Limpar tachos queimados é uma dor de cabeça para qualquer dona de casa. Mas existem técnicas que ajudam a limpá-los de forma fácil e eficaz. Os tachos são elementos essenciais para a preparação de alguns petiscos. Contudo, a falta de experiência, uma distração ou um esquecimento podem fazer-nos lidar com um problema indesejado, como ter a comida estragada e um tacho queimado.
Quando se queima um tacho ou panela, o estado em que fica deixa-nos a sensação que a melhor opção é destinar esses itens ao lixo. Contudo, é possível dar-lhes nova vida.
Reunimos um conjunto de dicas que permitem uma remoção eficaz do queimado que fica nos tachos. Fazer uma limpeza dos tachos nestas condições é um desafio complicado. Porém, existem métodos eficientes que permitem restaurar o brilho original dos tachos. Ficam como novos, impecáveis. Não acredita?
Como limpar tachos queimados fácil e eficazmente
1 – Utilizar somente produtos de qualidade
É uma boa estratégia usar produtos de qualidade no momento de limpar um tacho queimado. É preferível investir em produtos que consigam recuperar uma panela ou tacho, do que destinar os utensílios ao lixo, porque se quiser poupar, deve usar produtos de limpeza que não asseguram a respetiva salvação.
Para garantir uma remoção de gorduras bem-sucedida, deve optar por detergentes de qualidade poderosos. Estes itens apresentam diversos benefícios, de diferentes formas. Apesar da utilidade e versatilidade do bicarbonato de sódio, ele não deve ser usado em tachos antiaderentes ou de alumínio. Se usar lixívia também poderá danificar tachos em aço inoxidável. Escolha um produto com qualidade e adequado ao material que pretende recuperar.
2 – Testar e avaliar primeiro
Apesar de se poder ter produtos de qualidade, convém testar primeiro. Por mais confiança que tenha num determinado produto, deve sempre aplicar o produto ou mistura em causa num pequeno espaço do tacho e analisar a sua reação.
Podemos ler muito sobre o assunto. Contudo, na prática, algo pode não correr como planeado. Por isso, trata-se de uma decisão sensata prevenir possíveis danos no tacho (ou panela). Desta forma, poderá confirmar que esse método não é nocivo para o utensílio de cozinha que pretende lavar.
3 – Rapidez na intervenção
Limpar tachos queimados é um desafio. Contudo, será um problema mais fácil de resolver quando se tem uma solução rápida. A intervenção no momento, enquanto o tacho ainda se encontra quente, tem maiores probabilidades de ser bem-sucedida.
No entanto, tenha cuidado para não se queimar. Use uma colher de pau ou de plástico para eliminar os restos de comida queimada do fundo do tacho. Nunca deve usar uma faca, porque irá riscar e danificar a superfície do tacho, arrancando parte do revestimento deste utensílio. Também deve evitar recorrer a uma escova ou esfregão abrasivo, porque também causam danos no tacho.
4 – Utilizar a água em temperatura elevada
A água fria não é uma boa opção para remover os restos de comida queimada no tacho. Tanto a água a temperaturas reduzidas, como o sal, podem levar ao corroer dos metais.
Por isso, estes elementos podem danificar as panelas ou os tachos em questão. A melhor opção para limpar tachos queimados é a água quente (independentemente do tipo de tacho que tenha por casa).
Faça uma limpeza adaptada ao material do tacho
- Saiba como fazer a limpeza em tachos queimados de inox
Este é dos materiais mais comuns nos tachos tradicionais. Contudo, o inox não é antiaderente. Quando deixa a comida queimar nestes tachos, o cenário tende a ser pior. Geralmente, deve usar um detergente líquido e água quente para fazer a limpeza de tachos queimados de inox. Esta dupla funciona muito bem.
Contudo, se a solução não estiver a resultar como pretendido, deve colocar o tacho “de molho” em água quente e um pouco de um produto abrasivo (o Cif Creme é uma boa opção).
Posteriormente, deve lavar com líquido da loiça, como o faz normalmente. Pode ainda borrifar a parte inferior (da base) com bicarbonato, para fazer com que os tachos voltem a brilhar ao máximo. Só tem de adicionar um pouco de água quente.
