Não sabe como limpar as paredes de casa? Veja como remover manchas difíceis, poeira e sujidade, sem danificar a pintura! Não, não é a tarefa mais prazerosa, nem interessante, mas limpar as paredes de casa deve fazer parte das rotinas de higienização do seu lar. É inevitável, com o tempo, as paredes de casa vão sempre adquirindo manchas e riscos próprios do desgaste e do uso. Podem tratar-se de manchas de humidade e bolor, desenhos feitos pelas crianças, comida ou bebida que salpicou… Enfim, um sem número de circunstâncias que justificam por que é que lavar as paredes de casa é mesmo uma atividade que deve pôr em prática de vez em quando.
Como limpar as paredes de casa com eficácia
Não é que precise de limpar as paredes de casa todas as semanas ou mesmo todos os meses, mas pelo menos uma ou duas vezes por ano é recomendável refrescar esta parte da casa, podendo até aproveitar a chegada do verão e do inverno para fazê-lo. No entanto, há que saber como fazê-lo, de maneira a não danificar ainda mais as paredes e, também, não perder horas e dias nesta tarefa que, obviamente, é sempre um pouco demorada. Muitas vezes, olhamos para as paredes de nossa casa e pensamos que, na verdade, elas precisam de ser pintadas. Mas na realidade basta aplicar os produtos certos e alguma energia na limpeza para conseguir recuperar a tonalidade original destas superfícies, sem ter de gastar um cêntimo em baldes de tinta.
Dicas para limpar as paredes de sua casa sem dificuldade
Como limpar paredes sem tinta
Se estivermos a tratar paredes que não têm tinta, então a abordagem deve ser distinta. Neste caso, deve seguir o próximo passo a passo:
- Proteja tapetes, carpetes, sofás ou outros têxteis que estejam por perto. Para isso, pode usar jornais, toalhas, lençóis velhos, plásticos ou lonas.
- A seguir, retire tudo o que estiver encostado à parede e comece a limpar essas zonas, onde normalmente existe pó acumulado.
- Inicie a limpeza das paredes, recorrendo a um espanador ou aspirador, num movimento vertical de cima para baixo.
- Depois, amarre um pano macio às cerdas de uma vassoura ou espanador e passe por toda a área da parede, também de cima para baixo. Para facilitar a tarefa, pode humedecer um pouco o pano, mas não em demasia.
Como limpar paredes com tinta
Já se for limpar uma parede que esteja pintada, então o procedimento terá de ser distinto. Primeiramente, deve conferir se se trata ou não de uma tinta lavável. A seguir, pode começar a tirar tudo o que seja marca ou mancha, recorrendo a um produto próprio de lavagem de parede com tinta. Neste caso, o ideal é fazer primeiramente o teste numa pequena área e ver como funciona. Depois, lave toda a extensão da parede com um pouco de água e detergente, recorrendo a um pano macio. Para nódoas mais difíceis, pode sempre aplicar uma mistura de 1 chávena de vinagre branco com um balde de água morna. Deve trocar a água à medida que ela se comece a apresentar com um aspeto sujo e turvo.
Nota: Deve evitar limpar as paredes com produtos com álcool, para não danificar a pintura.
Solução caseira
Como alternativa, pode preparar uma solução caseira juntando 1/2 chávena de bicarbonato de sódio com um balde com cerca de 4 litros de água morna. Depois, é só borrifar esta mistura numa toalha ou pano macio e esfregar suavemente sobre as manchas. Finalize, enxaguando com água e secando com um pano seco.
Como limpar paredes com papel de parede
Neste caso, é necessário ter cuidados redobrados, de modo a não estragar o papel. Uma das soluções que pode aplicar é a seguinte:
- Prepare uma mistura de água morna com algumas gotas de detergente.
- Em seguida, remova o pó acumulado com um aspirador ou espanador.
- Aplique a solução criada com um pano macio humedecido, mas não molhado.
Nota: Se o papel de parede for à base de vinil, então pode optar por uma mistura de vinagre branco e água morna. Neste caso, embeba o pano nesta solução e esfregue a superfícies suja ou manchada. No entanto, nunca aplique o vinagre diretamente na superfície.
Aprenda a cuidar da sua casa da melhor forma:
- Como limpar calcário eficazmente e deixar tudo a brilhar
- 7 coisas que se esquece de limpar e que podem causar problemas
- Acabe com os maus cheiros do caixote do lixo
Como limpar manchas difíceis
Humidade e bolor
Quando as paredes exibem marcas de humidade e bolor, a dificuldade de limpeza aumenta. No entanto, importa não desistir, até porque este é um fungo que se propaga e é danoso para a saúde de quem habita na casa.
Para este tipo de limpeza, é essencial usar luvas e máscara. Depois, deve reunir os seguintes produtos:
- 5 colheres de sopa de detergente desengordurante líquido
- 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio
- 1 colher de sopa de vinagre
- 1 esponja macia
- 1 pano de microfibra
- 1 recipiente grande
- Água q.b.
Posteriormente, siga este passo a passo:
- Num recipiente grande, misture todos os produtos listados.
- Entretanto, humedeça um pano macio em água corrente e mergulhe-o na mistura previamente preparada.
- Esfregue a parede delicadamente, até perceber que o bolor está a desaparecer.
- Finalize passando água limpa para eliminar os cheiros desagradáveis.