A manutenção de produtos é importante e dá-lhes maior longevidade. Faz com que se apresentem da melhor forma e por mais tempo. Essa é uma realidade que pode retratar diversos objetos de uso regular, como as sapatilhas. É muito importante realizar limpezas periódicas nas sapatilhas para que estas possam apresentar-se com bom aspeto e sem cheiros desagradáveis. Quer saber como limpar sapatilhas sem as danificar? Conheça seis passos simples para limpar sapatilhas de forma correta e eficaz!
Para realizar a tarefa, são precisos cerca de 30 minutos. O investimento em 25€ permite que se obtenham materiais que possibilitam termos condições para realizar este procedimento várias vezes.
Os materiais necessários são:
- Líquido da loiça
- Bicarbonato de sódio
- Esponja mágica (opcional)
- Condicionador para pele (opcional)
- Vinagre branco (opcional)
Os utensílios necessários são:
- Escova de dentes
- Escova para calçado
- Pano macio e limpo
- Escova para camurça (opcional)
Para manter as sapatilhas imaculadas, tem que as limpar com regularidade. As sapatilhas novas necessitam de manutenção para manterem as suas qualidades por mais tempo. Ao usar as sapatilhas na rua, elas são confrontadas com um mundo repleto de coisas que as podem danificar. Elas ficam expostas a sujidade, a lama, a pastilhas elásticas, a marcas e a manchas.
Por isso, os cuidados e a manutenção adequados são importantes, nomeadamente a limpeza. Só dessa forma se consegue garantir longevidade ao par de sapatilhas e garantir o melhor desempenho.
Como limpar sapatilhas eficazmente em 6 passos
Antes de começar a fazer a limpeza das sapatilhas, deve colocar as sapatilhas numa forma para sapatos. Em alternativa, pode encher as sapatilhas com jornal amassado. Estas opções contribuem para que as sapatilhas mantenham a sua forma durante a limpeza. Tenha em conta que as seguintes dicas destinam-se a qualquer tipo de sapatilhas. Por isso, sapatilhas de lifestyle, basquetebol e running estão incluídas. Com estes 6 passos simples, irão manter-se frescas e limpas:
1 – Use uma escova seca
Com uma escova para calçado, seca de cerdas macias, remova a sujidade solta da sola exterior. Deve ainda fazê-lo na sola intermédia e nas partes superiores. Este objeto permite remover essa sujidade com eficácia, mas, se não tem uma escova destas, pode usar uma escova de dentes limpa. Depois, reserve-a para este fim, para limpezas posteriores.
2 – Prepare uma solução de limpeza suave
Deve preparar uma solução de limpeza suave. Misture água morna com uma pequena quantidade de detergente para roupa suave (em alternativa, pode usar líquido da loiça). Pode preparar uma mistura diferente para sapatilhas brancas ou de cores claras. Combine bicarbonato de sódio e água em partes iguais e terá uma solução de limpeza eficaz.
Importante: é importante ter cuidado quando se trata de usar líquido da loiça. Por isso, deve diluir o líquido em muita água. Em determinados materiais, o recurso a uma elevada concentração de líquido da loiça pode originar descoloração ou remover óleos naturais do material.
3 – Lave os atacadores à mão
Deve retirar os atacadores. Depois, aplicar-lhes uma quantidade pequena da solução de limpeza suave acima indicada. Posteriormente, com as mãos, esfregar os atacadores, enxaguá-los e, no imediato, secar os cordões, passando-os por um pano macio.
4 – Lave as solas
Primeiro, deve aplicar a solução de limpeza suave numa escova de cerdas macias (em alternativa, faça-o numa escova de dentes ou num pano). Depois, deve limpar bem a sola exterior e a sola intermédia. Tenha o cuidado de fazer a limpeza de todas as partes das solas. Em seguida, seque com um pano macio.
Nota: se necessitar de lavar as palmilhas, primeiro remova-as e limpe-as com a solução. Antes de colocar as palmilhas novamente nas sapatilhas, deve certificar-se de que lhes concede tempo suficiente para secar.
Aprenda também a limpar:
- Truques para tirar manchas de café em roupas e tecidos
- Como remover manchas de vinho tinto de tapetes e carpetes
- Truques infalíveis para limpar tecido de sofá
5 – Lave e seque as partes superiores
Primeiro, deve aplicar a solução suave numa escova de cerdas macias. Em alternativa, pode fazê-lo numa escova de dentes ou num pano húmido. Em seguida, pode limpar as partes superiores. Posteriormente, escove suavemente para não danificar o material.
Use uma toalha de microfibra seca para secar, quando estiver contente com o resultado. Em alternativa, pode usar um pano macio para limpar. O importante é que se consiga retirar o máximo de humidade e sujidade possível da superfície.
Se for necessário, repita o processo. Para não desgastar o tecido da sapatilha, deve evitar esfregar ao secar. Se o fizer, até pode espalhar pequenos pedaços de sujidade que não saíram durante a limpeza.
6 – Seque ao ar livre
Idealmente, as sapatilhas devem secar à temperatura ambiente. Antes de voltar a utilizar as sapatilhas, deve permitir que elas sequem completamente. Não deve começar o treino ou a atividade sem que elas estejam bem secas. Tenha em consideração que muitas sapatilhas podem demorar oito horas a secar completamente.