Há manchas que parece que nunca querem sair! Com estas dicas, vai conseguir tirar manchas da banheira sem qualquer esforço! O uso regular da banheira deixa marcas. Com o tempo, a espuma e as manchas de sabão acumulam-se na superfície. As manchas surgem naturalmente, tornando a sua limpeza num desafio mais difícil. Por isso, devemos fazer uma limpeza regular deste elemento importante da casa de banho.
Reunimos um conjunto de sugestões que asseguram uma eficaz remoção de manchas. O presente artigo do NCultura serve como um guia prático que ajuda qualquer interessado em fazer uma limpeza de banheira rigorosa. Com o passo a passo que iremos partilhar consigo, ficará a conhecer todas as etapas para apresentar uma banheira reluzente, imaculada, sem quaisquer marcas.
Como limpar e tirar manchas da banheira deixando-a impecável
A banheira deve ser lavada regularmente. Idealmente, deve limpar a fundo a sua casa de banho semanalmente e deve incluir a banheira nessa limpeza. No entanto, muitas pessoas acabam por adiar essa tarefa, porque lavar a banheira implica esfregar toda a superfície, uma tarefa desgastante que leva tempo…
Se quer uma banheira impecável, aprenda a fazer uma limpeza eficiente e sem esforço. Antes de avançar para a limpeza, convém preparar tudo o que necessita, tais como: detergente para loiça, esponja macia, lixívia, água, panos de limpeza. Reunimos um conjunto de dicas para lavar uma banheira de fibra de vidro, as mais comuns.
1 – O primeiro passo no processo de limpar uma banheira encardida é reunir os materiais necessários para a tarefa. Neste caso, para limpar a banheira de fibra de vidro irá necessitar de detergente para loiça, uma esponja macia, lixívia, vinagre branco, panos de limpeza e água.
2 – É importante usar produtos neutros e não abrasivos. As banheiras de fibra de vidro são relativamente fáceis de limpar, porque o material não é poroso. As manchas apresentadas não penetram na superfície.
Apesar disso, deve evitar recorrer a produtos abrasivos (como esfregões), porque o material que compõe a banheira está sujeito a riscos. Portanto, também deve evitar soluções de limpeza com agentes abrasivos. Pode usar detergente para a loiça. Trata-se de uma opção segura. Deve adicionar um pouco de detergente de loiça à esponja macia e utilizar a esponja para esfregar a superfície da banheira, por completo.
3 – Em seguida, deve passar por água o detergente. A água deve ser usada estrategicamente. Todos os resíduos de detergente nas laterais da banheira devem passar por água limpa. Faça esse procedimento até não conseguir ver mais bolhas ou espuma na água.
4 – A etapa seguinte é feita com lixívia. Geralmente, com o tempo, a banheira acumula manchas amarelas. Por isso, a lixívia deve ser usada para se livrar dessas e de outras manchas. O procedimento é simples: despeje um pouco de lixívia nas zonas com manchas, diretamente.
5 – No próximo passo, aplique vinagre por cima da lixívia. Esta etapa consiste em humedecer com vinagre branco um pano de limpeza. Deve passar o pano no mesmo local e aplicar sobre a lixívia.
Convém esfregar bem os locais até que as manchas saiam, para o que poderá ser preciso algum tempo a esfregar bem para remover as manchas mais persistentes e impregnadas.
6 – Após terminar de esfregar, deve passar por água, abundantemente, para conseguir livrar-se quer da lixívia, quer do vinagre.
7 – Posteriormente, deve secar a banheira. Contudo, não deve deixar a banheira secar naturalmente. Opte por usar um pano limpo e seco para secar a banheira no imediato. Deste modo, irá conseguir evitar que a banheira apresente manchas de água.
Como limpar ralos de banheira?
Na rotina de manutenção diária da divisão, deve fazer a limpeza do ralo da banheira. Trata-se de um espaço que pode acumular cabelos, oleosidade e sujidade.
Por isso, facilmente pode ficar entupido. Entre os melhores produtos naturais que servem perfeitamente para limpar os ralos das banheiras são bicarbonato de sódio e o vinagre.
Deve colocar no ralo da banheira uma chávena de bicarbonato de sódio. Em seguida, aguarde 5 a 10 minutos. Posteriormente, coloque no ralo uma chávena de vinagre, o que criará uma reação útil para limpar o ralo. Surgirão sons efervescentes desse efeito que ajudará a desentupi-lo.
Posteriormente, deixe atuar por 30 minutos. Em seguida, para remover a sujidade restante deve colocar água no ralo.
Aprenda a remover manchas:
- Diga adeus às manchas e à louça sem brilho na máquina de lavar
- Aprenda a remover e limpar manchas na madeira
- Aprenda a limpar vidros manchados e deixe-os a brilhar
Como limpar o silicone da banheira?
Com o tempo, o silicone que se encontra à volta da banheira tende a ficar preto e também pode ficar com bolor. Para limpar esta parte da banheira, deve fazer uma pasta com bicarbonato de sódio e vinagre. A pasta criada deve ser aplicada em todo o silicone. Em seguida, deixe secar.
Finalmente, com um pano húmido, limpe a pasta para removê-la. Tenha em conta que para as manchas mais persistentes e pretas pode ser preciso repetir algumas vezes.
Como devo limpar a porta de vidro da banheira?
Se tiver uma banheira ou um polibã com uma divisória de vidro, a porta pode acumular espuma de sabão ou manchas de água dura.
Para que a porta tenha uma boa aparência, deve haver uma limpeza regular do vidro. Só dessa forma garantirá que permanece impecável. Na sua limpeza, deve evitar recorrer a produtos químicos agressivos.
Opte por limpar com produtos mais suaves. Faça-o regularmente para conseguir remover a sujidade. Use um limpa-vidros para evitar que a espuma de sabão se acumule na porta de vidro da banheira. Sempre que tomar banho / duche, deve secá-la.
É necessário ter uma abordagem diferente quando a espuma de sabão fica acumulada com o tempo. Após tomar um banho quente, deve limpar a porta de vidro. O vapor ajuda a eliminar um pouco da espuma dos produtos que utilizou para tomar banho.
Deve encher um pulverizador com uma porção de vinagre branco para três de água morna. Borrife a solução e deixe que atue por 10 minutos. Recorra a uma esponja para esfregar suavemente e limpe toda a sujidade ou manchas do vidro.