No imediato, esfregue com o lado áspero da esponja de cozinha, suavemente. Desta forma, terá um tacho impecável.
- Saiba como fazer a limpeza em tachos queimados de ferro fundido
Estes tachos são reconhecidos como a opção com maior longevidade. São mais típicos nos trens de cozinha mais antigos. Contudo, caso tenha um utensílio destes queimado, deve seguir os próximos passos…
Primeiro, coloque água quente e sabão no tacho. Em seguida, deixe que ferva ao lume por 1 minuto. Posteriormente, use uma colher de pau ou uma espátula de silicone. Se verificar que há restos de comida que permanecem agarrados às paredes do tacho queimado, remova esses restos, enquanto a água ferve.
Em seguida, retire o tacho do lume e verta a água suja. No imediato, deve usar um pano seco ou papel absorvente para secar o utensílio. Depois, aplique uma camada de azeite. Este procedimento permite manter o interior liso e brilhante. Finalmente, lave o tacho em ferro fundido com água e detergente da loiça.
- Saiba como fazer a limpeza em tachos queimados de alumínio
Normalmente, estes tachos são menos resistentes do que os que são feitos em aço inoxidável. Contudo, os tachos de alumínio são mais fáceis de queimar. Quando tal acontece, deve cobrir a parte queimada com água quente. Em seguida, adicione umas gotas de detergente da loiça. Posteriormente, antes de lavar normalmente, deixe que atue por alguns minutos.
Após ter o tacho de alumínio limpo, deve borrifar com um pouco de azeite para apresentar o utensílio brilhante. Para tratar um tacho de alumínio queimado, é “proibido” usar vinagre e esponjas abrasivas.
- Saiba como fazer a limpeza em tachos queimados com cobertura antiaderente
Estes elementos apresentam uma cobertura antiaderente bastante útil, que possibilita que os alimentos cozinhem, sem ter tanta preocupação que se agarram ao fundo. Contudo, mesmo este tipo de tacho irá queimar, se for esquecido e passar demasiado tempo ao lume.
Por isso, também terá de lidar com as sujidades dos vestígios de comida queimada. No entanto, nestes casos, normalmente, para resolver o problema, basta usar uma esponja suave com água quente e um detergente da loiça eficaz.
- Saiba como fazer a limpeza em tachos queimados de cerâmica
Neste caso, o processo de limpeza é semelhante ao processo de limpeza realizado com os tachos com cobertura antiaderente. É uma boa opção deixar o tacho de molho com água quente, durante alguns minutos.
Posteriormente, para remover a sujidade, pode usar uma esponja macia e detergente líquido da loiça. No entanto, os tachos de cerâmica ficam frequentemente manchados por alimentos queimados. Essas manchas podem ser eliminadas com passos simples.
Primeiro, remova os restos de comida queimados da superfície do tacho. Em seguida, coloque bicarbonato na panela (numa quantidade que permita cobrir apenas o local das manchas).
Posteriormente, junte água quente. Depois, deve deixar assim, para atuar ao longo de 2 horas. Finalmente, lave o tacho com água quente e detergente líquido. Por fim, enxague bem.
Aprenda a cuidar da sua cozinha:
- Aprenda a lavar panelas sem esforço
- Soluções eficazes para desentupir chuveiros e bancas de cozinha
- Aprenda a livrar-se do mau cheiro na banca da cozinha
Importante
Para prolongar a vida dos tachos, convém evitar que eles fiquem queimados. Apesar destes truques de limpeza recuperarem um tacho queimado, tratam-se de acidentes que marcam. Por isso, e quando coloca um tacho ao lume, mantenha a atenção.
Apesar do quotidiano ter muitas solicitações a chamar à nossa atenção (pessoas a bater à porta, telemóvel, televisão, internet), convém ter noção que o momento de cozinhar merece foco total.
No momento de fazer a refeição, reserve sempre um momento para verificar o tacho a cada dois minutos. É preferível fazer isso e salvar a refeição do que perder o almoço ou o jantar, ter de refazer tudo e ainda ter o trabalho extra de lidar com um tacho queimado.