Técnicas eficazes para limpar panela queimada sem estragar. Exploramos métodos práticos para restaurar as suas panelas mantendo-as brilhantes! A panela é um item fundamental nas cozinhas. Por isso, temos sempre mais do que uma. Com elas, podemos cozinhar várias coisas. Por vezes, até o fazemos em simultâneo, cozinhando diferentes petiscos. Seja por causa disso ou outra razão qualquer, as distrações acontecem e, por vezes, temos de lidar com uma panela queimada.
Ora, além de ser algo frustrante, esta é uma tarefa que não é agradável de realizar – ter que remover os resíduos queimados. Contudo, reunimos um conjunto de dicas eficazes que permitem limpar uma panela queimada sem danificá-la.
Iremos partilhar consigo as sugestões de especialistas de métodos simples e eficientes que permitem recuperar uma panela queimada e tê-la impecável, como nova.
Como limpar panela queimada eficazmente e sem estragar
A maioria dos cozinheiros e das pessoas já teve a infelicidade de queimar uma panela. Acontece com cozinheiros profissionais e naturalmente que acontece com cozinheiros amadores.
Um erro que pode levar ao desperdício de comida, além de requerer uma tarefa complicada e chata: a limpeza da panela. Reunimos um conjunto de dicas que permitem recuperar uma panela queimada, limpar o utensílio de cozinha de forma eficiente, sem danificá-la.
O que não deve fazer sempre que limpar uma panela queimada:
- Não adie a limpeza da panela queimada e não deixe para depois. Se esperar muito tempo para intervir, será mais difícil resolver o problema!
- Evite colocar água fria na panela. É o primeiro impulso que temos. Contudo, o choque térmico dessa ação pode rachar o esmalte da panela. O contacto da água fria no utensílio quente pode ter esse fim desejado.
- Usar palhas de aço é outro produto que pode danificar o esmalte.
- Também deve evitar recorrer a produtos abrasivos na panela. Para alguns materiais mais delicados, como a cerâmica, mesmo a parte mais abrasiva de esponjas de lavar a loiça é contraindicada, pois pode revelar-se prejudicial.
O passo a passo para limpar uma panela queimada
Primeiro, com uma colher de pau, deve raspar para remover os resíduos na panela. À medida que a sujidade se liberta, deite fora.
Em seguida, encha a panela com água quente.
Posteriormente, junte 2 colheres de bicarbonato de sódio.
No imediato, leve a água a ferver*. Deixe que ferva por alguns minutos.
Depois, aguarde a panela esfriar e coloque o líquido fora.
Por fim, basta lavar a panela como o faz normalmente, quando não está queimada.
- Se preferir, pode recorrer a uma esponja para esfregar o bicarbonato de sódio sobre as áreas queimadas da panela. Contudo, tenha em conta que este procedimento não é recomendado para panelas de alumínio e teflon.
*Outra opção é deixar a descansar à temperatura ambiente por duas horas.
Panela queimada mais difícil
Caso este procedimento não tenha sido suficiente para salvar a panela queimada, pode experimentar outros procedimentos, recorrendo a alguns produtos que se costuma ter por casa.
1 – Vinagre
Se adicionar meia chávena de vinagre à panela no procedimento anterior, a solução de
limpeza feita com bicarbonato de sódio ficará ainda mais potente. Em seguida, deixe descansar por 3 horas. Posteriormente, basta colocar o líquido fora. Finalmente, esfregue a panela com uma esponja comum.
2 – Limão
Primeiro, corte 2 limões em quatro pedaços. Em seguida, coloque os pedaços de citrinos na panela com água. Posteriormente, deixe ferver entre 5 e 10 minutos. Então, basta descartar o líquido da panela e deitar fora os limões. Finalmente, esfregue a panela com uma esponja comum.
3 – Pastilha para máquina de lavar loiça
Se tem na sua casa uma máquina de lavar loiça, tem seguramente um pacote de pastilhas de detergente. Após ferver água na panela queimada, deve deixar esfriar e esfregar a pastilha sobre as áreas queimadas do utensílio de cozinha (não se esqueça de usar luvas de borracha nesta tarefa). Posteriormente, enxague e lave a panela, como faz habitualmente.
4 – Carvão
É possível recorrer a um carvão molhado para realizar a limpeza de panelas de alumínio e inox. O procedimento é simples: basta molhá-lo e passá-lo em seguida sobre a área queimada. Finalmente, lave a panela como o faz habitualmente.
Aprenda a remover manchas:
- Diga adeus às manchas e à louça sem brilho na máquina de lavar
- Aprenda a remover e limpar manchas na madeira
- Aprenda a tirar todas as manchas da roupa ou tecido
Último passo para limpar a panela queimada por fora
Quando se queima a parte externa da panela, deve seguir-se o seguinte procedimento:
- Primeiro, lave a panela como normalmente faz.
- Depois, leve a panela vazia ao lume.
- Em seguida, com a panela ainda quente, passe na área queimada sabão neutro em barra.
- Posteriormente, esfregue com a área mais abrasiva de uma esponja de lavar loiça ou com palha de aço.
Ainda pode usar uma solução caseira feita com meia chávena de vinagre branco e 1 colher de sopa bicarbonato de sódio e 1 colher de sopa com sal. Em seguida, molhe a palha de aço nesta mistura e, depois, esfregue sobre a área queimada.
Desta forma, comprovou que a panela que estava queimada está limpa, quer por dentro, quer por fora! A panela foi recuperada e apresenta-se impecável, como nova!