roupa dura mais tempo.
Máquinas de lavar
Independentemente da qualidade da sua máquina de lavar roupa, há cuidados que devem ser tidos. Todas as máquinas devem ser mantidas em boas condições. Só dessa forma é que se consegue que o bom desempenho persista ao longo do tempo. Saiba o que deve fazer para prolongar a vida da máquina da roupa.
1 – Verifique devidamente a instalação
É muito importante que verifique se a máquina de lavar roupa se encontra instalada corretamente. Por exemplo, se a máquina não estiver nivelada, ela poderá vibrar mais do que é suposto, principalmente no ciclo de centrifugação.
Ora, se assim for, pode levar a que ela venha a ter falhas a longo prazo, que podiam ser evitáveis. Por isso, deve garantir que a máquina de lavar roupa se encontra bem nivelada. Recorra à ajuda de um medidor de nível tradicional, à venda em qualquer loja de ferramentas. Por isso, não terá dificuldade em arranjar um.
Além disso, deve certificar-se de que não há fugas de água nas juntas do tubo de entrada de água (ou por baixo da máquina). Apenas algumas máquinas de lavar roupa apresentam um sistema de segurança contra as fugas de água. Deve verificar o manual de instruções. Existem várias questões simples que podem ser resolvidas facilmente com as informações que constam nesse manual.
2 – Lave com eficácia
Tenha em conta que lavar a roupa com água fria ou morna (40 ºC) pode ajudar a prolongar a vida útil da máquina de lavar a roupa, além de permitir economizar energia. O programa Eco associado à etiqueta energética recorre, geralmente, a temperaturas inferiores do que o programa algodão “normal”.
Caso a sua máquina de lavar roupa não apresente essa opção, pode regular o programa algodão para temperaturas mais baixas. Para assegurar ainda melhores resultados, pode verificar as etiquetas das roupas. Nelas poderá encontrar informações preciosas e seguir as recomendações sobre como lavar essas peças.
3 – Faça uma manutenção básica
É possível impedir a formação de maus cheiros, se adotar uma rotina de manutenção e limpeza para a sua máquina de lavar roupa. Fazer uma manutenção básica também ajuda a evitar tubos bloqueados ou avaria da bomba de água.
É também importante que se verifiquem bem os bolsos da roupa (calças, camisas, …) para assegurar que não há neles objetos que possam avariar a máquina, como moedas ou outros pequenos objetos.
Antes de colocar a roupa na máquina, faça questão de ver os bolsos da roupa. Deve tentar retirar as roupas o mais rápido possível quando chega o final do programa de lavagem. Não deve deixar a roupa no tambor da máquina por muito tempo.
Deve limpar a borracha da porta pelo menos uma vez por mês de forma a evitar a formação de bolor. Também deve limpar regularmente a gaveta. Faça-o 2 a três 3 por mês. Pode remover a gaveta e limpá-la com água e sabão.
Recorra à ajuda de uma pequena escova que seja macia. Isso irá ajudar a remover a sujidade mais difícil. Posteriormente, enxague a gaveta do detergente com água e, em seguida, deve secar bem a gaveta antes de voltar a colocar no respetivo lugar.
Também deve limpar o filtro da máquina de lavar roupa. Normalmente, ele encontra-se presente na parte inferior, pois é aí que irá surgir algum cotão ou pequenos objetos durante a lavagem.
4 – Reduza os riscos
Há mais algumas recomendações que deve ter em consideração, especialmente quando sabe que não vai usar a máquina de lavar roupa por longos períodos. Primeiro, deve fechar a torneira de água para evitar fugas.
Em seguida, deve deixar a porta da máquina entreaberta para evitar odores e a formação de bolores (também deve limpar antecipadamente a borracha do óculo). Posteriormente, deve desligar o aparelho para evitar problemas elétricos.
Leia também:
- Os 15 itens proibidos de lavar na máquina da roupa
- Erros na máquina de lavar roupa e como os evitar
- Os 4 passos para limpar a máquina da roupa na perfeição
5 – Limpeza completa pelo menos uma vez por ano
É ainda aconselhável realizar uma limpeza mais profunda ao interior da máquina de lavar. Existem alguns modelos que apresentam um programa específico de limpeza do tambor ou autolimpeza.
Se não for o caso da sua máquina de lavar roupa, então, deve colocar a máquina a lavar (vazia e sem detergente) a uma temperatura alta de 60ºC. Desta forma, fará com que os tubos e o sistema interno sejam limpos. Tenha em conta que já se encontram no mercado produtos específicos para a limpeza da máquina. Eles podem ser usados se estiver muito tempo sem utilizar a máquina ou se os cheiros persistirem.
Alguns problemas frequentes que acontecem com as máquinas de lavar roupa surgem devido a pequenos descuidos que pode evitar. Estas dicas permitem que cuide devidamente da máquina de lavar roupa.
Se seguir as nossas recomendações, isso fará com que esta dure mais tempo e também evitará que ela apresente maus odores. Além disso, irá conseguir evitar algumas avarias o que permite poupar dinheiro!